86.9
  • geral@xtreme.pt

Xtreme - Recusa em exercer a garantia

João Alves apresentou a reclamação
2 de fevereiro 2023
Situação ocorrida na loja extreme do Norte Shopping. Comprei um par de sapatilhas Nike Air Max 95 no dia 21-10-2021 na loja a cima referida, passado um ano e dois meses da compra das sapatilhas apresentaram um defeito, sola descolada em ambos os pés. Ora no dia 03-01-2023 procedi ao processo normal de exceção da garantia, no qual fui obrigado a deixar a minha fatura original da compra pois teria de ser adicionada ao processo de garantia. Pois então no dia 26-01-2023 liga-me da loja em questão a dizer que a reclamação não foi aceite pela própria marca neste caso a Nike e que poderia passar na loja da extreme Norte Shopping para levantar uma carta que explicaria o porque de não ter sido aceite o direito de garantia. A minha surpresa ao chegar a local foi que a carta apenas era uma carta padrão da loja na qual não explica o porque da negação da garantia e onde apenas atacam o cliente descaradamente dizendo por palavra deles ‘um defeito de fabrico a surgir, geralmente acontece pouco tempo após o começo da utilização do artigo, nunca após um período temporal tão alargado’. O que leva a questionar será que a loja extreme sabe que a garantia por lei obrigatória é no mínimo de 2 anos? E será que se podem esconder por de trás de uma alegação falsa acusando-me a mim de uma utilização exaustiva artigo? Onde estão as provas na própria marca e dos testes que fizeram as mesmas para afirmar tal coisa?

Após me questionar a mim próprio este assuntos, pedi ao colaborador da loja extreme que me fornecesse um documento de testes feitos ao artigo, ao que o mesmo prontamente ligou ao seu responsável ao qual se referiu como Jorge, onde o mesmo negou qualquer tipo de apoio ou resposta a esta questão. Posteriormente também pedi que me devolvessem a minha fatura original que é minha por direito de lei, ao qual a loja prontamente se negou a me dar. Apenas me deram uma segunda via.

Por suma, acho muito falta de apreço pelos clientes por parte da loja extreme e também vários descumprimentos da lei e dos direitos do consumidor. Por estes mesmos motivos também já procedi a uma queixa no livro de reclamações a qual aguardo resposta e também uma queixa na própria marca da Nike para poder averiguar os factos e se realmente a loja enviou o artigo para eles para verificarem se o defeito era de fabrico ou não.
Data de ocorrência: 26 de janeiro 2023
Xtreme
25 de fevereiro 2023
Exmo. Sr. João Alves.

Agradecemos antes de mais a sua exposição que mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente ao teor da mesma, cumpre-nos reforçar a informação que lhe foi dada anteriormente.
Importa distinguir um comprovado defeito de fabrico (que, a ocorrer, surge nas primeiras utilizações) de danos causados pelo uso ao longo de quase 14 meses, ainda para mais quando se tratam de produtos de desgaste como a roupa ou, neste caso, o calçado.

Nesse sentido, informamos que a análise foi correcta e que a decisão tomada se mantém apesar de, lamentavelmente, não ir de encontro às suas expectativas.
A satisfação dos nossos clientes está no topo das nossas prioridades e trabalhamos diariamente para a garantir.
Contudo, por mais que nos esforcemos, nem sempre o conseguimos.

Continuamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional que considerar necessário.

Melhores cumprimentos,
A Equipa XTREME
27 de fevereiro 2023
Nesta caso duvido que tenha merecido a atenção desejada, pois uma empresa como a vossa no mínimo deveria ter vergonha em dar este tipo de resposta ‘standard’. Eu como não sou tapadinho dos olhos e nunca concordei com a vossa resposta, por livre vontade decidi então fazer uma reclamação á marca, neste caso a Nike, na qual prontamente se disponibilizou a me ouvir com a maior atenção ao contrário dos senhores e surpresa das surpresas eu enviei o par de sapatilhas para Nike e não é que eles detetaram um defeito de fabrico e de imediato me atribuíram um vale com o valor que tinha pago pelas mesmas. Mais uma vez isto só vem comprovar que loja Xtreme tem falta de ética profissional e que deixa o seus clientes ao abandalho, um vergonha só mesmo visto aqui neste país. Contudo continuo á espera da resposta a queixa que apresentei monólito de reclamações da loja do senhores no norte Shopping já a mais de um mês. Caso não me atribuam uma reposta em breve terei de acionar as entidades competentes.
Xtreme
9 de março 2023
Exmo Sr João Alves,

É com agrado que vemos que encontrou uma solução junto da marca.

Quanto à reclamação efectuada no Livro de Reclamações, a mesma não carece de resposta ao cliente, tendo a mesma seguido os trâmites legais, nomeadamente o seu envio para a autoridade competente conforme é nossa responsabilidade e prática.

No que respeita à acusação, infundamentada, caluniosa e de atentado ao bom nome, de “falta de ética” dirigida à nossa empresa, informo que a mesma será encaminhada para o nosso departamento legal no sentido de lhe ser dado o tratamento devido, uma vez que a mesma tem enquadramento criminal à luz do código penal.

Dando este assunto como encerrado, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Atenciosamente,
A Equipa