Grupo Inditex

Zara - Troca recusada sem talão

Patricia Teixeira
Patricia Teixeira apresentou a reclamação
10 de maio 2019
Boa tarde. Fiz uma compra no dia 17.04.2019 na zara do parque nascente entre as 15h35 e as 16h15 no valor de 30,90€. Comprei um macacão e um casaco de criança. Por erro meu perdi o talão. Acontece que uma das peças não serve e na loja recusaram me a troca por não ter talão. É uma peça da nova coleção e sei dia, hora aproximada, valor, meio de pagamento (mb) e recusam emitir 2a via do talão, recusam a troca e recusam solução. Acho inacreditável que nao consigam aceder à venda em questão e trocar o produto. Reclamo da má vontade da empresa em resolver. Apesar de ser um erro meu a perda do talão, o mesmo é de papel e deviam ter uma solucao para quem sabe o dia, hora, valor, meio de pagamento e quais as peças compradas. Aguardo solução para esta situacao.
Data de ocorrência: 10 de maio 2019

Vá às atividades económicas que eles fazem uma fiscalização à loja. Por lei, o talão não é necessário para fazer uma troca, mas se pagou por multibanco facilmente consegue comprovar a compra. Isso é o suficiente.

Não existe nenhuma lei que diga que as lojas são obrigadas a fazer uma troca sem talão, já que está inscrita neste site deveria de ir ler os seus artigos antes de falar sem saber. Da mesma forma que se for se informar neste artigo: https://portaldaqueixa.com/noticias/trocas-e-devolucoes-cuidado-nem-sempre-tem-o-direito-a-troca-1 vai conseguir perceber aquilo que lhe estou a dizer. A partir do momento em que a pessoa não tem comprovativo, a loja tem o direito de recusar a troca. As lojas da Zara não têm maneiras de imprimir 2as vias de talões, o sistema operativo não o permite.

Peço desculpa cara Alexandra, mas a questão vai muito além disso. Começa logo pela base: não existe "talão"!! Desde 2013 que em Portugal não é possível emitir outro documento que não uma Fatura ou uma Fatura Simplificada (DL 197/2012). Este é o único documento que titula a operação e que, como tal, a comprova. Ora, também está na Lei que as entidades têm de disponibilizar ao cliente uma 2ª Via de uma Fatura emitida em seu nome, sempre que este o solicite. E ainda está na lei que uma 2ª Via de uma Fatura tem exatamente a mesma validade que o original. Posto isto, penso que a Zara está legalmente obrigada a: 1. Emitir uma 2ª Via e 2. A efetuar a troca com base nessa 2ª Via.
Passei exatamente pelo mesmo e neste momento já apresentei Reclamação à ASAE. Poderia apenas considerar a situação ridícula! Em pleno ano de 2019 com tudo informatizado, é absurdo exigirem um pedaço de papel, ainda por cima térmico! Basta estar 1 dia ao sol e já nem se vê o que está escrito! :) :)
Mas pronto, vai muito além disso. É ilegal. E é uma pena que os Consumidores estejam tão mal informados... Permitem que estes grandes grupos económicos façam o que bem entendem...

Falo e sei bem o que digo , a sua reclamação nao tem logica nenhuma e porque eu bem esplico :
- EstA MUITO BEM ESCRITO AS CONDIÇOES DE TROCA E DEVOLUÇAO NA CAIXA E TALAO
Se perdeu , nao sao onbrigados a trocar e devolver artigo e porque , e MUITO FACIL , passa milhoes de pessoas nas lojas diariamente e IMPOSSIVEL guardar o registo do pagamento porque NEM TEM O TALAO , ora bem , como quer que descubram onde o fecho da caixa e feito no final do dia , seja responsavel , nao critique so para guardar o seu lado .
Nada obriga a troca ou devoluçao , se tiver o talao ai sim.... tera seu direito se perdeu azar seja responsavel .
Cumprimentos

Continua a falar em "talão"... Efetivamente... não há hipótese. Formação precisa-se!

E já agora em Português também dava jeito...