Santander
Santander Marca Recomendada Marca do Mês
84.1
Banco Santander Portugal

Banif - Tentativa de pagamento de divida que não é minha

Antonio Alberto Ribeiro Carvalho
Antonio Carvalho apresentou a reclamação
9 de julho 2015

Bom dia
Chamo-me António Alberto Ribeiro Carvalho e sou titular da conta no BANIF e venho denunciar uma irregularidade do banco em questão a qual passo a relatar.

No passado dia 28 de Março de 1015 dirigi-me a um ATM do BPI do Peso da Régua a fim de fazer um carregamento de telemóvel com o meu cartão pré-pago Pay do Banif.
Depois de inserir o código e de tentar carregar o telemóvel a maquina retém o cartão e diz-me para contactar o banco que presta o serviço para o reaver, coisa que assim fiz na segunda-feira seguinte onde liguei para o Banif de Vila Real e falei com a colaboradora Marta Guerreiro que enviou um e-mail para o BPI da Régua afim de me devolverem o cartão e informou-me que os cartões pré-pagos Pay estavam a ter problemas a nível nacional não sendo o meu um caso isolado. Esta resposta foi obtida tanto pela colaboradora bem como pelos e-mail’s do Banif.
Quando me dirigi ao BPI da Régua para levantar o cartão o colaborador do BPI numa atitude menos imprópria a meu ver diz em voz alta e para todos no banco ouvirem que não me dava o cartão porque o papel dizia que o cartão se encontrava na lista negra do Banco de Portugal.
face isso volto a ligar para Vila Real e explico a situação e mais uma vez tanto da agência de Vila Real bem como do balcão central ficam de me dar uma resposta á minha pergunta sobre o que se estava a passar com o cartão.
Em Abril recebo um telefonema do Banif a informar-me que eu tinha uma divida de 360€ (trezentos e sessenta euros)
Quando comecei a questionar essa divida a colaboradora do Banif desligou-me o telefone na cara e volta a ligar e respondi que a conversa terminava por ali porque não lhe admitia a ela essa falta de respeito pois não é de bom-tom ligar ás pessoas a dizer que deve e depois desligar o telefone na cara quando questionam que divida era.
Após ligar para a Agência de Vila Real a minha gestora de conta estranha a situação e não me sabe responder dizendo que ia averiguar e depois ligava, coisa que não fez, pedi o extrato do cartão pré-pago e nunca recebi nada.
Dois dias depois liga-me outro colaborador do Banif onde finalmente me explica o que se estava a passar e disposto a ajudar para regularizar a situação.
O problema é que eu transferi dinheiro da minha conta para o cartão pré-pago Pay o valor total ronda os cerca de 1500€ a 1600€ mas que foi feito por fazes ou seja umas vezes 100€ outras 200€ por causa dos limites impostos pelo banco para levantamentos evitando assim que o banco me retirasse 20€ de comissão trimestral.
Quando acabei de transferir o saldo total da conta para o cartão pré-pago comecei a levantar o dinheiro todo ficando segundo o extrato 29€.
O colaborador do Banif informou-me que a divida em causa é porque a SIBS inseriu na minha conta 360€ a fim de colmatar uma falha que tinha havido no sistema e que só agora repararam que os 360€ não eram meus mas sim da SIBS e o montante em divida passou para o cartão pré-pago que visto não ter saldo passou para a conta e que dos 360€ iria aumentar pois o banco iria cobrar comissões trimestrais e questões legais.
Quando questionei o colaborador de como poderia eu defender-me e provar que não levantei dinheiro a mais se nem o extrato do cartão pré-pago me davam o colaborador prontamente pediu-me o meu e-mail para fazer o envio do extrato o qual acabou por enviar.
Ao analisar o extrato da conta e o extrato do cartão pré pago noto uma grande derrapagem de movimentos onde no extrato da conta aparecem todos os movimentos e transferências feitos e no extrato do cartão pré-pago Pay só aparece 835€ de depósitos efetuados quando na realidade foram quase 1600€ aproximadamente.
Face o exposto venho assim apresentar a minha queixa e denunciar esta situação a fim de tentar resolver a mesma pois hoje dia 09 de Julho 2015 a situação ainda se mantém continuando eu sem respostas por parte do banco Banif e a ver o saldo negativo a aumentar na minha conta de uma divida que querem que eu pague mas que não é minha.

Agradeço desde já a atenção dispensada aguardando assim o mais breve possível uma resposta da vossa parte.

Atentamente

António Carvalho

Data de ocorrência: 9 de julho 2015
Santander
3 de outubro 2023
Caro(a) Cliente,

Obrigado pela partilha da sua experiencia.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Banco Santander Totta, SA
Atenção ao Cliente