Sites de Reservas de Alojamento

Airbnb - Eliminaram o meu anúncio sem qualquer aviso

Marta Azevedo
Marta Azevedo apresentou a reclamação
2 de setembro 2022
Tínhamos um anúncio de um apartamento no Airbnb desde 2016 com 171 comentários publicados.
Passaram pelo nosso apartamento várias centenas de pessoas, sempre tivemos uma boa classificação e até já fomos SuperHosts.

Veio a pandemia e tivemos que colocar o apartamento para alugar longa duração. Assim foi até 31 maio de 2022. A partir do dia 14 de junho começámos a alugar a curta duração no Airbnb novamente. Sendo que de 1 até 14 de junho estivemos a fazer melhorias ao apartamento:
- pintura total
- móveis de jardim novos
- roupa de cama nova
- utensílios de cozinha novos
- limpezas profundas
etc

Desde as primeiras reservas desta nova fase tivemos 11 comentários:
4 comentários de 5 estrelas
2 comentários de 4 estrelas
3 comentários de 3 estrelas
1 comentários de 2 estrelas
1 comentários de 1 estrela

Ou seja, mais de metade dos comentários foram de 4 e 5 estrelas.

Houve de facto mais clientes do que desejaríamos que classificaram muito mal o nosso apartamento. Por essa razão o Airbnb, no dia 3 de agosto, enviou-nos um e-mail a dizer que iriam suspender o nosso anuncio por 5 dias, ou seja, não podíamos receber novas reservas.

No dia 9 de agosto às 7:09 recebemos um novo e-mail dizendo que iriam reactivar o nosso anúncio mas nunca o fizeram. Às 16:26 desse mesmo dia recebemos um novo e-mail dizendo que o nosso anuncio foi suspenso e que podíamos reativar o anúncio dia 8 de setembro de 2022 "estando sujeito à melhoria das suas classificações durante o período de suspensão."

Do dia 9 de agosto até o dia 1 de setembro recebemos 3 comentários, o primeiro de 3 estrelas e os últimos dois de 5 estrelas.

No dia 1 setembro, e não no dia 8 como disseram no e-mail, o Airbnb enviou-nos um e-mail a dizer:
"Infelizmente, a sua classificação não melhorou, pelo que os seus privilégios de hospedagem foram revogados definitivamente."

Em primeiro lugar esperávamos que cumprissem com o prazo estipulado para fazer a análise, segundo a classificação melhorou sim!

Não conseguimos perceber o que aconteceu e neste momento foram-nos canceladas 7 reservas que tínhamos até novembro de 2022 no valor de 3611,54€ e dizem-nos que a situação é irreversível sem dar qualquer explicação concreta.

Não houve sequer uma conversa por telefone, não houve uma visita ao local. É tudo baseado em algoritmos que podem errar...
Data de ocorrência: 1 de setembro 2022
Airbnb
7 de setembro 2022
Olá Marta,

Obrigado por entrar em contato conosco através do Portal da Queixa. Ao final do seu atendimento, avalie o atendimento da sua solicitação.

Para uma resposta assertiva e imediata, o contato privilegiado deveria ser feito com a nossa Central de Atendimento que funciona 24 horas / 7 dias por semana. Também poderia solicitar uma chamada ou iniciar o chat através do site ou app em “Ajuda”, para que a nossa equipe de ajuda.

Contato de ajuda: https://www.airbnb.pt/help/contact-us/topic

Enviei a sua solicitação para a nossa equipa de ajuda e a comunicação será feita pelo e-mail em sua conta do Airbnb para garantir a sua privacidade. Um agente entrará em contato com você em breve com o caso número 2020056024933. Lembre-se de direcionar todas as suas questões ao email que será enviado para que ele possa te ajudar prontamente.

Obrigado!

Equipa de Ajuda do Portal da Queixa
Telefone: +351 30 880 3888 ou 0800 878 7918
Página de ajuda: https://www.airbnb.com/help

Marta, aconteceu-nos exactamente o mesmo. E viemos a descobrir que o Airbnb não opera legalmente em Portugal. Estamos há semanas à espera de resposta deles...
Calaram-se. Unilateralmente cancelaram todas as reservas (vale que só tinhamos uma), ainda tivemos que levar com o cliente a perguntar porquê, pois queria vir muito para o nosso TER, e cancelaram o anúncio.
Mais: foi derivada de uma classificação reles vinda de um cliente muito mau, que nós reclamamos da postura dele (que queria alterar e cancelar partes da reserva sem custos).

Tudo muito mau.
Não valem nada de nada. No nosso caso Marta, até no dia da consoada de Natal recebemos hospedes deles às 21h00 que tinham sido abandonados por outros anfitriões.
É uma marca para esquecer e espero que desapareça depressa do n/ mercado!