12.5

Wizz Air - Cancelamento do voo

M C apresentou a reclamação
30 de março 2020 (editada a 30 de março 2020)
No dia 07/01/2020 o meu companheiro reservou um voo da Wizz Air com partida no dia 19/05/2020 às 18h40 do aeroporto de Luton (Londres) para Reykjavik (Islândia).
No dia 10/01/2020 recebi uma notificação de alteração do voo para dia 18/05/2020. Visto que tinha um voo marcado de Lisboa para Londres no dia 19/05/2020, tive que alterar o voo para a Islândia para dia 20/05/2020 pelas 18h40.
No dia 20/02/2020 recebi novamente uma notificação de alteração de voo. Neste caso teria sido alterado o horário do voo para as 15h15. Contudo não aceitei nem confirmei essa alteração devido ao surto de Covid-19, pois já estava a espalhar-se pela Europa.
No dia 20/03/2020 enviei uma reclamação a solicitar informações relativamente ao cancelamento do voo, visto que quando seleccionava o pedido de cancelamento no e-mail que foi enviado referente à segunda notificação de alteração do voo, era redireccionada para uma página para submeter o formulário e não estavam indicadas informações sobre o pagamento de taxas e as condições gerais.
No dia 29/03/2020 recebi uma resposta por parte da companhia aérea a informar que não seria reembolsada do valor pago (71.98 GBP), visto que a viagem estava confirmada e as taxas que teria que pagar eram superiores ao valor dos bilhetes.
Contudo, eu não aceitei nem confirmei a segunda alteração do voo, portanto tenho direito ao reembolso e o que está a suceder é uma fraude e aproveitamento por parte da companhia aérea desta situação gravíssima que o mundo está a enfrentar.
Data de ocorrência: 30 de março 2020
30 de março 2020
Mais informo que, o vosso sistema assume automaticamente as alterações realizadas pela vossa companhia, visto que no dia 10/01/2020, quando foi alterado o voo para dia 18/05/2020, o estado tinha indicação de que a viagem estava confirmada.
Inclusivamente o meu companheiro achou que tinha reservado o voo no dia incorrecto, pois tínhamos o voo de Lisboa para Londres no dia 19/05/2020. Estivemos, inclusivamente, a pesquisar voos Lisboa-Londres para dia 18/05/2020 porque achávamos que tinha sido uma falha nossa. No entanto ao pesquisar pelo número do voo para transmitir a informação à rent-a-car, verificámos o e-mail a notificar a alteração do voo e percebemos que o meu companheiro, realmente, tinha marcado o voo para dia 19/05/2020 e dada a situação marcámos o voo para dia 20/05/2020 pelas 18h40.
Quanto à segunda notificação de voo (alteração da hora), não foi confirmado que aceitávamos e aguardámos até perceber como é que evoluía a situação do Covid-19. No entanto, como referi anteriormente, o vosso sistema assume automaticamente a confirmação das alterações do voo caso o passageiro não opte por uma das seguintes opções: "(1) Alteração da data/ hora do voo; (2) Crédito a 120% na conta da Wizz Air; (3) Cancelamento e reembolso". Visto que a confirmação é assumida automaticamente e caso o passageiro não solicite imediatamente o cancelamento e reembolso, depois torna-se difícil provar que não foi o próprio a confirmar as alterações que foram realizadas por incompetência da vossa companhia aérea. Logo, o passageiro não consegue reaver o dinheiro que pagou e este esquema designa-se de FRAUDE!
Assim sendo, informo que irei até às últimas instâncias para que o valor seja reembolsado, nem que tenha que entrar com um processo judicial, divulgar a situação nas redes sociais, meios de comunicação e Autoridade de Aviação Civil.
O comportamento por parte desta companhia aérea é deplorável tendo em conta a situação. Eu vivo com a minha mãe que tem 73 anos e problemas respiratórios graves e o meu companheiro teve o pai hospitalizado durante 2 meses, portanto enquadra-se também num grupo de risco, visto que ter o sistema imunitário debilitado. Resumidamente, a situação em que esta companhia aérea nos está a colocar é a seguinte: Ou não viajamos e não é reembolsado o valor da viagem, a que temos direito! ou viajamos e colocamos em risco a vida de familiares próximos. Denota-se uma enorme falta de sensibilidade e de escrúpulos por parte da Wizz Air e vou expor incansavelmente esta situação, exactamente para pessoas que não tinham conhecimento do modo de actuação desta companhia aérea, terem acesso a esta informação e não cometerem o erro que eu cometi ao reservar um voo nesta empresa fraudulenta.
M C avaliou a marca
6 de novembro 2020

Apesar dos constrangimentos e muitas reclamações, o valor dos bilhetes foi devolvido