15.4

Aguarda resposta
Jorge Seguro Sanches
Jorge Sanches apresentou a reclamação
20 de abril 2024
No caso do produto Apple Watch e depois de ter comprado em 2018, o Séries 3, comprei em 2021 um Séries 6 Celular (na data de 23 de julho de 2021 e pelo valor de 463,41 euros) que funcionou bem até a alguns meses quando, de forma inexplicável a aplicação ECG (uma das principais razões que me levou a comprar o Séries 6) deixou de funcionar e registar os dados na aplicação saúde. Reportei esse facto à vossa assistência telefónica depois de várias tentativas para o vosso número de Portugal 800207983. Vim a perceber que a ligação entre a vossa assistência em Portugal e na Irlanda (onde funciona o apoio técnico a relógios e à aplicação saúde) não foi imediata. Ou seja, o acionamento de assistência em Portugal tem atrasos que não conhecia.
Relativamente ao Apple Watch, no início pensei que esse mau funcionamento pudesse ter a ver com alguma atualização de software. Mais tarde percebi que talvez não.
Depois de uma assistência por uma das vossas trabalhadoras, Dra Magali (que eu entendo elogiar pela sua atenção, disponibilidade, simpatia e competência) foi-me proposta a reparação do Apple Watch pelo valor de 441, 30 euros, ou seja um valor em tudo idêntico ao valor da sua aquisição ou de um Apple Watch novo (serie 9).
Confesso a minha perplexidade com a proposta, da qual entendo reclamar pelos seguintes motivos
A) As empresas não podem ser apenas vendedoras de equipamentos. São obrigadas a ter um serviço de assistência e a disponibilizá-lo, em termos aceitáveis, aos seus clientes. Não só por razões económicas, mas também ambientais, esta obrigação é mandatória.
B) O valor de reparação de um equipamento que funciona bem (com apenas o mau funcionamento da aplicação em causa) é praticamente igual ao valor da sua compra em julho de 2021, à cerca de dois anos e meio.
C) O valor de reparação de um equipamento que funciona bem (com apenas o mau funcionamento da aplicação) é praticamente igual ao valor de compra do equipamento que hoje a Apple vende em mercado (Apple Watch series 9 celular).
D) esta opção é ambientalmente incorreta e consumista não permitindo a boa utilização dos materiais -e na medida em que nem sequer há assistência técnica em todo o Portugal -situação que não é, de todo, publicitada em Portugal.
E) aceitando esta opção estaremos a facilitar e a esquecer todas as boas práticas de apoio aos consumidores. Recordo que a Apple não encaminha para qualquer peritagem para verificar se o mal funcionamento não será antes derivado de atualizações do software, recomendadas pela própria Apple, antes impondo o pagamento de um praticamente valor igual a compra de um equipamento novo e atual.

Para finalizar, se aceitasse esta proposta estava a pagar por um arranjo que pode ser mínimo, um valor de perda total do relógio – que hoje já não terá esse valor. Mesmo aceitando que pudesse ser feita a entrega de um equipamento novo (seria pelo valor desse mesmo equipamento, estando eu a entregar um relógio que – salvo a aplicação ECG- funciona bem. Ou seja:
Para reparar uma avaria, que até pode ser pequena, propõem-me o seguinte:
Pago o valor da reparação (cerca de 441 euros), entrego o relógio (custou cerca de 463 euros) e recebo o relógio reparado (que em retoma vale cerca de 200 euros) ou, em alternativa, recebo um relógio novo que vale cerca de 450 euros!!!
A irracionalidade da proposta, sendo aceite, levará a que para ter este relógio reparado pague mais do que aquilo que vale um dos modelos mais recentes!!!
Data de ocorrência: 8 de abril 2024
Jorge Seguro Sanches
Jorge Sanches está a aguardar resposta da marca