Zoomalia Marca do Mês
89.5

Zoomalia - Recusa em reembolsar artigo devolvido selado, sem ter sido aberto ou usado

Rui Guerreiro
Rui Guerreiro apresentou a reclamação
21 de janeiro 2023
Fiz uma encomenda de uma grade para o meu cão e na altura da compra subscrevi um seguro extra para devolução até 1 ano.
Recebi a encomenda, mas nunca foi aberta e esteve sempre selada e pré-cintada, sem nunca ter sido aberta a embalagem.

Passado quase um ano, fiz o pedido de devolução ao abrigo do seguro contratado. E devolvi a encomenda (fechada e selada e sem ter sido usada, tal como recebi) para a Zoomalia.
Depois de receberem a devolução dizem que a grade tinha ferrugem e que devia ter reclamado quando recebi e enviaram fotos de uma grade cheia de ferrugem.

Ora, como poderia ter reclamado se nunca abri a embalagem, nem utilizei o produto, e esteve sempre selada e fechada, tal como foi recebida?

A embalagem nunca apanhou humidade nem agua, e a Zoomalia constatou isso quando recebeu a devolução, porque as embalagens de cartão quando apanham agua é logo visível.

Agora estes senhores propõem o reembolso apenas de 80% do valor. Muito mau.

Esta atitude é desprezível, visto que devolvi o artigo sem nunca o ter aberto ou usado e estava selado e lacrado. Se tinha ferrugem, já a devia ter quando me foi entregue. Se nunca usei o produto e estava selado, porque não devolvem o valor total do artigo?

Zoomalia, nunca mais!

Se até ao dia 2/fevereiro não tiver o reembolso total do artigo, irei avançar com as correspondentes ações legais para ser ressarcido a 100% e denúncias às autoridades nacionais e europeias por burla.
Data de ocorrência: 21 de janeiro 2023
23 de janeiro 2023
Boa tarde Sr Rui Borges
Agradecemos a sua mensagem, que nos permitirá evoluir numa melhor prestação de serviço ao cliente.
Verificamos que o seu assunto já foi tratado e explicado pela nossa área de apoio ao cliente.
Informo que o serviço que subscreveu não se trata de um seguro mas de um serviço com o nome Garantia Zen, que entre outras situações, permite a devolução da encomenda até um ano após sua recepção, o que foi usado da sua parte.
Informo também que, tal como já tinha sido comunicado as CGV são muito explícitas e foram aceites aquando da efetivação da compra. Na CGV,
 indica que se o produto não estiver nas perfeitas condições aquando da sua recepção apenas podemos reembolsar 80% do valor do produto.
Conforme também lhe foi enviado nas fotos na recepção do produto, pode verificar que o produto em questão apresenta defeitos significativos, e que o mesmo se encontra num estado que não  nos permite voltar a colocar à venda o artigo. Deverá entender que é nos difícil saber concretamente como o produto foi armazenado e tratado neste período de um ano, sendo o que é visível nas fotos é que o mesmo se encontra com danos bastante visíveis na sua recepção.
Esperamos mais uma vez que a nossa explicação tenha sido clara e subscrevemos com os nossos melhores cumprimentos
José da Zoomalia
Rui Guerreiro
9 de fevereiro 2023
Exmos Senhores,

A vossa explicação é não assumir as vossas responsabilidades, tal como já vi noutras reclamações feitas à vossa empresa. A caixa esteve sempre bem acondicionada e nunca apanhou agua ou humidade para provocar esses danos.
Aliás, tenho fotografias do estado em que a caixa saiu da minha casa para efetuar o envio e portanto isso servirá para vos exigir judicialmente uma indemnização.

É lamentável, que apesar de a minha esposa já ter enviado emails a solicitar o reembolso dos 80% que V.Exas apenas estão dispostos a devolver, ainda não tenhamos recebido sequer esse valor. Ou seja, até hoje a Zoomalia não nos devolveu um euro sequer, do valor que pagámos!

Já que a vossa empresa apesar de operar em Portugal, só tem sede em França, irei amanhã efetuar uma queixa no equivalente francês da DECO e da ASAE, por não terem devolvido sequer os 80% que ao menos temos direito segundo as vossas condições.
9 de fevereiro 2023
Boa tarde Sr Rui Borges
Agradecemos a sua resposta e reiteramos a nossa resposta anterior de forma a explicar o reembolso de 80%.

Relativamente ao processo de reembolso, verificamos que no dia 08/12/2022 foi solicitado a confirmação para se efetuar o processo de reembolso e apenas no dia 03/02/2023 obtivemos a vossa confirmação e solicitação para o reembolso. Efetivamente embora tenha sido solicitado de imediato, o mesmo não pode ser efetuado, pelo facto da sua encomenda ter sido paga por paypal há mais de um ano, e assim não nos ser possível efetuar o reembolso, pela mesma via.

Verificamos também que após os mails trocados com a sua esposa já foi efetivado o pedido de reembolso por outro meio de pagamento pelo que nos próximos dias certamente o mesmo estará finalizado.

Subscrevo com os melhores cumprimentos
José da Zoomalia