Sabes o que estás a comprar nesta Black Friday?

A Black Friday é um período de grande consumo. No entanto, antes de comprar, é sempre necessário obter toda a informação possível sobre marcas e produtos, de forma a tomar decisões de compra mais conscientes e informadas. 

Mesmo com a inflação, os consumidores pretendem comprar mais na Black Friday de 2023 do que compraram em 2022. Um estudo realizado pelo Portal da Queixa - “Black Friday 2023 - Inflação” ressalta precisamente isso: mais de metade dos consumidores portugueses (52%) diz que vai comprar nesta Black Friday, mas a inflação gera maior ponderação com os gastos. Um em cada três assume que vai reduzir custos.

Se estás a pensar comprar durante a Black Friday, informa-te antes de comprar. Responde ao nosso quizz do #NãoSejasPato e utiliza o Comparativo de Marcas para decisões mais conscientes e informadas. Estas dicas vão ajudar-te:

Promoções e Saldos significam a mesma coisa? Promoções em artigos dizem respeito a atividades promocionais destinadas a impulsionar as vendas dos mesmos. Isto pode incluir desconto direto, vouchers, brindes, concursos ou outras ofertas especiais.   Um “artigo em saldo” é aquele que está à venda a um preço reduzido, muitas vezes por liquidação ou fim de coleção. Esta ação é feita para estimular vendas, esgotar stocks existentes ou atrair compradores.     

As marcas podem colocar um artigo novo em desconto?  Tanto em saldos como em promoções, o desconto tem de ser feito sobre o preço mais baixo a que o produto foi vendido na loja, nos últimos 30 dias.   Produtos comprados e recebidos na loja pela primeira vez durante o período de saldos ou no mês anterior, não podem sofrer reduções de preço.  

Quanto tempo pode demorar uma entrega de encomenda?  De acordo com a lei portuguesa e as normas europeias, e a menos que outra data de entrega tenha sido previamente acordada entre o vendedor e o consumidor, estabelece-se um prazo de 30 dias para a entrega estar concluída.   

Quanto tempo tenho para devolver uma encomenda?  O prazo previsto na lei para devolver um artigo comprado online é de 14 dias, a partir do dia em que a encomenda chegue à morada indicada.  Em caso de comprares em loja física, os prazos variam entre os 15 e os 30 dias, dependendo da política adotada por cada espaço comercial. 

A Literacia Digital é fundamental para comprar em segurança. Além destas dicas, nunca forneças os teus dados bancários ao comerciante, optando sempre por métodos de pagamento seguros como a transferência ou um cartão de crédito digital. Aproveita os 14 dias do Direito ao Arrependimento para fazer trocas e devoluções apenas em compras online. Em lojas físicas, informa-te sempre acerca destas condições. 

Por último, cuidado com os sites fraudulentos que são sempre muito idênticos ao original! Em todas as tuas compras, garante sempre que a promoção é aplicada ao preço mais baixo dos últimos 30 dias. Boas compras!


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.