43.3
Whirlpool Portugal, S.A.

Whirlpool - Demora na reparação da máquina de lavar roupa hotpoint ariston, recusa de troca

Timofei Filippov apresentou a reclamação
22 de janeiro 2024
Máquina de lavar roupa Hotpoint Ariston (modelo NM11 845 WS A EU N) avaria após 14 meses de uso. Solicitei uma visita de assistência técnica e o diagnóstico foi feito no dia 15 de janeiro, pelas 12h. O técnico prescreveu substituição da cuba e dos amortecedores.

No entanto hoje, uma semana depois de ser feito o diagnóstico, a única informação que me é transmitida pelo telefone é que o serviço de reparação encomendou as peças necessárias e a chegada está prevista para "esta semana", para depois ser combinada uma data para ser feita a reparação.

Ora, não paguei mais de 300 euros numa máquina de lavar roupa para cerca de um ano depois esta avariar e eu ter de lavar a roupa à mão. Já propus múltiplas vezes a substituição da máquina de lavar, sendo este pedido sempre recusado.

Lê-se no artigo 15° do Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro:
"2 - O consumidor pode escolher entre a reparação ou a substituição do bem, salvo se o meio escolhido para a reposição da conformidade for impossível ou, em comparação com o outro meio, impuser ao profissional custos desproporcionados, tendo em conta todas as circunstâncias, incluindo:

a) O valor que os bens teriam se não se verificasse a falta de conformidade;

b) A relevância da falta de conformidade; e

c) A possibilidade de recurso ao meio de reposição da conformidade alternativo sem inconvenientes significativos para o consumidor.

3 - O profissional pode recusar repor a conformidade dos bens se a reparação ou a substituição forem impossíveis ou impuserem custos que sejam desproporcionados, tendo em conta todas as circunstâncias, incluindo as que são mencionadas nas alíneas a) e b) do número anterior."

No meu entender, não só a substituição, por qual, sendo consumidor, posso optar, não impõe custos desproporcionais à Whirlpool, devido à extensão da reparação necessária (substituição da cuba por completo e dos amortecedores), como o meio de reposição de conformidade imposto-me pela Whirlpool (reparação) traz ao consumidor (eu) um enorme inconveniente e incómodo, dado que não tenho acesso à uma máquina de lavar roupa há cerca de duas semanas.

Na sequência do dito acima, chamo mais uma vez a atenção da marca ao inconveniente por que passam os seus clientes e reitero o meu pedido de substituição do eletrodoméstico. Decorrido tão pouco tempo (cerca de 14 meses) desde a compra até à avaria, é de presumir que seja consequência de um defeito de fabrico, e, neste caso, é dever da Whirlpool proceder à substituição imediata do bem.

Obrigado.
Data de ocorrência: 22 de janeiro 2024
Whirlpool
Exmo Senhor,

Acusamos a recepção da sua prezada comunicação escrita, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que iremos analisar a situação que nos reporta.

Lamentamos desde já a situação.

Melhores Cumprimentos
22 de janeiro 2024
Fico a aguardar pela sua resposta com maior brevidade possível. Obrigado.
Timofei Filippov avaliou a marca
6 de fevereiro 2024

Reparação DEFEITUOSA feita 19 dias ÚTEIS depois da marca ter sido informada sobre a avaria. Mais informações relativamente ao defeito da reparação em breve serão encaminhadas para a maraca (cuba de substituição ficou mal posicionada/cuba ou amortecedores incompatíveis).