43.8
Whirlpool Portugal, S.A.

Whirpool - Péssima e incompetente prestação de serviços!

Miguel Ângelo Figueiredo Pimenta Tavares
Miguel Tavares apresentou a reclamação
26 de abril 2011

Adquiri no início de 2011 uma máquina de secar roupa de marca Whirlpool, cuja operacionalidade foi em cerca de 2 meses aproximadamente 4/5 utilizações da mesma. Após avaria da máquina e respectiva comunicação aos serviços de assistência da marca, fui informado que “seria contactado num prazo de 24 horas”, algo que não ocorreu, tendo sido contactado posteriormente. No seguimento deste primeiro telefonema, fui contactado por uma empresa de Assistência Técnica representando a marca (Agente autorizado ATHINASYS da zona de Vale de Milhaços, Corroios), de forma a ser marcada uma visita para averiguação da avaria. Após análise do técnico, ficou combinado que seria necessário a substituição de uma qualquer peça da máquina.
Contudo, a substituição da determinada peça acabou por não se verificar resultando na necessidade de levantamento da máquina e análise mais detalhada após remarcação de nova visita. Refira-se que, entre a 1ª visita e a 2ª visita para recolha da máquina passou sensivelmente 1 semana.
Importa desde já mencionar as dificuldades para o cliente final no relativo aos horários pouco ou nada flexíveis destas visitas, já que o representante da marca não tem flexibilidade suficiente para marcar uma hora, mas sim um intervalo horário que em muito prejudica o consumidor nas suas responsabilidades profissionais (importante neste aspecto ter em atenção o texto que se pode consultar em * PROIBIDO *://www.whirlpool.pt/app.cnt/whr/pt_PT/pageid/pgsrvhome001 e que passo a transcrever “A Whirlpool oferece-lhe um serviço inteiramente dedicado a si, garantindo qualidade, tratamento pessoal e atenção. Isto significa que através do nosso sentido de diferença, será capaz de ter um perfeito sentido de tranquilidade (…) ”). Após minha sugestão, foi possível combinar que o técnico avisaria com antecedência a sua deslocação (algo que não aconteceu na 2ª visita).
Refira-se que o levantamento da máquina foi efectuado no dia 22 de Março de 2011. Sensivelmente 1 mês sem ter qualquer tipo de informação sobre o estado de reparação da máquina, contactei o representante da marca, sendo informado que a máquina estava em fase de testes e que se poderia agendar uma data para entrega da máquina. Uma vez mais, os serviços de “qualidade, tratamento pessoal e atenção” que a marca apregoa não se manifestam na realidade, senão vejamos: 1º o cliente teve a necessidade de contactar o serviço de reparação para ter informação sobre o estado da reparação; 2º o cliente viu-se impedido de usufruir da máquina num período bastante logo (aproximadamente 1 mês); 3º o cliente teve o custo da chamada telefónica para os serviços (montante residual, mas quando totalizadas as chamadas feitas desde o início do processo, resultam num custo considerável para o cliente).
Após marcação da data e com sugestão de hora pelos representantes (entre as 9h00 e as 9h30 do dia 26 de Abril de 2011), para que a entrega fosse a primeira do dia, evitando assim maiores constrangimentos, eis que o horário não é cumprido. Com todos os inconvenientes supra mencionados (com o agravamento de ser impossível estar em casa para receber os técnicos, ter de solicitar a presença de terceiros para tal), entrei em contacto com os serviços técnicos (10h09 desse mesmo dia), sendo-me referido que num espaço de 30 minutos os técnicos estariam no local. Note-se que até às 11h28 do referido dia, nenhum técnico compareceu no local e não fui contactado por qualquer colaborador da marca ou representante.
Lamentável que a Marca Whirpool não analise estas situações de forma a inverter a péssima e incompetente prestação de serviços dos seus representantes (alerto para o facto de entretanto ter tomado conhecimento de outras situações idênticas com a mesma marca). Lamentável ainda a falta ou nenhuma dedicação e atenção ao cliente, único lesado em todo este processo.
Aguardo, ainda sem máquina e sem conhecimento do estado da mesma e sem qualquer justificação do representante da máquina, as considerações da marca sobre esta situação.

Data de ocorrência: 26 de abril 2011

Meus caros, eu sempre que executam um bom serviço tenho também de mencionar. Antes de enviar o meu frigorífico Whirlpool para reparação, investiguem na Internet que empresa recorrer. Gosto de ir ás marcas oficiais, até porque o preço já não é diferente. Contactei a ATHINASYS, combinei hora com alguma fléxibilidade, emprestaram-me um frigorifico enquanto o meu reparava (segundo eles foi o motor que estava danificado) e numa semana devolveram-me o meu. Enquanto este processo decorria pedi orçamento para algo similar a outras duas empresas (reparação-electródomésticos.com e reparações24.com) Uma era mais cara e aoutra nem me respondeu, pois justificou-se que só depois do técnico ir presencialemnte e teria que pagar deslocação. Depois de entregue o frigorifico, levei-lhes um desafio que tenho na garagem: uma máquina de roupa Siemens com alguns 10 anos que tinha planeado ir para o lixo. Levaram-me a máquina com promessa de darem-me uma resposta. Em 24h deram-me um orçamento de escovas do motor??? e apenas 27,00 Euros de reparação. Meus caros, perante isto, e se me pedissem 100,00 eu teria aceite, pois a máquina está em excelente estado. Para mim, foram uma agradável surpresa, pela sua simpatia, profissionalismo, e sinceridade. Recomendo a empresa e vou utilizar para futuras necessidades (Deus queira que não seja necessário :)