16.0
3 HTC 27.2
Apple16
Apple Portugal, Unipessoal Lda
  • Avenida da Liberdade, Número 110

Apple - Sucessivos problemas com equipamento novo dado ao abrigo da garantia com defeito

Pedro
Pedro apresentou a reclamação
27 de agosto 2018

Estou a escrever esta reclamação porque estou profundamente desapontado com a Apple e o seu suporte dado a um equipamento que me foi dado novo com defeito.

Comprei um iPhone X em Fevereiro de 2018, dois meses depois, em Abril, tive que levá-lo para reparar devido a um problema no ecrã onde aparecia e desaparecia aleatoriamente uma risca verde vertical no mesmo. O equipamento ficou uma semana no centro de reparação Ponto Sagres para "testes", um centro marcado como premium (já que em Portugal ainda não temos uma loja da Apple), eles não descobriram o problema e então entregaram o equipamento todo coberto com suor e residuos oleosos do manuseamento e ainda com a borda de aço inoxidável toda arranhada. Liguei para o suporte Apple, descrevi a situação e imediatamente me foi proposta uma troca de dispositivo para um novo, o que, para mim, me agaradou. Então, depois de 3 meses, Julho, novos problemas chegaram, novamente no ecrã, desta vez sendo toques aleatórios no mesmo que eu não fazia, ganhando o equipamento vida, por assim dizer. Mais uma vez, liguei para o suporte onde foram feitos alguns testes de diagnóstico pelo telefone e descobriram 3 problemas, então, levei o equipamento para outro centro de reparação autorizado da Apple (recomendado pelo suporte apple), numa Segunda-Feira à tarde e na manhã da seguinte Quarta-Feira recebi um telefonema a avisar que o dispositivo estava pronto e tinha sido trocado por um novo, (3º iPhone). Quando cheguei ao centro de reparação, iniciei a configuração do "novo" iPhone X, foi então que notei algo como uma "bolha de ar" no ecrã, ou seja, uma marca na forma de uma bola que limpando nunca desaparecia. Imediatamente pedi para o dispositivo fosse enviado de volta para devido ao defeito com que vinha. Sendo que me foi dado um "novo" iPhone X para substituir aquele com o problema dos toques no ecrã, e esse "novo" vinha com defeito também no ecrã, eu pensei que a empresa seria razoável o suficiente para me fornecer um novo equipamento, mas não, o equipamento chegou hoje ao centro de reparação e o que foi feito foi que trocaram o ecrã, bateria e altifalantes, perguntando-me eu porque haveriam de trocar também os altifalantes e bateria de um equipamento que me foi dado como sendo novo e foi imediatamente remetido para trás, residindo o maior problema de novo no ecrã, que mantém a marca redonda só que de mais difícil visibilidade e ainda com arranhões em todo o aro metálico à volta do dispositivo provocados pela troca do ecrã.

Isto é realmente doloroso, e para mim é ridículo o modo como todo esse problema foi resolvido. É um equipamento de cerca de 1200€, estamos a falar da empresa Apple, supostamente uma gigante que deveria manter uma qualidade de topo nos seus serviços, mas de facto isso não foi demonstrado. Gostava verdadeiramente de saber o que é feito ao Controlo de Qualidade destes equipamentos. De referir que nenhum dos telefones "novos" que me foram fornecidos vinham numa caixa embalados ou lacrados, foram-me sempre dados em mão já abertos e além disso são equipamentos recondicionados e não "Novos", como me foi sempre dito nas chamadas com o suporte Apple, onde devo ainda referir uma chamada efetuada onde ainda com um tom de gozo me perguntaram "Qual é o intuito da sua chamada, é que ainda não percebi" quando descrevi toda a situação de me terem dado um equipamento novo com defeito no ecrã.

Posto isto, gostaria que a Apple assumisse os erros, podem ver todos os problemas enumerados nas fotos anexadas e de facto a única solução que encontro é um equipamento novo lacrado em caixa ou um reembolso. É triste pagar tanto para um serviço tão mau e quase um problema novo todos os meses desde que adquiri o primeiro dispositivo.

Data de ocorrência: 27 de agosto 2018