42.8

Yescapa - Falta de suporte após danos à viatura

Rita
Rita apresentou a reclamação
6 de fevereiro 2024
A reclamação abaixo foi feita junto da empresa, e a resposta que recebemos foi de que tinham seguido as normas. A nosso ver, é importante que outros proprietários tenham conhecimento de que o suporte, em caso de danos durante reservas, é claramente insuficiente. Além disto, não há garantia de que, quando o seguro é ativado, o locatário pague a franquia que foi estabelecida (no nosso caso, simplesmente cancelou o cartão de crédito e recusou-se, e foi-nos dito que tínhamos de seguir pelos nossos meios).

Exmo(a). Sr(a)., Venho por este meio expressar a minha insatisfação em relação à gestão de um incidente ocorrido durante a locação da minha viatura, através da plataforma Yescapa. Os locatários envolvidos adquiriram o seguro por vocês disponibilizado, e pagaram a caução estipulada pela plataforma. No primeiro dia da reserva (14-10-2023), a viatura sofreu um acidente grave, sendo declarada como perda total pela seguradora Caravela. Depois de meses de emails e de pedidos de esclarecimento com respostas vagas tanto da seguradora como da Yescapa (terão acesso aos emails do vosso lado), de acordo com as normas, a Caravela propôs uma indemnização à minha pessoa, além de cobrar aos locatários o valor da franquia de 1500 euros (dos quais 600 euros já estavam em minha posse como caução). Os locatários, por sua vez, recusaram-se a pagar a franquia contratual, e cancelaram o cartão de crédito, impossibilitando a Yescapa de efetuar o débito. A Yescapa, embora tenha confirmado o seguro adicional ativado pelos locatários, declinou qualquer responsabilidade adicional no processo, referindo que fez o possível para contactar e requerer o pagamento, e que a partir deste ponto, a responsabilidade seria exclusivamente minha. Isto significa que qualquer locatário, mesmo com o seguro adicional ativado, após um sinistro pode simplesmente recusar o pagamento da franquia, e sair impune do incidente. Solicito, assim, um esclarecimento formal sobre esta situação. Dados os encargos significativos a que estou sujeito com a perda, receber o montante da franquia é crucial para minimizar as perdas financeiras.
Data de ocorrência: 6 de fevereiro 2024
Yescapa
8 de fevereiro 2024

Lamentamos desde já o ocorrido durante um aluguer feito através da Yescapa. Analisamos o comentário que mereceu o máximo da nossa atenção.

O referido processo necessitou da intervenção da seguradora, pelo que como indicado diretamente ao proprietário, o tempo de gestão está sujeito ao tempo de gestão por parte da mesma.
Por sua vez, confirmamos no sistema que todas as solicitações de contacto com a nossa plataforma foram atempadamente respondidas pela nossa equipa, quer por email quer por chamada telefónica, tendo a nossa equipa procurado responder a todas as questões colocadas em cada um desses contactos.

De forma transparente, indicamos nas cláusulas do contrato de aluguer e termos de utilização do serviço Yescapa, que o locatário é responsável por suportar os custos da reparação do veículo do proprietário ou da franquia, a qual será aplicada de acordo com o seguro escolhido pelo locatário no momento de confirmação da sua reserva. A Yescapa não poderá ser responsabilizada pelo incumprimento do locatário.
Perante o incumprimento na regularização do pagamento por parte do locatário, a nossa equipa tentou, dentro dos nossos limites de plataforma intermediária, reaver o montante em falta. Contudo, sem sucesso.

Face ao incumprimento, a nossa equipa informou o proprietário e indicou que, como Parte contratante do contrato de aluguer, poderá prosseguir pelas vias legais ao seu dispor de modo a reaver o montante em falta.

Permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais.