Axpo Portugal Marca Recomendada
Axpo Energía Portugal, Unipessoal Lda.
  • A Axpo é o maior produtor suíço de energia renovável e líder internacional no comércio e comercialização de energia solar e eólica. Na Axpo Iberia desenvolvemos produtos e serviços energéticos inovadores adaptados às necessidades específicas dos nossos clientes, desde pequenas, médias e grandes empresas a produtores e investidores de energia.

• Av. José Malhoa nº 27 8º piso
  • clientes@axpoportugal.pt

Axpo Portugal - Fatura com valores muito diferentes do proposto

Mario Silva apresentou a reclamação
1 de junho 2020
Exmºs Senhores

1. Recebi hoje 24-05-2020 a vossa primeira factura de electricidade, isto é 4 dias depois do inicio do fornecimento feito em 20-05-2020.

2. O acesso à vossa APP só foi concluído 2 dias depois ou seja em 22-05-2020.

3. Fico espantado como já me enviaram a factura com 42 dias de consumos e ainda por cima com dados estimados, E SEM VALORES, ISTO É, SEM DADOS DO CONTADOR DE INICIO DE CONTAGEM NEM DE FIM DE CONTAGEM, LEMBRARAM SE DE FATURAR X SEM SUPORTE ALGUM. E ALEM DO MAIS NÃO ERA POSSÍVEL ENVIAR AS LEITURAS DO CONTADOR POIS A VOSSA APP SÓ FICOU ACTIVA DEPOIS DE EMITIDA A FATURA.

4. OS VALORES DA FATURA NÃO ESTÃO DE ACORDO COM OS VALORES PROPOSTOS, através de uma simulação que me foi enviada em 26-03-2020 por Dalila Lourenço e por Estefânia Matias. Esta simulação foi efectuada com base numa factura que enviei e apresentava valores muito mais baixos que motivaram a minha adesão aos vossos serviços, fazia ainda uma comparação dos valores pagos com a EDP Comercial e os valores caso os consumos fossem pagos através da AXPO.
ESTE EMAIL COM A SIMULAÇÃO VAI TAMBÉM SER ENVIADO EM ANEXO E COMO PODEM VERIFICAR PARA OS MESMOS CONSUMOS DA FATURA ATUAL OS VALORES SÃO TOTALMENTE DIFERENTES PARA MENOS, DEIXANDO EM EVIDENCIA POUPANÇA DE 55,92%.
Esta email com a simulação, traz em anexo um documento em PDF com mais tabelas e assinado pelos Senhores José Luis Novo e José Ignácio Ortiz, que o suportam.

ESTAMOS ASSIM PERANTE UMA BURLA POIS OS VALORES FATURADOS NÃO ESTÃO DE ACORDO COM OS VALORES PROPOSTOS.
Data de ocorrência: 1 de junho 2020
3 de julho 2020
Estimado cliente,

referimos que a sua reclamação foi respondida novamente no dia 17/06/2020 e pelo exposto, entendemos que todos os esclarecimentos foram prestados às questões apresentadas.

Agradecemos o seu contacto e lembramos que estamos ao dispor para qualquer aclaração adicional através do telefone 800 834 013 (Dias úteis: 9h-18h - chamada gratuita) e do e-mail clientes@axpo.com.

9 de julho 2020
Os senhores continuam a tentar desviar a atenção do principal problema... só os senhores é que estão aqui com meias verdades, pois o que se passa é mesmo uma burla. Reconhecem agora que houve um erro, no entanto esse erro foi motivador da minha adesão, pois caso os valores reais me tivessem sido propostos nunca teria assinado o contrato, nem mudado de fornecedor. Também presumo terá sido por erro que não me informaram de que o contrato assinado implicaria uma permanência de dois anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Como deve saber o contrato foi "assinado" virtualmente neste período de pandemia e presume-se que estava perante uma empresa idónea e que respeitasse o que foi proposto. Já que a manobra utilizada separando os valores de custo das redes de transporte é muito baixo....este custo não aparece em separado na proposta efectuada nem na fatura da EDP sobre a qual incidiu a simulação...e também não fomos informados de que acrescia este custo ou que fosse faturado em separado. O facto do contrato ter uma fidelização de 2 anos
que nunca foi comunicado é outro aspecto da má conduta comercial destes senhores. Dado que este tipo de problemas só me faz perder tempo que me é precioso, trocas sucessivas de fornecedores não levam a lado nenhum e para não avançar para resolução judicial, agradecia que retirassem o período de fidelização e de obrigatoriedade de facturação mínima de x, pois também nada disto me foi comunicado nem em conversa com os comerciais nem na proposta apresentada.
A AXPO segundo parece está a ser prejudicada por tabela pois o problema parece ter origem na empresa ENON e nos seus funcionários. Agradeço assim que no mínimo respeitem a minha solicitação pois com certeza a continuação desta novela que já vai nalguns milhares de visualizações, com algum empenho atingirá as centenas de milhares pois estas situações não podem existir ou no mínimo devem ser corrigidas.
Estimado cliente,

referimos que a sua reclamação foi respondida novamente hoje (17/07/2020) a través da incidência RI20033474, onde reforçamos a informação jáfacilitada pelo seu agente comercial de que a simulação efetuada era apenas ilustrativa e não tinha qualquer valor vinculativo. Porém, com a finalidade de evitar constrangimentos, informamos que desde Axpo disponibilizamos a possibilidade de solicitar a rescisão antecipada do seu contrato, livre de penalização.

