48.1

AT Informática - Não fazem reembolso de valor de peça devolvida

João Nascimento
João Nascimento apresentou a reclamação
20 de abril 2020
No dia 28-02 recebi a resposta por mail a um pedido de cotação da peça com a referência 5859EL2001A. Deram-me uma cotação de 29€ + IVA (35,67€) para uma peça com a descrição "Pump Assembly,Drain"
Confirmei por mail no dia 02-03 a encomenda para levantar em mão na loja do Parque das Nações.
No dia 06-03 recebi a informação de que a encomenda estava disponível na loja com o nº de encomenda 22001717. Indicava a referência AHA74073801. Levantei a peça nesse mesmo dia.
Ao tentar instalar, é notório que a peça não é a indicada, apesar de ser a indicada como substituta da que requeri inicialmente. Era possível adaptar, mas de uma maneira um bocado tosca. Da consulta no site, havia uma outra referência que substitui a original, (AHA33538701) e que, pelas imagens, era a correcta. O preço desta referência é de 22,48€. Fiz a encomenda dessa e enviei um mail para saber como proceder à devolução.
À falta de resposta, liguei e disseram que era só levar a peça ao balcão para fazer a devolução.
Assim, quando recebi a indicação de que a encomenda feita no site estava disponível (encomenda 22001999), dirigi-me à loja com a intenção de levantar a mesma, fazer a devolução da anterior (22001717) e receber a diferença (13,19€).
A senhora da loja estranhou o procedimento de devolução e informou-me que não podia fazer a devolução, ficando com o IBAN para que o reembolso fosse feito mais tarde. Entretanto a peça que foi fornecida foi a mesma referência (AHA74073801) da que devolvi. Mas aceitei que a correcta já estaria descontinuada e teria de adaptar esta.
Entretanto ao tentar instalar a peça, verificou-se que não funcionava. Fiz a reclamação e (a custo) lá me fizeram a troca. Esta gerou a encomenda (22002153). A troca foi feita e ficou OK.
À falta do reembolso contactei telefonicamente a ATInformática e fui atendido pela Sra. (*) no dia 27-03 que consultou o processo e confirmou, por mail, o valor da devolução de 13,19€ (dito pela própria. Até à altura referi sempre "cerca de 13€"). Pediu o IBAN, o que enviei.
Foi dito que iria ser feito na segunda-feira seguinte, o que não aconteceu.
Desde então tenho enviado mails quase diários, que sei que são lidos, e que não são respondidos.
A única resposta foi da Sra. (*) (a mesma que confirmou o valor) a indicar que o valor da peça devolvida e da recebida eram iguais, pelo que não tinha lugar a reembolso. Esta confundiu a encomenda da peça que estava avariada com a sua substituta.
Enviei um mail com provas exaustivas de que não era aquela encomenda que estava em causa. Sem respostas. Mesmo com mails quase diários e que são lidos.
Na semana passada contactei telefonicamente e disseram que a Sra. (*) me ia ligar. Ainda estou à espera.
A falta de respostas e contactos prometidos e não efectuados, noutras situações são sinais de burla... Por isso classifico este caso como tal.
Data de ocorrência: 20 de abril 2020
João Nascimento
João Nascimento avaliou a marca
22 de abril 2020

Sugiro uma melhor atenção ao cliente. É dos livros que, custa muito menos manter um cliente do recuperá-lo...