16.0
3 HTC 27.2
Apple16
Apple Portugal, Unipessoal Lda
  • Avenida da Liberdade, Número 110

Apple - Substitui iphone que foi para garantia por um recondicionado

Luis Marques apresentou a reclamação
31 de janeiro 2023
No inicio de 2021 adquiri um Iphone 11 novo (IMEI 35 201283 400193 4) numa loja Radio Popular, em novembro de 2022 a coluna começou a funcionar mal e dirigi-me á Radio Popular de Aveiro para ativar a garantia. Quando chegou da reparação achei estranho o telemóvel vir imaculado e na mesma caixa que o meu equipamento anterior, a Radio Popular informou-me que a Apple o tinha substituído por um equipamento novo (IMEI 35 449652 058976 5), na mesma semana recorri a garantia de novo devido a coluna ao que a Apple respondeu que o telemóvel não tinha problema nenhum. Antes de proceder à terceira reclamação dirigi-me a duas lojas que vendem equipamentos recondicionados e novos Apple (I Store do Fórum de Coimbra e à Worten Mobile do Alma Shopping) onde questionei se o equipamento era novo ou se já tinha sido usado visto que a Garantia Apple de um ano já tinha sido expirada o que não aconteceria se fosse novo, além de ter a confirmação destas duas lojas, pela internet pude confirmar que pelo número de modelo o telemóvel já foi usado e recondicionado. A marca agiu de má fé ao me substituir o equipamento por um usado e não me ter informado nem consultado.

A Apple alega que "A peça ou o produto de substituição, ou o Produto Apple reparado, encontra-se coberto pelo período de garantia restante do Produto Apple original ou durante noventa (90) dias após a data de substituição ou reparação, aplicando-se o período que proporcionar a cobertura de maior duração." (https://www.apple.com/legal/warranty/products/portugal-universal-warranty.html) ou seja se eu tiver uma avaria passado três meses a garantia da marca não cobre no entanto segundo o Decreto-Lei 84/2021 de 18 de outubro e o site da Direção Geral do Consumidor "Qual é o prazo de garantia do bem substituído?
O prazo de garantia do bem substituído é de 3 anos.
No caso de bens usados, o prazo de garantia poderá ser de 3 anos, ou de 18 meses no caso de
ter sido reduzido por acordo entre as partes." portanto se o meu equipamento foi substituído tenho direito a três meses ou a três anos?

A Apple não assume que é um equipamento recondicionado quando no seu site diz que uma das soluções é "Substituir o Produto Apple por um produto de substituição do mesmo modelo (ou, com o seu consentimento, um produto que tenha as mesmas funcionalidades ou substancialmente semelhantes ao produto original, por exemplo, um modelo diferente com as mesmas funcionalidades ou o mesmo modelo numa cor diferente) que seja novo ou composto por peças genuínas Apple novas e/ou utilizadas anteriormente e que tenha sido testado e aprovado relativamente aos requisitos funcionais da Apple (...)" um produto composto por peças novas e/ou usadas anteriormente significa que é um equipamento recondicionado.

Eu, cliente, não aceito um Iphone recondicionado quando paguei o valor total de um Iphone novo, se quisesse um telemóvel recondicionado teria optado por isso logo de inicio, se escolhi pagar o valor total de um Iphone exijo um Iphone novo e não um usado por outra/outras pessoas e provavelmente mais antigo que o meu.
Exijo o valor do mesmo.
Data de ocorrência: 11 de janeiro 2023
1 de março 2023
Já passou um mês, aguardo que me resolvam a situação visto que não há desculpa pelo tratamento me dado pela marca.
20 de março 2023
Neste momento estou a utilizar o equipamento a cerca de um mês.
O equipamento já se encontra lento e como se não bastasse tem imensas falhas nas chamadas.
Para um telemóvel supostamente novo está "ótimo", terei de recorrer novamente à garantia já que vocês não se responsabilizam pelo equipamento nem sequer respondem aos clientes.
2 de maio 2023
O equipamento veio da reparação igual e não foi sequer identificado nenhum problema. Voltei a mandar para a garantia visto que não é normal um telemóvel "novo" estar lento. Pretendo uma solução.
Luis Marques avaliou a marca
16 de julho 2023

Uma marca cara que não dá a devida assistência aos seus clientes, pagamos para ter a mesma assistência que teríamos numa loja de rua o que muitas vezes não acontece. Uma vergonha e uma maça podre.

Simplesmente uma vergonha, já vi vários relatos de má conduta por parte da apple.
Não faz sentido nenhum pagar tanto por um equipamento e não ter a palavra da marca.

Boa tarde. Desconhecia este tipo de comportamento por parte deles. Certamente a probabilidade de vir a adquirir um equipamento da marca acabou de diminuir muito.