ANSR
ANSR Marca Recomendada Marca do Mês
88.8
Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária
  • A ANSR quer melhorar a ligação com o cidadão.
    Diga-nos o que poderá não ter corrido tão bem e nós vamos fazer por esclarecer ou resolver o que estiver ao nosso alcance.

• 21 423 68 00
  • Avenida Casal de Cabanas, nº 1
    2734-507 Barcarena
  • portaldaqueixa@ansr.pt

ANSR - Reembolso de coima indevidamente cobrada

Inês Franco Inverno
Inês Inverno apresentou a reclamação
11 de março 2019

1- No dia 03/08/2017 foi indevidamente aberto o auto 130354325, por alegada contra-ordenação por falta de pagamento de parquímetro.

2- Acontece que detinha talão de parquímetro válido, conforme demonstrei em defesa apresentada no dia 08/08/2017 e na qual requeri a devolução de 100,00€.

3- Passou mais de um ano e sete meses sem ter sido notificada de qualquer decisão.

4- Nos termos do artigo 82° do C.P.A, requeri a prestação informação procedimental em 10/08/2018, à qual a ANSR estava obrigada a responder no prazo de 10 dias, não tendo porém respondido.

5- Os agentes da EMEL e a ANSR estão vinculados a atuar de acordo com os princípios da boa fé.

6- Segundo a Recomendação nº 3-A/2011 do Provedor de Justiça, os agentes da EMEL não devem levantar autos de contra-ordenação quando seja feita prova do pagamento do título de estacionamento, nos termos dos princípios da boa fé e da economia processual, tendo sido violada esta Recomendação no presente caso.

7- A inexistência de um procedimento especial, junto da ANSR,para resolução célere de casos de pagamento de coimas e taxas indevidas faz a ANSR incorrer no dever de dar uma resposta mais célere ao requerimento de defesa apresentados nestes casos, sob pena de prejudicar de forma prolongada e reiterada a esfera patrimonial e pessoal dos cidadãos.

8- Por tudo o supra exposto, a ANSR incorre em violação do princípio da boa fé e da economia processual.

9- Requer-se, assim, a devolução da quantia de 100,00€ indevidamente cobrada, acrescida de juros vencidos no valor de 6,41€ e juros vincendos até integral e efectivo pagamento.

Data de ocorrência: 11 de março 2019
ANSR
9 de abril 2021
Exma. Senhora Inês Inverno,

A ANSR apenas aderiu ao Portal da Queixa em 2021, mas estamos comprometidos em resolver todas as queixas que se encontram pendentes.

Nesse sentido, iremos entrar em contacto com V. Exa. através do nosso email portaldaqueixa@ansr.pt, e não através desta Plataforma, garantindo, assim, o estipulado no Regulamento Geral de Proteção de Dados.

ANSR - Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária
Ministério da Administração Interna