AIG Europe S.A. - Suc. em Portugal

AIG Portugal - Má fé e incompetencia

Jorge Batista apresentou a reclamação
3 de outubro 2023 (editada a 3 de outubro 2023)
Depois de muitas tentativas e sem carro, que ainda não o tenho, inicio a pressão e baixo a cordialidade.

Ora então estamos perante uma situação bastante chata, que tem causado constrangimentos, e que para que se tenha noção da "negligência" de alguém, e até estou a ser bastante brando, passo então a fazer a linha cronológica para um entendimento linear.

No dia 21 de janeiro de 2023 a viatura com a matrícula acima referida no assunto, que é propriedade de uma sociedade............................ , e que me foi atribuída para o desempenho das minhas funções foi danificada enquanto circulava na via pública devido à negligência e irresponsabilidade do condutor da viatura da empresa ......................, situação que foi de imediato reconhecida pelo responsável da empresa, como inclusivamente é do vosso conhecimento.

No dia 15 de março a viatura foi alvo de peritagem.

No dia 30 de março a empresa de peritagem envia-me uma mensagem eletrónica a solicitar documentação e esclarecimentos adicionais, mensagem eletrónica essa que por razão que me é completamente alheia foi para a caixa de ‘Spam’, no entanto, no decorrer desse período por diversas vezes tentei contactar o perito, pois era o único contacto que dispunha, mas sempre sem sucesso.

No dia "23 de março" leia-se 23 de abril verifico a existência dessa mensagem eletrónica na pasta de ‘Spam’, ao qual respondi de imediato com diversos vídeos a alertar que a viatura perdera as condições de segurança, e no cumprimento do código da estrada, pois perdeu por completo a iluminação dianteira esquerda.

No dia "24 de março" leia-se 24 de abril, já sem qualquer alternativa, e sem saber com quem contactar procedo ao aluguer de uma viatura do mesmo segmento, porem com uma motorização mais modesta e sem equipamento de auxílio à condução, nomeadamente uma

No dia "28 de março" leia-se 28 de abril consigo contactar a gestora de processo, onde inclusivamente sugiro o aluguer por parte da companhia porque certamente seria menos oneroso........quando para meu espanto me comunica que a apólice é de danos patrimoniais e que não existiria viatura de substituição..… (pasme-se!!! E o que tem o lesado a ver com a apólice? Nada!! Até porque o que a situação provoca são exatamente danos patrimoniais).

Não sei com exatidão as vezes que tentei falar para perceber e poder gerir a minha situação que afeta o desempenho profissional e como é óbvio, a desempenho da empresa.......mas demasiadas, e ainda aguardo a resposta!

Assim sendo, e a continuar a não saber nada, a não ser que o carro da .......... está imobilizado desde "24 de março" leia-se 24 de abril , e que a .......... está ser a cara do custo do aluguer desde "24 de março" leia-se 24 de abril, até pelo menos até "5 de JULHO" leia-se (2 de julho)......COM O VALOR DE 124,30 EUROS DIA MAIS IVA......................perfazendo 69 dias.

Somente tenho duas questões, quando é que a viatura...............irá iniciar a reparação, e a segunda são os dados a quem vai ser faturado o aluguer para procederem ao pagamento....e o prolongamento do mesmo!!

Não ficaria surpreso se a informação demore o vosso prazo habitual!! Mas se assim for, será comunicado às entidades reguladoras, e que a direção da AIG explique como é possível algo assim acontecer!!

Com os meus melhores cumprimentos,
----------------------------------
Em meados de Setembro o processo passa para a esfera de uma pessoa, que embora seja jovem,
consegue ser de um profissionalismo e extremamente simpatica, contudo a 21 de Setembro surje a seguinte resposta:

Bom dia Sr. Jorge Batista,

Começamos desde já por lamentar a demora na instrução e regularização do processo na Seguradora AIG. Atualmente, estamos a fazer o nosso melhor para agilizar a conclusão do mesmo.

Informamos que após a análise da documentação remetida, bem como o relatório de peritagem, somos a confirmar o enquadramento do sinistro. Neste sentido e não havendo a necessidade de peritagem adicional, somos a informar que iremos proceder ao pagamento do valor apurado em sede de peritagem, 5,640.30 Euros s/ IVA.

Salvaguardamos este valor foi apurado mediante os preços médios do mercado da especialidade, não se tendo considerando para os devidos efeitos os danos e as respetivas reparações que não têm um nexo de causalidade com o sinistro em apreço.

Ainda de modo a que possamos dar o devido andamento ao processo, solicitamos por favor, a seguinte documentação:

- Fatura(s) do aluguer do veículo de substituição;

- Certidão permanente da empresa em nome da qual se encontra o presente veículo.

Ficamos ao seu dispor para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,
-------------------------------------
A 28 setembro. envio :

Venho novamente reiterar a não aceitação da vossa “suposta” proposta de indemnização para a reparação do veículo AI........., de marca , modelo M......... xDrive Touring.

Assim sendo, solicito a V.Exas a fundamentação de quais os danos que entendem não estar cobertos, para se poder apurar e o porquê do diferencial do valor orçamentado pela oficina de reparação, no valor de 10.725,78 sem IVA e o valor proposto por V. Ex.as de 5.640,30 sem IVA.

Espero que tenham em linha de conta, apenas a título exemplificativo, que as óticas estão contempladas, mas sinceramente não sei como serão afinadas, visto que são de laser, direcionais e comandados pelas câmaras Kafas para fazer o anti-encandeamento, pois o veículo só retira máximos dentro das localidades, entre outras.

Mais teria a dizer, mas fico apenas a aguardar a vossa fundamentação.

Melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 21 de janeiro 2023