Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Cobranca e estorno constantes

Rogério Sousa
Rogério Sousa apresentou a reclamação
Bom dia.
Quase diariamente recebo notificações no meu cartão de crédito de valores debitados e estornados pela TIP.
Faz semanas que não utilizado o app.

Por que isso acontece?

Obrigado!
Data de ocorrência: 15 de março 2024
Andante
Exmo. Sr. Rogerio Silva,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 112347, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que no método de pagamento cartão de “crédito/débito”, antes de ser realizada a cobrança do valor total, são efetuadas cativações e descativações dos valores correspondentes às viagens realizadas.

Uma cativação é uma expressão associada ao saldo da conta bancária, que significa que existem valores cativos que se encontram reservados pelo banco para garantir a execução de uma operação ainda não terminada, ficando esse montante cativo até à liquidação da dívida.

Quando são gerados pedidos de cativação pela aplicação Anda para efetuar pagamentos, o dinheiro não sai imediatamente da conta de V. Exa., ficando em cativo durante alguns dias, até a cobrança ser efetivamente processada e o banco atualizar a informação contabilística.

As cativações são geralmente realizadas nos dias 7, 14, 21 e 27 de cada mês, sendo que cada operação é anulada a anterior (descativação), e criada uma nova cativação com o valor em dívida até à data do processamento. A cobrança do valor total é realizada entre o dia 3 e 5 do mês seguinte.

No caso em apreço V. Exa. utilizou a app Anda no dia 2 para realizar o trajeto entre Praça da Galiza até Mar Shopping Ikea (Z4 – 2,25€) e no dia 3 viajou entre a estação de metro Trindade e Casa da Música (Z2 – 1,40€), perfazendo um valor total de 3,75€ que será debitado da sua conta bancária no início do mês de abril.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08h00 e as 19h00 de segunda a sexta e as 09h00 e as 13h00 ao sábado, através do número de telefone 226 158 151 ou através do e-mail cliente@andante.pt.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Linhandante
Rogério Sousa
Rogério Sousa avaliou a marca
15 de março 2024

Apesar do funcionamento incomodo do app. A explicação foi bem detalhada e rápida. Obrigado.