Dia Mundial da Poupança: o melhor roteiro para poupar online

O e-commerce faz parte da rotina da maioria dos portugueses, mas nem tudo o que parece sair em conta na internet, corresponde à realidade. Aprende a poupar – tempo, problemas e dinheiro – em compras online.

Dia Mundial da Poupança

Já dizia o ditado: no poupar é que está o ganho! E, em era de e-commerce, nunca um ditado tão tradicional como este fez tanto sentido. Isto porque, não basta apenas escolher sites e lojas online com preços bastante atrativos. Antes de tomar uma decisão de compra, há todo um caminho a percorrer, baseado desde logo, na literacia digital. 

No Dia Mundial da Poupança, mostramos-te qual o caminho prévio a fazer antes de poupar numa compra online. O roteiro que todos devem seguir, antes de comprarem um produto em conta numa determinada loja online. Segue estas dicas e não só vais comprar em segurança, como também vais poupar tempo, problemas e algum dinheiro. 

Certifica-te que a loja online é segura 

Não faltam lojas online aparentemente credíveis, com preços atrativos numa enorme variedade de produtos. No entanto, nem todas são confiáveis. A tua atenção aos indicadores de segurança deve ir além do óbvio. As burlas online são cada vez mais sofisticadas e já existem sites com certificação SSL – e aparentemente seguros – que são pura fraude. É importante ter em conta outros indicadores, como se existe algum local físico ou morada, se a comunicação é fluída e sem erros ortográficos ou de construção frásica ou mesmo se a loja é recomendada ou um dos pontos de venda oficiais de outra marca. Aqui tens mais informação sobre compras online em segurança. 

Pesquisa no Portal da Queixa antes de comprar 

Conhecer a opinião de outros consumidores, saber mais sobre a marca e sobre a sua reputação digital é o primeiro passo para evitar cair em enganos e gastar dinheiro desnecessariamente. Às vezes, uma pesquisa prévia antes de tomar uma decisão é o suficiente para evitares cair num sistema de burla. 

Entra em contacto com o seu serviço de atenção ao cliente 

Pode parecer exagerado, mas o serviço de apoio ao cliente diz muito sobre a credibilidade de uma loja online. É importante ter em conta três coisas fundamentais: se responde em tempo útil, se a comunicação é fluída e nativa no idioma da loja, e que tipo de apoio prestam. Lembra-te que, um serviço de apoio inexistente pode ser um problema se existir alguma incidência com a encomenda. É essa prontidão ou falta de resposta que revela muito sobre uma marca e que deve, obviamente, pesar na tua decisão. 

Recusa qualquer pagamento inseguro 

Mesmo que o artigo esteja com 70% de desconto e te parece uma oferta imperdível, não te deixes levar só por isso. Loja online que não forneça pagamentos seguros (visa, Paypal ou MBNet) não é confiável. Lojas que te peçam o teu código pessoal de MBWay nunca, mas mesmo nunca, são de confiar. Compra em segurança para poupar realmente dinheiro. 

Tem em conta as condições de compra e a Política de Devolução

A loja online disponibiliza condições de compra e Política de Devolução? Para ser credível tem sempre de disponibilizar e especificar muito claramente em que moldes podem ser feitas as compras e qual o seu prazo de devolução. 

Não temos qualquer dúvida que a pesquisa é a maior aliada da poupança. Tanto em compras online como noutro tipo de bens e serviços. A possibilidade de comparar marcas e de pesquisar mais sobre as mesmas que o Portal da Queixa te proporciona é única. Usa-a sempre que necessário. Boas poupanças! 

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.