Sites de Reservas de Alojamento
Airbnb Ireland UC
  • The Watermarque Building, South Lotts Road
    Ringsend, Dublin 4
    Irlanda

Airbnb - Pesadelo no airbnb: falsas acusações, remoção de avaliação justa e falta de integridade

Em tratamento
José Oliveira apresentou a reclamação
12 de abril 2024
Gostaria de partilhar a minha experiência negativa com um anfitrião do Airbnb, que resultou em falsas acusações, na remoção injustificada da minha avaliação e na falta de integridade demonstrada pela plataforma.

Durante a minha estadia, fui confrontado com acusações infundadas por parte do anfitrião, que alegou danos na propriedade e a presença de um animal, ambas as alegações são categoricamente falsas. Apresentei provas irrefutáveis, incluindo bilhetes de avião e fotografias da propriedade, que desmentem estas acusações infundadas.

Além disso, a minha avaliação honesta e fundamentada foi removida sem qualquer justificação. Esta ação unilateral por parte do Airbnb lança sérias dúvidas sobre a integridade e imparcialidade do processo de avaliação.

Estou profundamente dececionado com a falta de transparência e responsabilidade demonstrada pelo Airbnb nesta situação. A minha confiança na plataforma foi irremediavelmente abalada, e tomei a decisão de apagar a minha conta e nunca mais utilizar o serviço. Encorajo outros utilizadores a fazerem o mesmo.

É igualmente alarmante que o Airbnb tenha decidido compensar o anfitrião em questão, mesmo depois de apresentar provas de que as alegações eram falsas e de que o anfitrião falsificou provas para justificar os danos alegados.

Reitero firmemente que exijo um reembolso integral pelo valor da estadia, tendo em conta o transtorno emocional e os inconvenientes causados por esta terrível experiência.

Este incidente levanta questões legais graves, incluindo injúria, difamação e falsificação de provas por parte do anfitrião. Tais comportamentos não devem ser tolerados e exigem uma resposta adequada.

Percebi agora o motivo pelo qual o Booking é líder de vendas. A falta de integridade e a incapacidade do Airbnb em lidar com situações como esta são inaceitáveis.

Espero que esta partilha sensibilize outros potenciais hóspedes e leve o Airbnb a reavaliar as suas políticas e procedimentos para garantir a justiça e a equidade para todos os utilizadores da plataforma.

Data de ocorrência: 12 de abril 2024
Airbnb
27 de abril 2024
Caro cliente,

Obrigado por entrar em contacto conosco sobre seu caso, e sentimos muito por saber que sua experiência não foi como desejada! Enviamos o caso para o time rever toda a situação e entrar em contacto consigo se necessário.

Sobre avaliações, sempre deves escrever sobre a experiência na estadia e direcionar o conteúdo para toda a comunidade do Airbnb. O comentário não pode ser usado para retaliar o anfitrião sobre a cobrança de danos. Mais detalhes podem ser vistos aqui: https://pt.airbnb.com/resources/hosting-homes/a/how-to-dispute-retaliatory-reviews-552

O anfitrião tem o direito de pedir ressarcimento por danos causados à sua propriedade, mas o é necessário que comprovem o dano, e cobrem o valor de acordo com as políticas do Airbnb. Neste caso, o hóspede recusou o pedido de ressarcimento, e o anfitrião não apresentou documentação suficiente para que fizéssemos a cobrança do hóspede. Portanto, não demos continuidade ao pedido de cobrança do hóspede.

Os valores de reembolso são decididos de acordo com a política de cancelamento, e com a cobertura AirCover para hóspedes: https://pt.airbnb.com/help/article/3218

Obrigado!

Equipa do Airbnb
29 de abril 2024
Caro Equipa do Airbnb,

Agradeço a atenção dada ao meu caso e por encaminhá-lo para revisão. Entretanto, estou profundamente desapontado com a resposta fornecida em relação à minha experiência negativa.

É extremamente preocupante einaceitável que os danos alegados tenham sido pagos através do AirCover, mesmo sem uma investigação adequada para verificar sua veracidade.

Apresentei provas irrefutáveis que desmentem as acusações infundadas do anfitrião, incluindo bilhetes de avião e fotografias da propriedade. A remoção injustificada da minha avaliação honesta e fundamentada apenas aumenta minhas preocupações quanto à integridade e imparcialidade do processo de avaliação do Airbnb.

Além disso, é lamentável que o Airbnb tenha decidido compensar o anfitrião, mesmo após apresentar evidências de que as alegações eram falsas e de que o anfitrião falsificou provas para justificar os danos alegados.

Este incidente não só abalou minha confiança na plataforma, mas também levanta questões graves sobre a conduta ética e os procedimentos do Airbnb. É absolutamente inadmissível que situações como esta ocorram e que medidas não sejam tomadas para garantir a justiça e a equidade para todos os utilizadores da plataforma.

Exijo um reembolso integral pelo valor da estadia, levando em consideração o transtorno emocional e os inconvenientes causados por esta terrível experiência. Além disso, espero que o Airbnb reavalie suas políticas e procedimentos para evitar incidentes semelhantes no futuro.

Esta situação é completamente inaceitável e exige uma resposta adequada por parte do Airbnb.

Atenciosamente,

José Oliveira
José Oliveira está a aguardar resolução da marca