Queres reclamar? Torna a tua reclamação mais eficaz!

Não basta só reclamar! É preciso saber onde e como a tua reclamação pode chegar mais rapidamente à marca e à solução. Aprende a tornar a tua reclamação mais eficaz!  

 

Reclamar é um direito e um dever do consumidor. Quando reclamamos, lutamos pelos nossos direitos e transmitimos informação valiosa às marcas. As que realmente se preocupam com a satisfação dos seus clientes e estão apostas em melhorar processos, terão em conta o que dizes para futuras melhorias. As que não dão qualquer resposta, mostram-te que talvez devas tomar outras decisões de compra.

É certo que a palavra do consumidor é (ou deveria ser) muito importante para qualquer negócio. Por isso, nunca deixes de reclamar, não só para resolveres os teus problemas com a marca, como para partilhar informação importante com outros consumidores. Aprende a tornar a tua reclamação mais eficaz!
 

O que fazer para reclamar de forma eficaz?

Há todo um ciclo num processo de reclamação eficaz. Primeiro, deves saber identificar exatamente qual é o problema. O mesmo deve ser comunicado de forma clara e concisa, para não se perder informação. Deves escolher o canal apropriado para o fazer: no Portal da Queixa, podes partilhar a tua experiência e obter a experiência de outros consumidores. Além disso, este é espaço perfeito para pesquisar mais sobre marcas antes de uma tomada de decisão.

Na tua reclamação, fornece detalhes específicos e partilha o máximo de informação relevante. Na plataforma, podes ainda anexar documentos à tua reclamação para a tornar mais impactante, completa e clara para a marca e para os outros consumidores. Mantém sempre a abertura e o respeito na tua reclamação e informa-te dos teus direitos enquanto consumidor para reclamares com conhecimento de causa.

Mesmo que a marca não responda, é importante ires acompanhando o processo e atualizando a tua reclamação, para que esta se mantenha ativa na plataforma o máximo de tempo possível.

 

No Portal da Queixa, a tua reclamação é enviada automaticamente à marca

Assim que efetuas uma reclamação no Portal da Queixa, a marca é automaticamente notificada de que tem uma reclamação por responder na plataforma. É um meio ágil e rápido de chegar à marca e obter mais rapidamente a solução.

Por outro lado, e mesmo que a marca não responda ou não consigas resolver o problema, lembra-te que a tua partilha é mesmo muito importante e impacta na reputação digital da mesma. Em todo este processo, é tão importante ires atualizando a tua reclamação, como deixar uma avaliação de satisfação assim que a reclamação for encerrada.

Se a marca responder e o processo for concluído de forma positiva, partilha a tua opinião. Se a marca nunca responder e a reclamação for encerrada por falta de atividade, partilha também. A resposta – ou ausência dela – ajuda outros consumidores a tomar melhores decisões.

Em suma, a partilha da tua experiência com os outros consumidores é fundamental. Não deixes de reclamar os teus direitos no Portal da Queixa e de encontrar, aqui, mais informação sobre marcas para tomadas de decisão mais conscientes e informadas. Já reclamaste hoje?


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.