Pelo exposto, entendemos que todos os esclarecimentos foram prestados às questões apresentadas, que recebeu a nossa melhor atenção.

Estamos ao dispor para qualquer aclaração adicional,

17 de julho 2020
Exmos Senhores, recebi os vossos e-mails fico contente com a tomada de posição, uma vez que demonstraram uma politica de atenção ao consumidor, pelo que, apesar dos incidentes que foram assumidos e justificados e dado que me permitem a rescisão a todo o tempo sem qualquer penalização terei muito gosto em continuar a trabalhar com a AXPO, encerrarei assim esta reclamação e divulgarei a positiva politica de atenção ao cliente por parte da AXPO.
Cumprimentos
Mário Silva
Estimado cliente,

lamentamos novamente os contragimentos que possam ter sido ocasionados e agradecemos a sua confiança.

Tenha um bom dia.

Melhores cumprimentos,
Mario Silva avaliou a marca
17 de julho 2020

Politica de atenção ao cliente positiva.

É lamentável que se coloque queixas com meias verdades e usem de forma abusiva a palavra "burla".

A bem da verdade segue o email que foi enviado ao cliente e onde relata os factos de verdade.
Para além disso o cliente no antigo fornecedor pagaria de energia 297,30 euros e pagou com a Axpo 267,93 euros, são menos 29,37%, 10% a menos e a manter o nível de consumos 352,44 euros por ano. Um bom ganho para 5 minutos dispensados a assinar um doc.
O cliente não atende o telefone, não devolve a chamada nem respondeu ao email. Também comentou com a minha colega que já do antigo fornecedor apresentou queixa e que depois baixaram o preço.

"Exmo. Senhor Mário Silva,

Sou o responsável da empresa Enon representada nesta negociação pelas minhas colegas Estefânia Matias e Dalila Lourenço.

Escrevo este email porque a minha colega tentou com insistência tentar chegar à fala consigo para nos reunirmos, mas sem sucesso.

Fiquei surpreendido ao ver a reclamação no Portal Da Queixa porque a minha colega já falou consigo e julgamos que vigorando o bom senso, tudo teria ficado resolvido.

De facto na simulação comparativa que a minha colega elaborou tem um erro, não considerou o custo das redes de transporte, daí o preço ter dado uma diferença tão grande. Qualquer pessoa pode cometer um erro e o facto da Dalila ter entrado para a empresa em Março e ter ainda pouca experiência contribuiu para esse erro isolado e que se deveu também ao facto da EDP não separar o custo da energia do transporte.

Apesar da simulação, a mesma é apenas ilustrativa e não tem qualquer valor vinculativo, tem sim o contrato que assinou e onde no mesmo consta os preços que contratou.

De qualquer forma como sabe o preço da energia é o preço da energia mais o valor do transporte sendo o transporte regulado pela ERSE e portanto de igual preço para todos os comercializadores.

Gostava que na reclamação que apresentou no Portal da Queixa tivesse juntado o contrato que assinou e não a simulação, o contrato é o documento oficial onde menciona os preços contratados que estão correctos com os valores facturados e onde refere que aos mesmos acresce o custo das redes como qualquer outro comercializador.
São os ditos documentos que diz assinados pelos Senhores José Luís Novo e José Ignacio Ortiz. Por uma questão de transparência os mesmos deviam estar na reclamação porque não assinou nem contratou uma simulação, assinou um contrato bem claro com os preços da energia e transporte e onde a minha colega Dalila sempre esteve disponível a esclarecer qualquer duvida e onde foi feita uma chamada de validação das condições do contrato.

Quanto ao tempo e Kw facturados, os comercializadores facturam de acordo com os ciclos de facturação que a EDP distribuição envia e a facturação por estimativa não é novidade para ninguém.
Quanto aos 42 dias de facturação prendem-se com a primeira factura, de agora em diante a facturação será regular.

Espero que este tema se dê por encerrado, os preços estão correctos, de acordo com o contrato assinado e são mais baratos representando nesta factura cerca de 30 euros menos do que pagaria na EDP e peço portanto que seja retirada a reclamação do Portal Da Queixa."

A AXPO segundo parece está a ser prejudicada por tabela pois o problema parece ter origem na empresa ENON e nos seus funcionários. Agradeço assim que no mínimo respeitem a minha solicitação pois com certeza a continuação desta novela que já vai nalguns milhares de visualizações, com algum empenho atingirá as centenas de milhares pois estas situações não podem existir ou no minimo devem ser corrigidas.