42.8

Yescapa - Assalto

Margarida
Margarida apresentou a reclamação
10 de maio 2023
Venho por este meio manifestar o meu descontentamento com esta empresa, ou suposta empresa.
Após vários alugueres da minha campervan, em que, como em qualquer aluguer pode ocorrer incidentes, a empresa Yescapa tem um atendimento péssimo ao cliente, já para não mencionar que não têm atendimento ao fim de semana. Fiquei sem alugar a minha carrinha durante 6 meses por não me ajudarem a resolver qualquer tipo de situação e perdi todos os alugueres que tinha, ficando sempre a empresa a lucrar.
Após começar novamente com os alugueres, no dia 1.05.2023, o locatário entrou em contacto comigo, alegando que foram assaltados. Partiram o vidro traseiro e a mala ficou completamente amassada do lado esquerdo.
O locatário procedeu com a queixa às identidades responsáveis (GNR) e enviou tudo para mim. Reportei logo à yescapa tudo e no dia 06.05.2023, dia do retorno da carrinha, escrevi no inventário tudo o que tinha acontecido: Vidro partido + mala amassada.
Para o meu espanto recebo um e-mail com esta informação:
“Dado que o locatário facultou uma declaração das circunstâncias indicando que tratou-se de um roubo, o valor da franquia é de 1250€. Dado que o orçamento de reparação dos danos é inferior à franquia, o processo não é aberto com a seguradora.
Uma vez que o veículo tem idade superior a 10 anos, e de acordo com as cláusulas do contrato de aluguer, um coeficiente de obsolescência será aplicado aos valores das peças presentes no orçamento de reparação. O montante da mão-de-obra e IVA mantém-se da responsabilidade do locatário. Este coeficiente de
Assim, e no que diz respeito aos valores orçamentados para a reparação do seu veículo, o locatário será responsável pelo pagamento de 50% do valor das peças, ficando a Margarida responsável pelos restantes 50%, uma vez que deverá ser descontado um valor de 5% por ano a partir do 11o ano do veículo, até um máximo de 50%. O locatário é responsável pelo pagamento da totalidade do valor da mão de obra e do IVA.”
Vamos por pontos:
1- “Este coeficiente de obsolescência existe de forma a repartir o montante de reparações entre proprietário e locatário de acordo com o desgaste natural do veículo.” O que é que o desgaste natural do veículo tem a ver com um assalto?
2- Retirado do site “O que é o coeficiente de obsolescência?
O coeficiente de obsolescência tem em conta o desgaste dos veículos com mais de 10 anos de idade em caso avaria ou danos que não possam beneficiar de uma peritagem por parte da seguradora. Em caso de reparação num veículo com idade superior a 10 anos, em que o montante é inferior ao valor da franquia ou não coberto pelo seguro (e cujo elemento danificado não tenha sido substituído nos últimos 10 anos), um coeficiente de obsolescência de 5% por ano a partir do 11o ano permitirá distribuir o montante a pagar entre o proprietário do veículo e o locatário responsável. Tal repartição dos custos pode atingir um máximo de até 50% entre as partes.
A deterioração devido à idade diz respeito apenas a peças individuais e estruturais sujeitas a desgaste. Se o veículo tiver mais de 10 anos mas a peça ou elemento em causa tiver sido mudada há menos de 10 anos, o coeficiente de depreciação não pode ser aplicado (sujeito à apresentação de uma factura de substituição). A mão de obra e IVA continuam a ser da exclusiva responsabilidade do locatário quando este é o responsável.”
Novamente a minha pergunta, o que é que o desgaste do veículo tem a ver com um assalto?
Onde é que está mencionado isto no site?
Se existe um assalto, uma queixa, uma declaração da queixa como é que posso ser eu responsável por danos de terceiros?
Mais uma vez, não houve deterioração de peças, houve um assalto, partiram o vidro traseiro e amassaram a mala. O que me leva a crer que vocês estão a usar a idade da carrinha como desculpa.
Retirado do site “Seguro
O seguro e a assistência correspondem aos indicados no pedido de reserva, subscrito no momento de confirmação da reserva e indicados no contrato de aluguer.
Ocorrência de um dano: Em situação de dano tal como um acidente, um roubo, uma perda, um incêndio, de danos causado por animais selvagens ou qualquer outra degradação, o locatário compromete-se a advertir imediatamente as autoridades competentes. Nestas situações, o locatário compromete-se a estabelecer um relatório ou um registo escrito onde descreve as condições nas quais ocorreu o dano. Em situação de dano, o locatário tem de informar o mais rapidamente possível o proprietário e a Yescapa por escrito através do envio de uma mensagem de correio electrónico (« e-mail »).”
Foi enviado da minha parte (proprietária) e da parte do locatário todos os documentos e fotografias como prova. A única resposta que recebo é que tenho de pagar de acordo com o coeficiente de obsolescência?

Mais informo que, anteriormente aconteceu uma situação em que os locatários destruíram a minha carrinha e não foi aplicado nenhum coeficiente de obsolescência. É caso para dizer que não são de todo coerentes.
Por último, quando referi querer fazer queixa, enviaram-me um e-mail e no mesmo deixaram um email “para supostas queixas, completamente irrisório e falta de profissionalismo.
Ontem, dia 9-05-2023, liguei novamente com a yescapa a pedir justificações e a pedir para me deslocar à sede da empresa em Portugal. Disseram-me que não tinham, apenas atuavam cá. Pedi o livro de reclamações e não souberam o que responder. Demoraram 1h para me enviarem apenas o link do portal da queixa. O que são coisas distintas: “O Portal da Queixa é uma espécie de livro de reclamações moderno, e um projeto único na Europa.” “O livro de reclamações
livro
custo.”
Liguei para o apoio do livro de reclamações e comunicaram-me que, através dos dados que estão no site, disseram- me que a empresa tem livro de reclamações, com o setor de ELETRODOMÉSTICOS.
A minha questão é: O que é que uma empresa de alugueres de autocaravanas tem a ver com eletrodomésticos?
Fiz a simulação de queixa no livro online e realmente está com esse setor “Eletrodomésticos e equipamento diverso - ASAE”
Para além disto tudo e para finalizar, vocês ainda cobram comissão sob o meu aluguer, o valor que recebi por usufruírem da minha carrinha é para arranjar a mesma? Quando se tratou de um assalto?
Estou cheia de prejuízo com a vossa plataforma. Por essas mesmas razões, quero este caso resolvido no prazo máximo de 3 dias. O meu próximo aluguer é dia 20-05-2023 e não vou ficar a perder mais uma vez por não terem qualquer lógica.
Data de ocorrência: 10 de maio 2023
Yescapa
11 de maio 2023
Boa tarde, Margarida

Lamentamos desde já a ocorrência do incidente com o seu veículo. Verificamos que demonstrou o seu descontentamento em diferentes plataformas, tendo sido então prestados esclarecimentos adicionais por parte da nossa equipa através do livro de reclamações.

Posto isto, iremos dar por concluído este comentário.
Ficamos ao dispor para esclarecimentos adicionais através dos canais habituais.