YLCE –  Yes Low Cost Energy

YLCE – Facturação a mais

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
28 de dezembro 2015

Já no inicio da minha adesão ao fornecimento de electricidade por esta empresa, tive problemas por, apesar de eu enviar todos os meses a contagem, esta empresa insistir em cobrar electricidade a mais, todos os meses, na ordem das centenas de KWs. Tenho vários emails referentes a esta situação.
Já nessa altura a Srª. Drª Bárbara Ribeiro, a qual me vou dispensar de caracterizar enquanto pessoa e profissional, insistia em fazer de mim parvo, assim como também não vou comentar o que se passou nessa altura e que julgava estar ultrapassado, mas é óbvio que esta empresa não é uma empresa séria, senão vejamos de novo o que está a acontecer.
Eu fiz a contagem pessoalmente no meu contador em 28/10/15, e este marcava 53341 KW em vazio, e 37454 KW fora de vazio, e enviei esta contagem para a empresa Ylce, através do site da mesma e ainda pelo telefone através da linha EDP (faço este envio duplo, desde que estou nesta empresa, e desde os primeiros problemas já referidos, para que não subsistam dúvidas).
Mais uma vez, a empresa elabora a factura 20150063542, e na contagem Fora de vazio respeita a minha contagem e assume uma contagem de 37453 (menos 1 KW do que eu dei) e na contagem em Vazio ESPETAM-ME 53512 kW. Estamos a falar de um consumo efectivo de 288 Kw, e estes SENHORES COBRAM 459 kW, OU SEJA 171 KW A MAIS, O QUE SE TRADUZ EM MAIS 40% a pagar em Vazio.
Isto um abuso. E não me falem em contagens por ESTIMATIVA, pois eu envio a contagem todos os meses, e se a Estimativa funciona para a contagem Fora de vazio, também teria de funcionar apara a contagem em Vazio.
Repito o que já disse: EU NÃO FINANCIO ESSE GRUPO...
Como tal, este mês enviei hoje a contagem, e esta é: 53753 KW em Vazio, e 37771 KW Fora de vazio, PELO QUE SÓ TENHO QUE PAGAR NA FACTURA A EMITIR 241 KW EM VAZIO E 318 Kw FORA DE VAZIO.
É lamentável e é vergonhoso, pois da primeira vez andaram meses, até pararem com isto.
Sinceramente, se não afinam imediatamente o vosso conceito de honestidade, vou sair. Sei que com empresas deste calibre a saída vai ser uma guerra, mas eu vou preparar-me para ela e os senhores terão os vossos 5 minutos que tanto anseiam.
Com melhores cumprimentos,
João Passarinho

Data de ocorrência: 28 de dezembro 2015
YLCE –  Yes Low Cost Energy
21 de janeiro 2016
Exmo Sr.

Em resposta à Reclamação aqui apresentada e conforme Princípios e Procedimentos YLCE , relembro esclarecimento prestado ao Estimado Cliente no passado dia 29-04-2015.

Boa Tarde Estimado Cliente
Exmo. Sr. João Filipe Domingos Passarinho

Se me permite e de acordo com o Serviço de elevada Responsabilidade YLCE, anteriormente apresentado , junto esclarecimento e factos a cada um dos comentários do Estimado Cliente .

“Efectivamente peço-lhe, por favor, que hoje, entre as 15H00 e as 17H00 entre em contacto comigo via telemóvel, pois através de mail, eu falo em "alhos" e respondem-me em "bugalhos" e não nos estamos a entender, e esta, é uma deficiência grave em termos de resolução de conflitos, no vosso Serviço de elevada Responsabilidade.”

Esclarecimento YLCE : Os esclarecimentos prestados pela YLCE, têm sido claros , objetivos e de acordo com o que nos é solicitado . Não encontramos qualquer deficiência na tentativa de resolução do conflito . De acordo com os Procedimentos YLCE , os esclarecimentos Backoffice, são prestados de forma Escrita , via Email ou via Área cliente. Para qualquer esclarecimento telefónico , solicito que contacte o Nosso Contac Center , através do Numero 808 918 499 ( de Segunda a Sexta das 9h as 20h ).

“Desde já autorizo por escrito, o meu antigo fornecedor, EDP Universal, a fornecer à vossa empresa, relação de todos os incidentes que teve comigo, desde que existo e sou cliente EDP, relativos à falta do cumprimento de minha obrigação pecuniária, pelo serviço prestado por aquela, durante a vigência de todos os contratos que comigo efectuou.”

Esclarecimento YLCE : De acordo com os Princípios e Ética Comercial YLCE , informo que os incidentes com o anterior comercializador do Estimado Cliente , em nada dizem respeito à YLCE pelo que , não serão alvo de analise e ou comentário.

“A referência que faz ao contrato e aos pontos 5.3 e 5.4, diz respeito a acertos de facturação subsequentes a Estimativas de consumo... e segundo a vossa empresa esta facturação é baseada no envio da minha leitura, conforme comunicação de 17/04, do vosso Departamento Comercial, que se transcreve "No dia 30-03-2015 recebemos a sua leitura, facultada na sua área de cliente: 51049 kWh em Vazio e 35597 kWh em Fora do Vazio. Esta sua leitura real foi devidamente contabilizada para a sua fatura.", e é aqui que reside a questão, na qual refiro estarem a cobrar uma leitura que não dei.”

Esclarecimento : Conforme Imagem 1_ ( Registo de Envio de Leituras, via área cliente ) , fica efetivamente demonstrado que as Leituras enviadas pelo Estimado Cliente , no passado dia 30-03-2015, foram : 51049 kWh em Vazio e 35597 kWh em Fora do Vazio .

