• 21 844 40 50

ANTRAL - Não comparecimento/falta de respeito

Joao Santos
Joao Santos apresentou a reclamação
4 de novembro 2017

Às 5h30 da manha, contactei a praça de taxis da praça da República de Viseu para pedir um táxi. Facultei a morada como sempre costumo fazer e pedi alguma celeridade uma vez que tinha autocarro às 6h. O taxista respondeu-me afirmativamente. Da minha casa à Praça são aproximadamente 10/15 min. Às 5h40 vejo um taxista no cimo da minha rua o qual pergunto se era o táxi que tinha pedido. Este respondeu-me negativamente e disse que no caso de ter pedido o melhor era aguardar (concordei, obviamente, por uma questão de respeito ao taxista que me atendeu).
Eram 6h e o taxista não tinha aparecido. Bastante incomodado e aborrecido resolvo ligar para o mesmo numero (da praça). Sou atendido pelo taxista que estava encarregue de me vir buscar, para o meu espanto. Mostrei toda a minha indignação por aquilo que se estava a passar à qual o taxista me respondeu, de uma forma relaxada, insolente, e com uma total falta de empatia, que não tinha saído sequer da praça. Não aceitei mais explicaçoes e desliguei o telefone. Acabei por perder o autocarro e o respectivo bilhete que tinha previamente comprado. Sou um cliente frequente deste servico, mas a partir deste episódio, estou seriamente a pensar se irei voltar a recorrer a este serviço. Estou bastante desiludido e entristecido com o que se passou hoje.

Data de ocorrência: 4 de novembro 2017
ANTRAL
6 de novembro 2017

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é a AMT (Autoridade da Mobilidade e dos Transportes), com sede no Palácio Coimbra, Rua de Santa Apolónia, 53, 1100-468 LISBOA (reclamacoes@amt-autoridade.pt).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Nestas circunstâncias, reitero o conselho para se dirigir à AMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director
Joao Santos
8 de novembro 2017
Agradeço a resposta e a atenção.

Melhores cumprimentos,
João Santos