12.6

Audax Energia - Alteração dos preços de energia contratuais sem aviso prévio

Em tratamento
Acácio Luís apresentou a reclamação
6 de setembro 2023
Em Maio de 2023, fiz contratos com a Audax, para fornecimento de energia elétrica. o preço era de 0,08€ kw/h, sendo o contrato válido por um ano. qual não foi a surpresa quando a partir de 1 de julho de 2023, sem qualquer comunicação por parte da Audax, foi alterado o preço para 0,165€ kw/h.
Analisando o contrato que assinei, o mesmo refere numa alínea que qualquer alteração ao preço deverá obrigatoriamente ser comunicado por escrito pela Audax com pelo menos 45 dias de antecedência, podendo o cliente se quiser rescindir o contrato.
Contactei a Audax, que me informou que os aumentos aplicados se devem a aumentos da ERSE, e não aumentos da Audax, que a alínea que se refere o contrato não se enquadra neste contexto.
Lamentavelmente, a Audax cria contratos que nada beneficiam os clientes, ou seja enganosos, uma vez que atualmente poderia mudar para fornecedor de energia + barata, se o contrato fosse respeitado, uma vez que me aumentaram os preços para o dobro sem qualquer aviso. agora pergunto, onde está o respeito pelo consumidor? como posso futuramente fazer um contrato semelhante sem ser enganado?
Data de ocorrência: 4 de setembro 2023
21 de setembro 2023
Estimado Cliente,
Informamos que a 14-09-2023, foram prestados os esclarecimentos referentes ao seu contacto registado no Portal da Queixa com o nº 98723223.
Permanecemos disponíveis para qualquer esclarecimento que considere relevante e necessário.

19 de outubro 2023
Como consumidor, quando assinei contratos com a Audax, com a duração de 1 ano, seriam exatamente para prevenir que não haveria surpresas na alteração de preços, ou seja MANTER O PREÇO PELO PRAZO ESTABELECIDO, foi por isso que mudei de fornecedor. No contrato que assinei refere que o contrato que assinei poderá ser modificado durante a sua vigência pela Audax, devendo a Audax comunicar ao cliente ou consumidor, por escrito, não inferior a quarenta e cinco dias, sobre a data que em que se aplicarão os novos preços, podendo o cliente rescindir o contrato se assim o entende-se. NÃO FUI INFORMADO DE QUALQUER AUMENTO.
O que me diz a Audax, é que esta clausula não se aplica neste contexto, que os aumentos de preço foram da ERSE.
Não estou de acordo, esta clausula do contrato não refere isso. Obviamente nunca iria assinar um contrato que me está a obrigar a pagar um preço estipulado por alguém sem meu consentimento. principalmente porque existem no mercado muito melhores ofertas e sem qualquer prazo de contrato obrigatório. Pretendo denunciar o contrato sem penalizações e a devolução dos valores cobrados acima dos preços contratados.
29 de outubro 2023
Continua a situação, nada é alterado por parte do fornecedor de energia, nada me é respondido á reclamação, são me apresentadas faturas continuamente, que tenho que pagar pois não posso ficar sem energia elétrica. É lamentável o consumidor ser tratado desta forma pela AUDAX.
12 de dezembro 2023
Estimado Cliente,
Informamos que a 12/12/2023, foram prestados os esclarecimentos referentes ao seu contacto registado no Portal da Queixa com o nº 98723223.

10 de janeiro 2024
Exs, Srs, representantes da empresa AUDAX,
Os esclarecimentos que os Srs dizem que me foram prestados, resumem-se a nada, fiz um contrato, que para mim foi sério, comprometerem-se a vender energia a um preço estipulado por um período, e eu a compra-la pelo mesmo período. o que os Srs fizeram foi passado um mês do inicio do contrato aumentar o preço da energia. Eu como consumidor não tenho que saber quais são os vossos encargos, não tenho que pagar por eles. Um contrato é um contrato, sem letras miudinhas enganosas. O que me estão a fazer é a obrigar-me a pagar o que os Srs bem entendem. NÃO FOI ISTO QUE NEGOCIEI CONVOSCO - UM CONTATO É UM CONTRATO.
Os meses vão passando e eu pagando centenas de euros a mais do em qualquer outra empresa de venda de energia. Sinto-me muito triste e enganado. Pretendo rescindir contrato convosco, já o solicitei, não obtive resposta.
11 de janeiro 2024
Estimado Cliente,
Informamos que a 11/01/2024, foi reaberto o pedido de analise o assunto exposto no seu contacto registado no Portal da Queixa com o nº 98723223.

Esperamos responder em breve ao solicitado.

11 de janeiro 2024
Ex, Srs, Representantes da empresa AUDAX,
Eu não pretendo FICAR Á ESPERA DA V/ ANÁLISE, a passar o tempo e a pagar faturas, fiz contrato com a AUDAX, por prazo de um ano a 0,08€/kw, UM CONTRATO É UM CONTRATO, o preço apresentado é para manter ATÉ AO FIM DO CONTRATO, por isso se chama CONTRATO.
Mudei sete pontos de entrega (CPE), para a AUDAX, com a garantia de preço fixo. Já percebi que as faturas a partir de 1 de Janeiro trazem aumentos, estão-me a cobrar o kw/h a 0.214€ e a potencia CONTRATADA com preço fixo que era de de 0,376 €/ dia passou para 0,452 €/dia.
Eu não vou ficar nesta situação, JÁ PEDI E EXIJO RESCISÃO DO CONTRATO, SEM QUALQUER PENALIZAÇÃO, ASSIM COMO A DEVOLUÇÃO DOS VALORES COBRADOS INDEVIDAMENTE.
RESOVAM-ME ESTE ASSUNTO IMEDIATAMENTE, não posso suportar estes custos
28 de janeiro 2024
Ex, Srs, Representantes da AUDAX
Mais uma vez, vimo apelar aos senhores representantes da marca AUDAX, que respeitem o contrato que assinamos.
Pretendemos rescindir contrato com a AUDAX SEM CUSTOS OU PENALIZAÇÕES, URGENTE, pois não podemos suportar estes aumentos absurdos cobrados pela AUDAX.
Somos ainda a pedir a devolução dos valores cobrados indevidamente pela AUDAX.
22 de fevereiro 2024
Estimado Cliente,
Informamos que a 22/02/2024, enviamos resposta sobre o assunto exposto no seu contacto registado no Portal da Queixa com o nº 98723223.

Esperamos responder em breve ao solicitado.

Audax Energia
Audax Energia está a aguardar resposta do utilizador