Imagem 1_ ( Registo de Envio de Leituras, via área cliente )

“1.º Existe uma diferença entre, a leitura que dizem ter recebido, e aquela que eu digo ter enviado, e que está na base da minha exigência, da retificação dessa mesma fatura, com o n.º 20150011594.”

Esclarecimento YLCE : Conforme Imagem 1_ ( Registo de Envio de Leituras, via área cliente ), fica demonstrado que não existiu qualquer diferença entre as Leituras Recebidas e as Leituras Enviadas. Logo não existe qualquer necessidade de retificação da Fatura YLCE n.º 20150011594. Mais uma vez importa salientar que estes dados ( Leituras enviadas pelos Clientes) não são possíveis de alterar pelo Comercializador YLCE ou pelo Operador de Rede de Distribuição. Poderão sim, ser alvo de aceitação ou não aceitação por parte do Operador de Rede de Distribuição.

“2.º O que já devia essa empresa ter feito, era provar a leitura que diz eu ter enviado, através da área de cliente, mas não, isso ainda não fez, ou falou sequer, pois até parece que não é isso que está em causa.”

Esclarecimento YLCE : A Nossa Empresa é Séria , Honesta e Idónea , pelo que , apresenta factos e atua em conformidade com os mesmos. Caso os factos apresentem não conformidades , a YLCE atuará sempre em defesa do Cliente e sem prejuízo para qualquer das partes. De acordo com os factos apresentados ( Leituras enviadas ) constatamos que a Fatura YLCE nº 20150011594 , não apresenta qualquer não conformidade.

“3.º Eu repito. A vossa empresa justifica o montante da factura com o registo da minha leitura, e eu digo que a leitura que os senhores indicam está errada, não corresponde àquela que vos enviei na área de cliente... como tal, ou estou eu a mentir, ou está a empresa. Não percebo porque não me provam, o que vos enviei através da área de cliente!”

Imagem 1_ ( Registo de Envio de Leituras, via área cliente )

“4.º Como não o fizeram até à presente data, e aliás é praticamente impossível estabelecer contacto directo com os senhores, o que por certo teria permitido em tempo útil, dirimir esta divergência, eu entendo que não posso pagar, o que essa empresa se lembra de me pedir... até porque sempre em boa verdade posso pensar, se para o mês que vem, me pedem 500 euros de electricidade, sem os ter consumido e manifestando outra diferença no envio da contagem?... Pago?... é claro que não.”

Esclarecimento YLCE : De acordo com os Procedimentos YLCE , os esclarecimentos Backoffice, são prestados de forma Escrita , via Email ou via Área cliente. Para qualquer esclarecimento telefónico , solicito que contacte o Nosso Contac Center , através do Numero 808 918 499 ( de Segunda a Sexta das 9h as 20h ). Conforme factos apresentados , a YLCE solicita ao estimado cliente que proceda ao pagamento do valor integral da Fatura e não do valor que o estimado cliente entende pagar. Processamos faturas de acordo com dados fornecidos pelo Operador de Rede de Distribuição _ EDP Distribuição ( Entidade Séria e Idónea ) e não de forma aleatória ou infundada. Mais uma vez relembro, que a YLCE atua em defesa do Cliente e sem prejuízo para qualquer das partes .

“5.º Mas eu informei a leitura, e fi-lo atempadamente, pois a factura, foi processada em 04/04/15, quatro dias depois de eu ter enviado a leitura, portanto não há que recorrer à leitura por Estimativa;”

“6.º E assim, bem a vossa empresa o não fez, foram os senhores que não recorreram à Estimativa, como os próprios serviços admitem;”

“7.º Ainda assim, e mesmo que fosse por Estimativa, para o período homologo estava exagerada, mas não foi;”

“8.º E foi, isso sim, brutalmente especulada comercialmente, para mais do dobro, conduta esta inaceitável.”

Esclarecimento YLCE : Os kWh faturados por Estimativa, são reportados pelo Operador de Rede de Distribuição . Na fatura YLCE nº 20150011594, chamo a atenção para o facto de que os Valores faturados por Estimativa , terem sido anulados de forma automática ( na ,mesma fatura ) , conforme Imagem 2 _destaque a amarelo . Os 749 kWh faturados no Vazio e os 350 kWh faturados Fora do Vazio, vão ao encontro das Leituras fornecidas pelo Estimado Cliente ( anteriormente demonstradas ) . Face ao exposto , não identifico qualquer conduta inaceitável ou qualquer especulação comercial. A YLCE faturou de forma correta e com base em dados reais.

Imagem 2

“9.º Atento a este comportamento, mas ciente das minha responsabilidades com essa empresa, apesar da manifesta falta de competência, ou vontade para resolver este diferendo, sem prejuízos para ambas as partes;”

“10.º Efectuei transferência bancária para essa empresa no montante calculado de acordo com o envio da leitura por mim remetida, e cujo cálculo segue em anexo, assim como foi para vós remetido email comprovativo da transferência, mas que também se anexa.”

Esclarecimento YLCE : Face aos dados e factos apresentados e sem que haja prejuízo para ambas as partes , solicitamos que o Estimado Cliente , proceda ao pagamento integral da fatura YLCE nº 20150011594.

A YLCE atua de acordo a Regulamentação emitida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos . Quando e se necessário, apresentaremos a esta Entidade , os Factos aqui apresentados e os diferentes esclarecimentos já prestados ao Estimado Cliente.

Face ao exposto , aguardamos que o Estimado Cliente, proceda ao pagamento integral da fatura YLCE nº 20150011594.

Grata pela atenção.

Bárbara Alçada Ribeiro