• Rua Quinta Do Paizinho 8
  • contacto@auto1.com

AUTO1.com - Viatura com danos não referidos

Carlos Lemos apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2024
Comprei na data de 05/02/2024 a viatura de referência EM93924.

O anúncio relatava a viatura estar em bom estado mecânico, alguns danos de chapa (zonas queimadas, repintadas e alguns arranhões), pneus em bom estado, em bom estado geral no fundo.
Fui levantar a viatura no dia 12/02/2024, onde a primeira frase que a senhora que me atendeu disse foi "Ainda bem que veio mais cedo, assim posso-me ir embora, devia de ser proibido trabalhar neste dia".
Mal me aproximo do carro apercebo-me de vários pontos que não estavam bem e não estavam relatados:
-Pneus da frente com imenso desgaste;
-Espelho do lado do condutor partido;
-Um ponto de ferrugem grande visível a olho nu no tejadilho junto ao para-brisas;
-Ao abrir o capô fico com o manipulo na mão;
-Vidro da porta do passageiro a fazer imenso barulho;
-O motor custou imenso a pegar, aliás, nem pegou a primeira;
-Luz da resistência acesa no quadrante juntamente com um aviso para trocar as velas;
-Viatura a tremer bastante ao relantim.
No meio disto tudo demonstrei a minha insatisfação para com a senhora no que ela se mostrou nada disponível para ajudar, apenas queria ir embora dali.

Saio com o carro do recinto de recolha e sentia que o mesmo não tinha a força que devia e estava a fazer fumo em andamento.
Como já estava a perceber que não estava tudo bem, fui em direção a oficina do meu mecânico.
Ao fim de 52km, acende-me a luz do óleo o carro entra em safe e perde a força por completo, acende a luz do motor, o carro desliga-se e o motor fica acelerado. Engatei logo a sexta mudança para o mandar abaixo e encostei. Olho pelo retrovisor e deixei um rasto de fumo branco que saiu pelo escape.
Quando encosto a viatura reparo que a mesma não tinha óleo, foi tudo consumido no espaço de 52km.
Fui de reboque para a oficina e o meu mecânico faz um diagnóstico e vê que o motor tem pouca pressão de óleo e partiu o turbo. Solução: meter um motor novo.

Ou seja, venderam me um veículo com danos não salientados no anúncio e todos eles bastante visíveis, tanto os de chapa como os pneus e assim como os mecânicos (era impossível não ver que o carro fazia fumo) visto que até uma luz acesa no quadrante tinha e nada disto estava relatado no anúncio.

Isto traduz-se num orçamento de mecânica e pintura no valor de 1.997,36€ + IVA e um orçamento de pneus no valor de 115,86€ + IVA.

Fiz a reclamação onde me foi solicitado vídeos e provas de tudo, assim como orçamentos para o arranjo. Tratei com toda a prontidão de arranjar os orçamentos e fazer os vídeos conforme pediram.
A decisão tomada foi a seguinte: um bónus de 250€.

Ou seja, foi me vendida uma viatura que em danos não referidos a reparação ascende a 2.113,22€ + IVA e a decisão que tomam é oferecer um bónus de 250€?

Erros acontecem e eu compreendo isso, agora perante a solução que me apresentam como é que querem que eu continue a ser cliente? Significa que de cada vez que houver um erro da vossa parte que me causa uma despesa absurda e faz o negócio perder todo o sentido a solução vai passar por oferecer um bónus de 250€?

É vergonhoso a solução que dão para uma situação destas e a única coisa que eu peço é que a mesma seja resolvida da forma mais séria e com o máximo de celeridade possível.

E saliento que no meio desta situação toda o meu gestor tem sido completamente impecável comigo e ajudou sempre em tudo o que pode, quanto a ele tenho zero razão de queixa porque mesmo ele não tendo culpa de nada nesta situação continuou-me sempre a ajudar e a apoiar, só lhe tenho a agradecer.

Peço que por favor revejam esta situação e possamos chegar a uma solução.

Atentamente,
Data de ocorrência: 19 de fevereiro 2024
20 de fevereiro 2024
Caro Cliente,

Informamos que como é de conhecimento geral, os Centros Logísticos não pertencem à AUTO1 são parcerias entre empresas. Neste sentido, foge do nosso controlo o modo como a colaboradora do Centro Logístico se dirigiu a si, pelo que iremos reportar este caso a quem de direito para que não se volte a repetir.

Neste sentido, solicitamos que quando ocorre estas situações sejam reportadas à AUTO1 de imediato para que possamos tomar medidas internas e identificar o colaborador, por favor.

Relativamente, à avaliação de reclamação do estado do motor. Pelos Termos & Condições da AUTO1, viaturas com mais de 10 anos e/ou com a quilometragem acima de 150.000 (km) estão excluídas de reclamações (motores e sistemas de transmissão).

Sobre os restantes danos mencionados, foram avaliados e, compensaram com 250€ (em bónus) para ser utilizado numa próxima compra.

20 de fevereiro 2024
Ou seja, vendem uma viatura com danos de motor não referidos e uma luz no quadrante acesa também não referido e depois não se responsabilizam pelos danos?
Muito bem de certo dá muita confiança trabalhar com vocês, não reportam danos nos carros e não assumem a responsabilidade no final.
Muito obrigado pelo esclarecimento.
21 de fevereiro 2024
Caro Cliente,

Informamos que conforme o anúncio, a viatura não apresentava qualquer luz acesa, pelo que, este problema poderá ter ocorrido após a avaliação da mesma.

Como referido na resposta anteriormente enviada, quaisquer problemas que surjam em motores e sistemas de transmissão de viaturas com mais de 10 anos e/ou 150.000 KM estão excluídos de reclamações pelos Termos & Condições da AUTO1.

23 de fevereiro 2024
Ok com o motor não assumem a responsabilidade de terem vendido uma viatura com danos mecânicos visíveis a olho nu, e os danos de chapa não referidos?
Aquele ponto de ferrugem no tejadilho bastante visível a olho nu?
Vai tudo resolvido pelo bónus de 250€ que para ter direito a ele obriga-me a gastar mais pelo menos 3.000€ com vocês, quando vocês são extremamente eficazes a resolver problemas correto?
Muito bem bastante esclarecido.
Não precisam de voltar a tentar meter a situação como resolvida que isto não está resolvido ainda.
25 de fevereiro 2024
Caro cliente,

Quando começou a trabalhar com a AUTO1.com, foi-lhe apresentado os nosso Termos & Condições, com os quais concordou.

Os nossos Termos & Condições são bastante claro, indicando que quaisquer problemas que surjam em motores e sistemas de transmissão de viaturas com mais de 10 anos e/ou 150.000 KM estão excluídos de reclamações.