Sites de Reservas de Alojamento
    Irlanda

Airbnb - Ainda aguardo fatura com contribuinte

Marta Cardoso apresentou a reclamação
7 de novembro 2022
Fiz uma reserva pelo Aribnb de uma estadia de 13-17 de Outubro no Porto e, após me descontarem o dinheiro, procedi ao pedido de fatura com contribuinte. O primeiro contacto que fiz foi ao anfitrião (chamado Sid Nilm e nome empresa Paraíso Suites by Coloursrevolution) com o objectivo de lhe fornecer os meus dados para facturação o qual, para meu espanto, se recusou a passar dizendo que quem o deveria fazer era o Airbnb. Expliquei ao Sid Nilm que não era o Airbnb mas sim o próprio mas sem sucesso. Posto isto entrei em contacto com o Aribnb, explicando que este senhor se recusava a passar fatura pois desconhecia a sua obrigatoridade em fazê-lo (confesso que me espanta existir empresas em Portugal que desconhecem a sua obrigação contributiva...). O Airbnb informou-me que já tinha contactato o Sid Nilm e que este iria enviar a fatura. Contudo, o Sid apenas iria enviar-me fatura do total do valor menos as taxas turísticas. Obviamente que preciso de uma fatura do total, não parcial, de modo que comuniquei a minha preocupação em obter o total. Quando transmiti ao Aribnb a necessidade de obter também uma fatura do montando relativo às taxas turísticas obtive ,para meu espanto, a seguinte resposta do Airbnb "O restante valor pago foi relativo à Taxa Turística do Porto: €32.00. Esse valor não vai para o Airbnb nem para o anfitrião, por isso, infelizmente, nenhum dos dois poderá passar a fatura relativamente a esse valor. Se precisar mesmo de uma fatura desse valor, sugerimos contactar um contabilista para mais informação.", preciso de ter um contabilista para conseguir uma fatura do total de uma estadia do Airbnb? Sou eu que tenho de andar atrás das entidades? Mas afinal a quem é que paguei? Não me recordo de pagar à Plataforma Turística do Porto nenhum valor.. De qualquer das formas e com o intuito de resolver e não complicar a situação, entrei em contacto telefónico com a Plataforma Turística do Porto que, como era de supor, não prestam nenhum serviço ao turísta mas sim a quem tem um negócio de alojamento local,ou seja, quem tem de passar a fatura é o proprietário do alojamento que posteriormente tem de comunicar às entidades competentes. Transmiti esta situação ao Airbnb e até ao momento não obtive resposta nem nenhuma tentativa em resolver a minha situação quando, o que realmente pretendo, é uma fatura com contribuinte, impressionante! Para além de não conseguir obter uma simples fatura tenho agora a fatura dividida em 2...
Após 1 semana de espera da "parte do valor" da fatura do Sid, liguei para o contacto telefónico deste senhor o qual transmitiu-me que no final do mês enviaria a fatura. Hoje é dia 7/11 não me foi enviado qualquer fatura, tentei entrar novamente em contacto com este senhor e ele recusa-me a chamada (ou bloqueou-me o número) de modo, que não me restou outra solução senão apelar novamente à ajuda do Airbnb. Senti a necessidade da reclamação quando já nem pelo Airbnb obtenho qualquer resposta. Nem o Sid Nilm nem o Airbnb respondem às minhas mensagens quando o que pretendo é algo que eu tenho direito por lei. Em Portugal (talvez este Sr. Sid e quem me tem atendido no Aibnb não o saiba) temos direito, por lei, a fatura com número de contribuinte para que todos possamos contribuir. É vergonhoso que empresas tão grandes como o Airbnb não assegurarem o cumprimento da lei por parte dos fornecedores de serviço.
Data de ocorrência: 7 de novembro 2022
Airbnb
24 de novembro 2022
Olá Marta,

Esta mensagem é para confirmar que seu caso foi respondido no Portal da Queixa e foi tratado diretamente por email ou telefone no nosso sistema. Para a maior segurança dos nossos usuários e proteção das suas informações, toda a comunicação é feita diretamente com você e não no Portal da Queixa.

Se precisar de ajuda para um novo caso, entre em contato conosco pelos canais de atendimento abaixo.

Obrigado!

Equipe de Ajuda do Airbnb Portugal
Telefone: +351 30 880 3888 ou 0800 878 7918
Página de ajuda: https://www.airbnb.com/help
11 de dezembro 2022
Nunca recebi fatura das taxas turísticas. Para onde esse dinheiro foi parece que nunca saberei.
Marta Cardoso avaliou a marca
18 de janeiro 2023

Quando necessitamos uma fatura com numero de contribuinte as dificuldades são extremas de tal modo que NUNCA recebi parte dos valor que paguei. Vergonhoso e diria até que existe uma certa corrupção latente na marca Airbnb.