4.8

Automóveis do Mondego - Fui enganado pelo vendedor

André Filipe
André Filipe apresentou a reclamação
21 de março 2018

Venho por este meio reclamar o atendimento prestado nas instalações referidas em cima, de uma situação referente a Outubro de 2016 que se arrastou até ao dia de hoje.
No passado dia 15 de Outubro de 2016 dirigi-me às instalações do grupo de Automóveis do Mondego em Castelo Branco onde decorria a campanha '48h Peugeot', a fim de fazer negócio numa viatura nova. Fui atendido por um Senhor cujo nome posso mencionar, se assim for necessário, que me lecionou todas as viaturas que estavam incluídas, assim como os seus detalhes, recorrendo de um ficheiro no computador.
Uma vez que a viatura que me despertou interesse, estava fisicamente localizada no Stand de Coimbra, não podia ver o que estava a comprar, como tal, recorremos a alguns veículos idênticos presentes no Stand para ter uma ideia mais detalhada acerca da Cor, Extras do veículo, e funcionamento do mesmo.
O meu interesse debatia-se numa carrinha marca ‘Peugeot’, modelo ‘308sw’, versão ‘Style’ com o motor de 1560cc (120cv) – diesel, e caixa manual de 6 velocidades, e após analisar algumas viaturas idênticas, decidi fechar negócio numa carrinha com as seguintes características (indicadas pelo vendedor), e paço a citar:
Carrinha Peugeot 308 SW de 2016, Versão Style.
Estado: Nova
Quilómetros: 4
Motor: Cilindrada - 1560cc, 120CV – Diesel.
Cor: Cinza Artense.
Extras: ‘Pack Tech’ + ‘Pack Sport’ + ‘Jante 17” Ruby’.
Por volta das dez horas da manhã já se tinha tratado de toda a papelada que envolve a compra de um veículo, e ficou combinado eu levantar a mesma no Stand de Coimbra no fim de semana que se seguia, contudo recebi uma chamada do vendedor por volta do meio-dia e meia que me deixou aborrecido.

O vendedor ligou a informar que a carrinha que eu tinha adquirido á cerca de 2h atrás, afinal não tinha o ‘Pack Sport’ nem a ‘Jante 17” Ruby’, e admitiu ter sido um erro do mesmo ao consultar a informação presente no computador, contudo no papel preenchido/assinado no ato da compra (10h da manhã) escreveu apenas o ‘Pack Tech’, alegando que os outros extras não eram necessários descrever no documento, o que é bastante suspeito só por si.
Acontece que quando eu comprei a carrinha o que me atraiu foi o preço e os extras que a mesma tinha, preço esse que a concorrência não conseguia praticar, e me levou por sua vez a adquiri-la nos Automóveis do Mondego. Desloquei-me novamente ao Stand, onde o vendedor me explicou o erro, e tentou chegar a um acordo, isto porque se eu opta-se em rescindir o negócio (que estava no meu direito, era a segunda vez que esta situação se repetia com o vendedor em questão, no espaço de 1 mês, só mudava a matricula da viatura.), o vendedor teria de assumir a responsabilidade e adquiri-la ele mesmo, porque a carrinha havia ter sido dada como vendida na base de dados da empresa e não havia como voltar atrás nesse processo. Isto implicava o vendedor adquirir pessoalmente a carrinha e decidir depois o que fazer com a mesma.
Isto foi-me transmitido pelo vendedor.
O mesmo apelando ao meu bom senso, sugeriu colocar-se o ‘Pack Sport’ depois, onde eu pagaria metade do valor e o vendedor a outra metade, e uma vez que o mesmo frisou que quanto as jantes conseguia fazer com que as minhas fossem trocadas por umas ‘Ruby 17”’ de outro veículo sem custo, eu aceitei a proposta, para não dificultar a vida a ninguém.
Quanto ao ‘Pack Sport’ foi-me apenas instalado o friso de escapes fictício no para-choques traseiro do veículo, quando o mesmo inclui embaladeiras, pedais, entre outros. A instalação ocorreu alguns meses depois, onde de seguida me foi apresentada uma fatura exorbitante, e ainda me foi proibido ficar com o antigo ao qual eu tinha direito, uma vez que tinha pago pelos 2. A indicação que me foi transmitida, foi que o mesmo tinha sido enviado de volta, a fim de tornar a instalação do novo mais em conta, sem que me tivesse sido pedido qualquer tipo de opinião/autorização.
Na fatura que me foi passada, com contribuinte, consta o material instalado, e em forma de ‘descontos’ o que o vendedor pagou, contudo nunca vi a fatura mesmo, sendo que numa discussão acabou por se afirmar que pagou cerca de cem euros no para-choques, quando eu paguei um pouco mais de duzentos.
O que me leva hoje a escrever esta carta de reclamação com todo este detalhe, e passado quase um ano e meio, é a falta soluções e de certo modo de respeito também, apresentadas pelo vendedor e pela chefia direta do mesmo. Após me ter deslocado ao Stand inúmeras vezes no decorrer do ano de 2017, o vendedor apresentou me sempre uma história, alegando ainda não ter conseguido solução para as Jantes Ruby 17”, descartando sempre a responsabilidade, e falando num tom mais agressivo e mal-educado. Com o tempo a passar e a situação por resolver, tentei entrar em contacto com a administração que encaminhou a situação para o Chefe de vendas de Castelo Branco, o qual mostrou imediato interesse em resolver a situação, acabando por nunca ter tomado qualquer iniciativa para tal, descartando também o problema. Já tentei por várias vezes falar diretamente com a Direção dos Automóveis do Mondego mas tal nunca me foi permitido, deixando assim esta situação arrastar-se.
Com isto posso concluir que fui enganado pelo vendedor no ato da compra, e que nem o vendedor nem a chefia quer acartar com as responsabilidades, deixando o problema para o cliente.

Para concluir, comprei um veículo em finais de 2016, que desde o início me deixou descontente pelas abordagens que foram tomadas para resolver os problemas criados pelo vendedor, algumas delas, onde eu não me pude sequer prenunciar, e passado um ano e meio, ainda estou á espera de uma solução para as Jantes pelas quais eu supostamente paguei, isto mostra por parte da empresa, uma completa falta de respeito pelos clientes que confiam na mesma, assim como uma falta de profissionalismo, o que me deixa muito reticente acerca da mesma. Procuro com esta reclamação arranjar uma solução para o meu problema.

Data de ocorrência: 21 de março 2018
André Filipe
André Filipe avaliou a marca
10 de outubro 2023

Passado todo este tempo, mantem-se tudo igual. Conclusão, NUNCA comprem nos automoveis do mondego :)