87.7

April - Cancelamento apólice

Sónia Coutinho
Sónia Coutinho apresentou a reclamação
21 de outubro 2023
Contratei um seguro de vida para garantia hipotecária com a April, que iniciou a 11/09/2020.
A 11/07/2023 contactei a April para saber o que era necessário para não renovar o contrato. A 20/07/23 a April responde que procedeu ao cancelamento da apólice. Após mais alguns contactos, percebi que o contrato foi cancelado a 20/07, mas com data efeito a 10/07.
Como fiquei sem seguro de vida do nada, tive de pedir a reativação da apólice, de forma a ter seguro até 10/08, e enquanto contratava um seguro de vida em outra empresa.
No inicio de outubro, apercebi-me que a April fez mais 2 cobranças, referentes aos períodos de 11/08 a 10/09 e 11/09 a 10/10.
Contatei a April a explicar a situação e a pedir o reembolso das 2 cobranças, e a resposta foi que cancelaram a apólice! Após novo contacto, concordaram em devolver a cobrança do período de 11/09/ a 10/10, mas a anterior não, pois as cobranças são postecipadas. A 09/10, informei a April que esse seria o meu ultimo contacto, e que se não efetuassem a devolução das 2 mensalidades, iria avançar com uma reclamação. Até à data de hoje, não fui novamente contactada pela April, nem recebi qualquer reembolso.
Quando contactei a April em julho estava a cumprir o aviso prévio de 30 dias que o contrato requer. Seria aceitável, garantindo o acordo do cliente, manter o seguro até 10/08, fazer a cobrança correspondente, e só depois proceder ao cancelamento. É inaceitável cancelar o contrato com uma data passada, sem conhecimento prévio e acordo do cliente! Mais inaceitável é não dar essa informação. O cliente é que teve de andar atrás da April para perceber que estava sem seguro de vida. E quanto à reativação, em momento algum a April informou que depois de reativar a apólice, o cliente teria novamente de pedir o cancelamento, caso contrário continuariam com a apólice activa e a cobrar as mensalidades.

A April tem um péssimo serviço de apoio ao cliente, que face a questões muito concretas dá respostas pro-forma, que em nada respondem ou resolvem o problema do cliente. Uma simples não renovação de contrato deu um problema tão grande, com o qual tive de perder tanto tempo, por pura incompetência do serviço - não se compreende como cancelam um seguro hoje para uma data de 10 dias antes! E dizer que as cobranças são postecipadas não é justificação, é apenas a gestão interna. A April foi incapaz de assumir os erros e retificar a situação, obrigando a uma reclamação nas entidades competentes.
Data de ocorrência: 21 de outubro 2023
April
23 de outubro 2023
Estimada Sra. Sónia Coutinho,

Acusamos a receção do seu email, o qual mereceu a nossa melhor atenção.
No seguimento da conversa telefónica de hoje, reforçamos o nosso pedido de desculpas pela demora de resposta ao seu anterior email e, de acordo com o solicitado, confirmamos que procedemos à correção da data de término da sua apólice de Seguro de Vida Crédito, com o número 717024693, considerando o seu cancelamento a 10-08-2023.
Aproveitamos a oportunidade para informar que, nesta data, solicitámos aos nossos Serviços Financeiros a
liquidação do estorno do prémio no valor de 65,56€, o qual irá ser creditado, assim que possível, na conta bancária associada ao IBAN registado na apólice acima indicada.
Ainda de referir que irá receber, via CTT, a comunicação, por escrito, do término da sua apólice de seguro,
comunicação essa que seguirá igualmente para a Entidade Financeira associada à mesma apólice.

Caso necessite de algum esclarecimento adicional, por favor contacte a nossa Área de Cliente através da Linha APRIL
808 300 123 | 213 433 362, disponível das 9h às 13h e das 14h às 17h, todos os dias úteis, ou do e-mail
areadecliente@april-portugal.pt.
A Equipa APRIL ao seu dispor,
Sónia Coutinho
Sónia Coutinho avaliou a marca
30 de outubro 2023

Após a reclamação, a April foi muito célere a resolver. Pena o tempo que perdi a tentar explicar e resolver pelos meios que a April coloca à disposição dos seus clientes, sem qualquer sucesso.