• 21 844 40 50

ANTRAL - TAXI 840 Lisboa

Tiago Correia
Tiago Correia apresentou a reclamação
30 de julho 2017

Hoje, dia 30/07, por volta das 07:20, na Avenida Almirante Reis em Lisboa (zona da Alameda, sentido Martim Moniz - Areeiro), o condutor da viatura referida acima efectuou uma mudança para a via de transito em que eu me deslocava (mais à esquerda), sem sinalização nem razão aparente, obrigando-me a fazer uma travagem brusca e manobra perigosa para evitar o acidente. De modo a alertar o condutor que eu estava a circular naquela via e para evitar que a situação piorasse, recorri à sinalização sonora. A partir deste momento foi quando tudo descambou, o condutor da viatura ficou visivelmente ofendido. Após gesticular de dentro da mesma diversos gestos obscenos, procedeu em marcha-lenta, bloqueando com a sua viatura qualquer hipótese que eu tinha de efectuar uma ultrapassagem, chegando mesmo a travar bruscamente até parar o carro, numa tentativa de fraude de sinistro. Após isto, coloca-se novamente em marcha-lenta, à minha frente, continuando com os gestos obscenos.

Estas atitudes são inadmissíveis por parte de qualquer condutor e mais grave se torna quando se trata de um profissional de transporte de passageiros. O condutor põe em risco não só os outros utilizadores da via pública como o cliente que poderá estar a utilizar o serviço de transporte, para além de ajudar a denegrir a imagem dos taxistas numa altura "tão critica". O que este senhor fez foi pura provocação, uma atitude não digna de um profissional e como tal, não tem condições para transporte de passageiros.

Em anexo segue uma fotografia da viatura que consegui captar após a situação descrita, quando parado num semáforo.

Nota: Já foi efectuada reclamação junto da AMT

Data de ocorrência: 30 de julho 2017
ANTRAL
2 de agosto 2017

Pedindo desculpa pelo atraso, esclareço que as associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é a AMT (Autoridade Metropolitana de Transportes), com sede no Palácio Coimbra, Rua de Santa Apolónia, 53, 1100-468 LISBOA (reclamacoes@amt-autoridade.pt).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Como, nos táxis, não é obrigatória a existência do livro de reclamações, reitero o conselho para se dirigir à AMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos