12.3

Wiko - Problema com reparação de telemóvel em garantia

Hugo Mendes
Hugo Mendes apresentou a reclamação
29 de dezembro 2017

Adquiri em 28.01.2016 um telemóvel Wiko Ridge Fab 4G, que sempre funcionou sem qualquer problema, no entanto de à cerca de 2 meses a esta data começou por acusar alguns problemas ao nível do GPS; Wifi, GSM e na instalação/atualização de algumas aplicações, que causavam o reinicio do telemóvel. Contactada a Wiko, fui direccionado para o centro de suporte em Portugal, prestado pela Tamet, A Tamet numa primeira fase devolveu o telemóvel informado que o mesmo não tinha qualquer problema. Insisti e demonstrei os problemas e reabriram o processo, tendo resultado na substituição da placa principal do telemóvel. Esta reparação resolveu todos os problemas, excepto o problema relativo à instalação/atualização de aplicações, que começou por ocorrer com uma e neste momento ocorre com 6. Resumindo, à medida que as empresas detentoras das aplicações estão a proceder a atualizações, as mesmas deixam de ser possíveis instalara no telemóvel. Contactados os programadores e confrontando-os com o problema remeteram o mesmo para a Google, pois segundo estes, é a Google que controla a forma como as aplicações são instaladas. A google informa por sua vez que o problema está do lado do fabricante do equipamento, pois este manipulo o sistema operativo por forma a compatibilizá-lo com o telemóvel. O fabricante do equipamento por sua vez, diz que não pode garantir o funcionamento das aplicações, para além das que estão instaladas no telemóvel quando vem de fábrica, no entanto as aplicações sempre funcionaram. Posto isto, estou proprietário de um telemóvel com menos de 2 anos que deixou de funcionar nos pressupostos para o que foi adquirido. Até à data a entidade tem como ultima resposta a mim dirigida a informar que nada pode fazer e pede para aguardar feedback do fabricante e uma resposta indireta à defesa do consumidor a aconselhar a reentrada do aparelho para nova análise/reparação, ou seja pela 3ª vez para o mesmo problema reportado na 1ª tentativa. Já fui privado 2 vezes do equipamento e o problema persiste, havendo ainda desconfiança por parte da entidade que o problema ocorra e tendo por 2x de demonstrar que o mesmo acontece. Ridículo!

Data de ocorrência: 29 de dezembro 2017
Hugo Mendes