Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Carregamento passe andante

Em tratamento
Mariana Correia
Mariana Correia apresentou a reclamação
8 de abril 2024
No dia 1 de Abril desloquei-me à loja andante de Campanhã para levantar o meu passe andante que tinha solicitado online pela primeira vez. Procedi também ao carregamento, visando que não sabia bem como funcionava uma vez que era a primeira vez que lidava com este serviço, no entanto estava explícito no inquérito preenchido online as zonas pelas quais pretendia me deslocar.
A menina que me atendeu cobrou-me apenas 40€, ou seja, apenas para o metropolitano. Como eu não sabia que teria de pagar 50€ para também ter acesso à zona do Marco, procedi com a rotina normal.
Quando tentava validar o passe na estação de Vila Meã, dava-me sempre inválido, por isso perguntei ao funcionário que valida os passes e bilhetes dentro do comboio o que se passava, o qual me foi respondido que deveria ser erro do validador.
Passou-se uma semana assim e todos os funcionários dos comboios respondiam o mesmo e diziam que estava tudo bem.
Hoje, dia 08 de Abril, o funcionário do comboio esclareceu -me e explicou que teria de me dirigir à loja andante e incluir a zona de Marco, cobrou-me bilhete e assim segui viagem. Esta tarde dirigi -me à loja andante de Campanhã e pedi que fizessem o que me foi esclarecido de manhã e disseram-me que a meio do mês não era possível alterar e que só para o próximo mês é que dá para alterar aquando o carregamento mensal, por isso teria de pagar bilhete de comboio todos os dias.
Acho uma falta de profissionalismo não me terem esclarecido logo no dia que fiz o meu primeiro pagamento, uma vez que estava tudo explícito no inquérito online e eu avisei que não estava familiarizada com a situação e expliquei para que zonas queria me deslocar com o passe.
Espero ter a situação resolvida com mais brevidade possível.
Data de ocorrência: 1 de abril 2024
Andante
10 de abril 2024
Exma. Sr.ª D. Mariana Correia,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com o número interno 113108, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que depois da validação de uma assinatura mensal no período correspondente não é possível efetuar qualquer alteração de zonamento.

Mais esclarecemos que, podem ser alteradas as zonas de uma assinatura, desde que seja de valor igual ou superior e se, para o mês em questão, não existirem validações no cartão. Caso existam, apenas será possível efetuar qualquer alteração no carregamento da assinatura para o mês seguinte. É ainda responsabilidade do cliente a verificação de todos os dados inerentes à operação – mês, valor e zonamento – ainda durante o atendimento, por forma à correção imediata de algum erro.

No caso de V. Exa., ao efetuar o pedido do passe Andante online selecionou a opção Metropolitano, no entanto durante o atendimento na loja Andante foi-lhe esclarecido os limites de utilização deste passe, tendo sido aceite a emissão do mesmo nestas condições.

Neste sentido, lamentamos naturalmente o transtorno causado, mas não será possível aceder ao seu pedido.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através do número de telefone 226 158 151 ou através do e-mail cliente@andante.pt.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Linhandante
Andante
Andante está a aguardar resposta do utilizador