Sabe usar corretamente um cartão de crédito?

Não só é necessário saber utilizar corretamente um cartão de crédito como saber proteger-se de burlas, a fim de evitar que usem indevidamente o seu cartão de crédito por si.

Sabe usar corretamente um cartão de crédito?

As taxas de juro nos cartões de crédito subiram 19%, numa altura em que as famílias portuguesas pedem cada vez mais dinheiro emprestado para fazer frente à inflação. Se tem um cartão de crédito, saiba como usá-lo corretamente. Literacia digital e financeira são fundamentais.

Os cartões de crédito estão na origem de cerca de 50% dos casos de sobreendividamento em Portugal. No final de 2022, existiam no país cerca de nove milhões de cartões de crédito em circulação. Em novembro do ano passado, o Banco de Portugal anunciou um aumento de 3,8% nos empréstimos ao consumo, com valores a ultrapassar os 21 mil milhões de euros.

Até fevereiro deste ano, o total de créditos ao consumo emprestado aos consumidores pelos bancos representou mais 0,25% do que em janeiro e mais 3,8% em relação a fevereiro de 2023. As famílias estão a recorrer aos empréstimos como solução para despesas dos orçamentos familiares extra, como férias, compra de eletrodomésticos e mobiliário ou outras despesas adicionais.

No entanto, é também sabido que as taxas dos créditos subiram e uma das mais acentuadas foi a dos cartões de crédito de consumo pessoal. Hoje, a taxa de juro máxima nos cartões de crédito pode chegar aos 19%, o valor mais alto desde o terceiro trimestre de 2015.

Neste sentido, nunca como agora a literacia digital e financeira fizeram tanto sentido. A digital para evitar cair em burlas relacionadas com o cartão de crédito e a financeira para controlar gastos e saber como utilizar corretamente um cartão de crédito.
 

Cinco dicas para usar corretamente o cartão de crédito

Cuidado com os juros. Anote o dia em que chega a fatura e tenha o dinheiro disponível para pagamento. Quando começa a falhar pagamentos, os juros do cartão de crédito aumentam consideravelmente, criando um desequilíbrio nas suas contas.

Anote todos os pagamentos efetuados com o cartão de crédito. Nunca gaste mais do que realmente pode pagar. Como? Para evitar haver alguma discrepância entre aquilo que deve pagar e quanto lhe é cobrado, registe todos os pagamentos. Assim não existirão surpresas.

Atenção aos gastos. Usar o cartão de crédito é muito fácil. O difícil poderá ser devolver ao banco o que gastou. Com a subida de juros associados, tudo poderá complicar-se ainda mais.

 

Tenha apenas um cartão de crédito. Ter mais que um cartão de crédito poderá dificultar muito o controlo das suas finanças. Para evitar endividamentos, tenha apenas um cartão de crédito e utilize-o apenas quando necessário. Atualmente, a possibilidade de gerar cartões virtuais, apenas com o valor da compra, é uma excelente opção para limitar ao máximo o uso do cartão de crédito.

Não use cartões para pagar outros cartões ou como complemento. O cartão de crédito não deve ser usado para pagar outras dívidas que tenha. Quando falamos de quantidades muito avultadas, tal poderá representar um sufoco financeiro que pode nunca mais ter fim. Igualmente, nunca deverá levantar dinheiro do cartão de crédito, uma vez que paga juros e está a utilizar um dinheiro que na realidade não é seu.
 

Literacia digital: como proteger-se de fraudes com o cartão de crédito?

Além dos cuidados a ter com os gastos do cartão do crédito, deve também saber proteger-se das fraudes online. A clonagem de cartões ou roubo de dados online é prática recorrente, podendo levar a burlas de quantidades de dinheiro avultadas.

Por isso, invista não só na literacia financeira, mas também na sua literacia digital e aprenda a reconhecer tentativas de fraude online, como o phishing ou o spoofing. Crie passwords seguras e nunca partilhe dados pessoais com ninguém. Opte, sempre que possível, por cartões de crédito virtuais, que contenham apenas o valor necessário para a compra.

O #NãoSejasPato dá uma ajuda nesse sentido, para aumentar a literacia digital e evitar que caia em fraudes. Não só é necessário saber utilizar corretamente um cartão de crédito como saber proteger-se de burlas, a fim de evitar que usem indevidamente o seu cartão de crédito por si.

 

Publicado: Jornal NOVO


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.