• 21 844 40 50
  • antral@antral.pt

ANTRAL - Ameaças de taxista

Ana Rodrigues apresentou a reclamação
9 de setembro 2020

Eu e o meu companheiro apanhámos um táxi no aeroporto. Pois precisávamos para nos dirigir até ao nosso carro. O taxista não gostou da distância e referiu que estava ali desde as 7h da manhã. O meu companheiro disse-lhe que se não quisesse podíamos pedir outro táxi. Mas ele disse para entrarmos.
Quando nos deixou no local a conta foi de quase 5€, quando se tivesse apanhado um uber seria de 2.50€. Quando saímos do carro e tirámos as malas, este taxista começou a ameaçar o meu companheiro. A dizer que ele havia de morrer com o rei na barriga, que nunca mais se iria esquecer da cara dele e que ainda haveria de o apanhar sozinho e que aí ele "ia ver". Ainda ficou a espera que saíssemos do parque onde estava o nosso carro. Ficámos sem perceber o porquê desta atitude.
Acho uma atitude deplorável para uma pessoa que apenas está a fazer o seu trabalho e que tem de lidar com pessoas. E ainda por cima um motorista no aeroporto. Ficámos assustados. Ser acolhido por alguém no seu carro e acabar desta maneira é no mínimo uma situação péssima.

Matrícula do taxista: 83 NH 21
Data de ocorrência: 9 de setembro 2020
ANTRAL
9 de setembro 2020

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Nestas circunstâncias, lamentando, profundamente, o ocorrido, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director
9 de setembro 2020
Acho que não é boa política não se responsabilizarem pelos motoristas.
Acho este caso gravíssimo.
E se for ao IMT terei de disponibilizar os meus dados pessoais. Inclusive morada. Como saberei se esta pessoa não terá acesso a isso ?
Como é lógico não quero que uma pessoa destas, capaz de fazer este tipo de ameaças quando ainda por cima foi pago pelo serviço, tenha acesso aos meus dados.
Aliás, já acho perigoso ele ter ficado a espera e nem sei se não tirou a nossa matricula.
Pedi o serviço de uber do carro até ao aeroporto, exatamente a mesma distância e sempre 5 estrelas e ainda por cima mais barato.
Assim é lógico que cada vez as pessoas prefiram utilizar Uber.
Ana Rodrigues avaliou a marca
28 de janeiro 2021

Não tomou qualquer tipo de atitude e ainda disseram que não se responsabilizavam pelo comportamento dos seus taxistas.