Performance da Marca
16.0
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
16,1%
Tempo Médio de Resposta
4,2%
Taxa de Solução
15,3%
Média das Avaliações
25%
Taxa de Retenção de Clientes
23,3%
Ranking na categoria
Smartphones e Gadgets - Marcas
1 BQ 44.6
2 Oneplus 40.1
3 HTC 27.2
...
Apple16
Apple Portugal, Unipessoal Lda
  • 800 207 758
  • Avenida da Liberdade, Número 110
    1250-146 Lisboa
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Apple - Substitui iphone que foi para garantia por um recondicionado

Sem resolução
1/10
Luis Marques
Luis Marques apresentou a reclamação
31 de janeiro 2023
No inicio de 2021 adquiri um Iphone 11 novo (IMEI 35 201283 400193 4) numa loja Radio Popular, em novembro de 2022 a coluna começou a funcionar mal e dirigi-me á Radio Popular de Aveiro para ativar a garantia. Quando chegou da reparação achei estranho o telemóvel vir imaculado e na mesma caixa que o meu equipamento anterior, a Radio Popular informou-me que a Apple o tinha substituído por um equipamento novo (IMEI 35 449652 058976 5), na mesma semana recorri a garantia de novo devido a coluna ao que a Apple respondeu que o telemóvel não tinha problema nenhum. Antes de proceder à terceira reclamação dirigi-me a duas lojas que vendem equipamentos recondicionados e novos Apple (I Store do Fórum de Coimbra e à Worten Mobile do Alma Shopping) onde questionei se o equipamento era novo ou se já tinha sido usado visto que a Garantia Apple de um ano já tinha sido expirada o que não aconteceria se fosse novo, além de ter a confirmação destas duas lojas, pela internet pude confirmar que pelo número de modelo o telemóvel já foi usado e recondicionado. A marca agiu de má fé ao me substituir o equipamento por um usado e não me ter informado nem consultado.

A Apple alega que "A peça ou o produto de substituição, ou o Produto Apple reparado, encontra-se coberto pelo período de garantia restante do Produto Apple original ou durante noventa (90) dias após a data de substituição ou reparação, aplicando-se o período que proporcionar a cobertura de maior duração." (https://www.apple.com/legal/warranty/products/portugal-universal-warranty.html) ou seja se eu tiver uma avaria passado três meses a garantia da marca não cobre no entanto segundo o Decreto-Lei 84/2021 de 18 de outubro e o site da Direção Geral do Consumidor "Qual é o prazo de garantia do bem substituído?
O prazo de garantia do bem substituído é de 3 anos.
No caso de bens usados, o prazo de garantia poderá ser de 3 anos, ou de 18 meses no caso de
ter sido reduzido por acordo entre as partes." portanto se o meu equipamento foi substituído tenho direito a três meses ou a três anos?

A Apple não assume que é um equipamento recondicionado quando no seu site diz que uma das soluções é "Substituir o Produto Apple por um produto de substituição do mesmo modelo (ou, com o seu consentimento, um produto que tenha as mesmas funcionalidades ou substancialmente semelhantes ao produto original, por exemplo, um modelo diferente com as mesmas funcionalidades ou o mesmo modelo numa cor diferente) que seja novo ou composto por peças genuínas Apple novas e/ou utilizadas anteriormente e que tenha sido testado e aprovado relativamente aos requisitos funcionais da Apple (...)" um produto composto por peças novas e/ou usadas anteriormente significa que é um equipamento recondicionado.

Eu, cliente, não aceito um Iphone recondicionado quando paguei o valor total de um Iphone novo, se quisesse um telemóvel recondicionado teria optado por isso logo de inicio, se escolhi pagar o valor total de um Iphone exijo um Iphone novo e não um usado por outra/outras pessoas e provavelmente mais antigo que o meu.
Exijo o valor do mesmo.
Data de ocorrência: 11 de janeiro 2023
Luis Marques
1 de março 2023
Já passou um mês, aguardo que me resolvam a situação visto que não há desculpa pelo tratamento me dado pela marca.
Luis Marques
20 de março 2023
Neste momento estou a utilizar o equipamento a cerca de um mês.
O equipamento já se encontra lento e como se não bastasse tem imensas falhas nas chamadas.
Para um telemóvel supostamente novo está "ótimo", terei de recorrer novamente à garantia já que vocês não se responsabilizam pelo equipamento nem sequer respondem aos clientes.
Luis Marques
2 de maio 2023
O equipamento veio da reparação igual e não foi sequer identificado nenhum problema. Voltei a mandar para a garantia visto que não é normal um telemóvel "novo" estar lento. Pretendo uma solução.
Luis Marques
Luis Marques avaliou a marca
16 de julho 2023

Uma marca cara que não dá a devida assistência aos seus clientes, pagamos para ter a mesma assistência que teríamos numa loja de rua o que muitas vezes não acontece. Uma vergonha e uma maça podre.

Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários

Simplesmente uma vergonha, já vi vários relatos de má conduta por parte da apple.
Não faz sentido nenhum pagar tanto por um equipamento e não ter a palavra da marca.

Boa tarde. Desconhecia este tipo de comportamento por parte deles. Certamente a probabilidade de vir a adquirir um equipamento da marca acabou de diminuir muito.