Grupo Inditex

Zara - Devolução - transação incorreta

Bárbara Castro Pinheiro
Bárbara Pinheiro apresentou a reclamação
28 de julho 2020
No passado dia 14 de julho dirigi-me à Zara do Gaiashopping para fazer uma devolução.

Cheguei ao balcão e entreguei a encomenda. Inadvertidamente com o talão de oferta que tinha solicitado no momento da compra.

A colaboradora que me atendeu referiu que ia fazer a devolução em cartão, ao que eu respondi que pretendia a devolução no mesmo método de pagamento e não em cartão. Apresentei o QR Code da encomenda e recebi a resposta de que já não era necessário, pois a colaboradora tinha conseguido fazer a devolução no mesmo método de pagamento como solicitei.

Considerei a situação estranha porque os talões de oferta não permitem, normalmente, devoluções para o mesmo método de pagamento. Mas confiei porque no on-line poderia ser diferente.
Foi-me entregue o talão de comprovativo de entrega das peças devolvidas e nada mais - o que me deixou ainda mais segura de que efetivamente a devolução para a minha conta tinha sido feita (visto que normalmente este é o único talão que recebo ao fazer devoluções on-line).

Como é hábito receber um e-mail de "devolução aceite" e isso não aconteceu, fiquei reticente.
Ontem, passado quase duas semanas de ter procedido à devolução e não ter recebido nenhum valor na minha contam resolvi contactar o vosso chat. Num dos contactos disseram-me que iam encaminhar o tema internamente para perceber o que se terá passado. No contacto imediatamente a seguir disseram-me para ficar tranquila porque têm 13 dias uteis para devolver e que esse valor já tinha sido processado. Fiquei, mais uma vez, tranquila com o seguimento do tema.

Hoje recebo no meu e-mail um "ENVIO DE DUPLICADO CARTÃO ZARA" e imediatamente me questionei sobre o que se estava a passar.

Por forma a sintetizar tudo de maneira simples:
1. Não recebi nenhum talão de oferta original pelo que o duplicado não comprova que o original esteja na pose de outra pessoa e possa ser utilizado sem o meu consentimento
2. Para bom entendedor meia palavra basta: a meu ver, quando a colega se apercebeu que não era em cartão de oferta que eu queria, mas sim no mesmo método de pagamento, já não foi a tempo de corrigir e em vez de explicar o que se passou, optou por não entregar o talão porque se o fizesse era claro no momento que a operação não tinha sido realizada conforme solicitei
3. Como é possível provar pelos dados, a pessoa que SUPOSTAMENTE pediu o cartão de oferta é a mesma que comprou on-line que sou eu (o que não faz sentido algum para alguém inteligente - preferível ficar com o dinheiro do meu lado e gastar quando quiser e onde quiser ao invés de ter um talão com validade de 3 anos que só posso gastar na zara)

Solicitei que me ligassem para que pudesse ter esclarecimentos da melhor forma de regularizar o assunto.
Tive 20min ao telefone com uma pessoa que eu tive de explicar mais do que uma vez o tema. Pedi que pf tentasse passar o assunto para alguém superior que me conseguisse ajudar e foi negado.

Considero uma situação bastante lamentável e triste.

Primeiro, pela falta de ética da colaboradora que me atendeu (considerando que a hipótese que coloquei é a real). Segundo, pelo facto de, sendo por falta de ética, por falta de competências ou por falta de profissionalismo, não me conseguirem apresentar nenhuma solução e eu ter de arrecadar com as consequências de algo que não tive controlo algum. Terceiro, porque existe um vale original que não sei onde estará (no lixo ou na pose de outra pessoa) e que me preocupa. E quarto, pela dificuldade que todos os colegas do apoio on-line tiveram em compreender e TENTAR resolver o tema.
Data de ocorrência: 28 de julho 2020