14.6

5àSec - Camisola perdida/roubada

Sílvia
Sílvia apresentou a reclamação
7 de julho 2020
No dia 24/01/2020 entreguei na Loja 5aSec do CascaisVilla várias peças, entre as quais uma camisola de lã da Massimo Dutti de senhora, com pré-pagamento no valor total de €11,52 para limpeza a seco.
Entre 03/02 e 09/02, primeira semana de Fevereiro, não consigo precisar a data exacta, dirigi-me à lavandaria para levantar as peças e, em vez da referida camisola, a gerente de Loja que me atendeu, ia entregar-me uma camisola Lacoste de Homem. No momento, indiquei-lhe que a camisola não me pertencia e prontamente a responsável e outra colega, que ainda se encontra presentemente a trabalhar na Loja, reconheceram saber de que camisola se tratava pela minha descrição, até porque a referida peça já tinha sido por esta Loja anteriormente tratada, e procuraram a camisola em diversos locais, assumindo que os talões que colocam nos sacos tivessem sido trocados. Não encontraram a camisola e pediram-me que deixasse o contacto e que iriam procurar melhor. Como sou Cliente habitual e assumindo de boa fé a vontade demonstrada em assumir a responsabilidade pela situação, aceitei aguardar melhor verificação com mais tempo.
Não recebi qualquer contacto e na semana seguinte voltei à Loja. A Gerente de Loja informou-me que não tinham encontrado a camisola e que provavelmente tinham trocado o talão com o da camisola de homem Lacoste que me teria entregue se não tivesse dado conta do erro.
Solução apresentada foi esperar algum tempo porque sendo a troca uma camisola de senhora e outra de homem, para além de a peça indevidamente entregue ao outro Cliente não lhe pertencer, provavelmente não iria servir de compensação, pelo que nas palavras da colaboradora “já aconteceu outras situações e assim que o outro Cliente der conta deverá vir à Loja reclamar e nesse momento fazemos a troca e contactamo-la para vir levantar a sua peça". Acedi ao pedido, até porque a informação estava a ser assumida pela Gerente de Loja. Nas semanas seguintes aguardei o contacto e voltei reiteradamente à Loja a questionar, contactos em que sempre me foi pedido para aguardar um pouco mais, chegando a ser dito que se a pessoa fosse viajar não teria possibilidade de voltar no imediato à Loja.
Desde a segunda semana de Março deixei de trabalhar e vir para Cascais, resultado da situação epidemiológica do novo coronavirus, uma vez que não resido no concelho, e só regressei a 08/06. Nesta altura desloquei-me à Loja e fui informada de que a Gerente que estava a acompanhar a minha situação já não trabalha na empresa e a nova gerente, D. Márcia Silva, disse não ter conhecimento da situação. Contudo, as colaboradoras presentes, que sabem o sucedido, explicaram-lhe as ocorrências.
Desde logo demonstrou não querer assumir qualquer responsabilidade dizendo que a anterior Gerente já não trabalha na Loja, atitude que me deixou muito céptica na resolução do problema. Não tem qualquer relevância a anterior Gerente não se encontrar até porque estão presentes funcionárias que conhecem toda a situação e na minha presença passaram-lhe o seu testemunho, e qualquer dúvida devem ter também a possibilidade de contactar a anterior responsável de Loja. Contudo, disse que iria falar com o proprietário da Loja e que me contactaria posteriormente. Como a semana seguinte tinha dois feriados, 10 e 11/06, logo adiantou que provavelmente só depois me contactaria. Não houve nenhum contacto e a partir do final da semana seguinte desloquei-me várias vezes à loja em que as funcionárias diziam que a gerente não se encontrava e só ela podia dar resposta. Adiantaram que em outras situações iguais atribuíram aos Clientes um espécie de vale, num valor acordado, que posteriormente os clientes usam em serviços da lavandaria e quando questionadas sobre o valor de indemnização das peças não tinham informação. Só obtive esta última informação pela Loja 5aSec do Oeiras Parque que tem a respectiva tabela dos valores de indemnização devidamente afixada (valor que não compensa nem a peça, nem o desgaste de todo o processo e, menos ainda, a total falta de respeito demonstrada em todos as tentativas de contacto).
Na sexta-feira, dia 26, após mais uma deslocação minha à Loja e após ter dado indicação de que iria proceder a uma reclamação formal e não aceitaria a proposta do “vale” fui posteriormente contactada pela gerente, D. Márcia Silva, que me disse que não iriam assumir a responsabilidade sem qualquer justificação. Disse então que pretendia fazer uma reclamação formal e recusou entregar o Livro de Reclamações justificando que devido à situação pandémica o deveria fazer pela Internet.
Como é possível perderem uma peça, não assumirem a responsabilidade e a total indisponibilidade e falta de atenção de alguém que assume a posição de Gerente de Loja?
A 29/06 encaminhei uma reclamação para a 5aSec Portugal, através de email, que em resposta lamentou o sucedido e direccionou a minha exposição para o proprietário da Loja, uma vez que a 5àSec funciona em regime de franchise. Até ao momento não recebi qualquer outro contacto .
Pretendo com a presente reclamação não deixar passar impune o comportamento de pessoas que servem uma marca tão reconhecida que devem corresponder aos seus valores e missão, para além da indemnização do valor da peça que não me foi restituída.
Data de ocorrência: 7 de julho 2020
28 de setembro 2020
Para o correcto registo desta reclamação, e como Serviço Apoio a Cliente da marca 5aSec, informamos que sendo a 5aSec uma marca de Franchise, as lojas são juridicamente independentes na sua gestão.
Assim, e tendo em conta que a reclamação se refere à loja do Cascais Villa, informamos que deverá endereçar a reclamação para a empresa que a gere:
HPM, Lda.
Avenida Dom Pedro I