Hubzome, Lda
  • Rua Bartolomeu Dias 170,
  • qualidade@zome.pt

Zome - Consultora/ceo zome olivais susana pontes não marca visita intencionalmente

ZiYing Wang
ZiYing Wang apresentou a reclamação
2 de maio 2023
Caro(a) Senhor(a)/Caros(as) Senhores(as),

Gostaria de apresentar uma reclamação sobre o atendimento e a forma como fui tratado por um dos agentes imobiliários da ZOME Olivais, neste caso tratando-se da senhora Susana Pontes, consultora Imobiliária e CEO pela ZOME Olivais, que certamente prejudicou um potencial negócio, dado que a senhora fez tudo para impossibilitar este.

A minha primeira chamada com a senhora Susana Pontes foi no dia 11 de Abril de 2023, onde telefonei a perguntar mais informações sobre o imóvel que a ZOME tem como referência ZMPT555885. A chamada foi bastante normal e a Susana Pontes mostrou-se bastante aberta em partilhar informações e, no dia seguinte, facultou-me o email para formalizar o pedido de partilha e marcação de visita.

No dia 15 de Abril de 2023, a Susana Pontes informou que tinha disponibilidade para o dia 19 de Abril (quarta feira) para a visita ao imóvel, cuja mensagem respondi “Fica marcado para quarta então”.

No dia da visita, juntamente com os meus clientes, ficávamos bastante tempo a aguardar à porta do edifício pela Susana, mas esta acabou por não comparecer. Liguei-lhe por chamada, e esta mostrou-se surpreendida, dizendo que não sabia de visita nenhuma, acrescentando que não recebeu mensagem de confirmação, apesar de eu me certificar antes e depois que esta tinha sido enviada.

Um bocado frustrado devido ao tempo perdido, e vendo que a visita não seria feita nesse dia, combinamos a visita para o dia seguinte, às mesmas horas, ou seja, dia 20 às 18 horas.

Foi no dia seguinte que as coisas começaram a ser cada vez mais fora do vulgar. Tínhamos claramente combinado e reforçado que a visita aconteceria no dia seguinte, mas a senhora Susana mais uma vez decidiu, por opção, não comparecer na visita. Qual foi o sucedido? Durante a hora do almoço, precisamente às 12h16, a senhora Susana enviou-me uma mensagem sms com o seguinte “Bom dia colega. A visita está Confirmada hoje as 18h?” Como estava a almoçar, não me apercebi da mensagem, e às 13h47, deixa-me a seguinte mensagem “Boa tarde, não confirmando informo que não vou estar presente na visita. Obrigado cumprimentos Susana Pontes @ Zome olivais “. A senhora Susana deu-me precisamente 1 hora e 31 minutos para re-confirmar uma visita que já se encontrava mais que confirmada, e logo que recebi a última mensagem, comecei a ligar para ela. Acontece que a senhora Susana Pontes decide ignorar todos os meus telefonemas e mensagens durante as próximas horas, fingindo que nada sabia. Tentei todos os métodos de contacto e finalmente respondeu a um email

“Boa tarde,

Acuso a receção deste email mas estamos com alguma dificuldade na comunicação.

Como não me respondeu ao SMS tive que agendar outras visitas.
Tenho por princípio confirmar sempre no dia para evitar fazer deslocações sem necessidade.”

Acuso a senhora Susana de fazer os máximos possíveis para desmarcar a visita e dar prioridade a outros clientes. Em todas as vezes que tentei em entrar em contacto, por exemplo telefonemas e mensagens, não se deu ao esforço de me responder sequer que estava ocupada ou que iria retribuir a chamada.

Agora se a historia acabasse aqui, nem me dava ao trabalho de escrever esta reclamação, mas a falta de profissionalismo é tanta que me dá um desgosto ver que há pessoas assim na indústria, especialmente chefe da ZOME Olivais, que o papel seria de dar um exemplo a todos os outros, de cair nas mesmas falhas que dão mau nome a todos os outros consultores honestos. Estou a tentar ser o mais objectivo possível para facilitar a análise da situação.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Resumindo a reclamação, uns dias após o cancelamento da visita, no dia 25 decidi recorrer ao WhatsApp, dado que a senhora Susana dizia falsamente que não recebia SMS, a pedir para passar a comunicação pela plataforma WhatsApp dado que seria mais acessível, e pedi com gentileza a disponibilidade para visitar o imóvel, e respondeu-me que depois de dia 2 já me confirmava.

O meu cliente tinha alguma urgência para visitar o apartamento, mas de 11 de Abril até 26, já iam 2 semanas inteiras a tentar empurrar o assunto, ainda por cima agora que teria de esperar até dia 2, ou seja no total seriam 3 semanas.
Hoje foi a gota de água. Enviei-lhe uma mensagem de manha e uma à tarde, viu as mensagens de imediato, e escolher ignorar-me por completo. A este ponto nós já desconfiamos que ela tem um(a) cliente interessado e que está a fazer os possíveis para fechar o negócio com ele(a). Temos a certeza que nos ignoram porque precisam de partilhar a comissão da venda.

O cliente tem um negocio perto do imóvel, conhece o prédio, já foi ver apartamentos do mesmo andar e da mesma dimensão e fez uma proposta por email. A senhora Susana, depois de ter recebido a proposta, teve a audácia de me responder que “eu também não conheço o cliente, não o conheço a si, não sei a capacidade do seu cliente, como vai comprar, etc etc, logo não vamos considerar a proposta.” Ora se a colega Susana recusa-se de atender os meus telefonemas, cancela e faz os possíveis para não comparecer nas visitas, como haveria de saber estas informações todas? Mas ao menos confirmou todas as nossas suspeitas quando escreveu “Boa tarde colega , proposta de um imóvel que não visitou ? Já tenho uma proposta para o imóvel.”

Acuso a senhora Susana de agir de forma egoista e corrupta, impedindo a concretização de uma negócio, assim como desperdiçar 3 semanas do tempo do meu tempo e também do meu cliente. Se há algum imóvel que fazem partilha, é para fazer, caso contrario, sejam explícitos! Nós temos um email da Susana a dizer que ela partilhava 50-50 com uma comissão de 5%, mas todas as ações dela apontam para o facto de ela estar a impedir a nossa participação no negócio. Como é que eu sei? Porque liguei várias vezes a partir de outros números e ela atende SEMPRE, logo após ignorar as minhas chamadas.

Há pessoas e pessoas, mas eu confesso que nunca conheci um profissional com uma atitude tão má e não faço ideia de como chegou ao cargo de CEO, porque com éticas deste tipo, dá muita preocupação.
Data de ocorrência: 2 de maio 2023
Zome
3 de maio 2023
Exmo Senhor ZiYing Wang

Recebemos a sua reclamação, a qual terá a nossa melhor atenção e será analisada internamente.

Poderá também entrar em contacto connosco diretamente através do e-mail qualidade@zome.pt.

Melhores cumprimentos,
ZOME
Zome
21 de junho 2023
Caro Sr. ZiYing Wang,

O nosso código de conduta guia-se pela ética, profissionalismo e pela partilha de negócio com todos os players da mediação imobiliária desde que devidamente registados e a operar pelo INPIC.
Depois de analisarmos a sua reclamação, serve-nos lamentar o sucedido e garantir que nada igual ou parecido voltará a acontecer, não nos revemos enquanto empresa no comportamento enunciado.
Nesse sentido, resta-nos informar que todas as diligências internas foram tomadas de forma a garantir que possa continuar a contar connosco para negócios futuros.

Agradecemos o seu feedback
Melhores cumprimentos
ZOME
Com os melhores cumprimentos.