Santander
Banco Santander Portugal

Santander Totta - Aumento arbitrário spread do crédito habitação

Clemente Alberto
Clemente Alberto apresentou a reclamação
17 de junho 2019 (editada a 18 de junho 2019)
No dia 03 de junho, foi retirado da minha conta à ordem uma prestação referente ao Crédito Habitação, em que verifiquei que era muito superior ao mês de maio.
Logo, estando longe da minha residência e impossibilitado de me deslocar em tempo útil ao balcão de Bairro – Banco Santander, telefonei para a linha de apoio do Banco Santander, porém disseram que não tinham acesso a essa informação.
Então desloquei-me ao balcão do banco Santander em Leça da Palmeira, próximo do meu local de trabalho, para saber a razão do aumento na prestação do meu crédito habitação, porém, não me puderam ajudar porque não tinham permissão de acesso à informação.
No dia 05 de junho, enviei um email, através do email registado na conta à ordem, para o balcão de Bairro - Banco Santander, onde me identifiquei devidamente, a solicitar informações sobre o sucedido. O email não foi respondido, também não acusaram a sua receção. Não fiquei surpreendido já que é costume os emails enviados por mim a esse balcão não serem respondidos nem acusarem a sua receção.
Então, no dia 07 de junho dirigi-me ao balcão de Bairro - Banco Santander, onde fui atendido por um gestor de contas, que não me facultou o motivo do aumento, apenas me disse que por alguma razão o spread do meu Crédito Habitação foi agravado.
Quando perguntei porque não tinha sido informado com antecedência, o gestor respondeu que o banco não tinha de me informar.
No intuito de saber a causa do sucedido, perguntei se por algum motivo deixei de preencher os requisitos para ter acesso à bonificação do spread. O gestor respondeu que eu preenchia os requisitos, que tinha 5 produtos qualificados e que apenas teria de ter três obrigatórios. Fiquei então preocupado, sem saber o motivo do aumento do spread do meu crédito habitação e o motivo por não ter sido informado. Também, por indicação do gestor, preenchi um impresso de revisão de spread para ser avaliado.
Para clarificar, eu fui consultar em casa o Contrato de Crédito Habitação, datado de 09 janeiro de 2006, e não encontrei qualquer falta da minha parte ao contratado, preencho todas as condições contratuais, apenas observei que quando haja modificação da taxa de juro e novo cálculo das prestações, o montante deve ser comunicado oportunamente ao Mutuário.
Para acrescentar, desde que foi celebrado o Contrato de Crédito Habitação, sempre me pautei por pagar as prestações devidas e cumprir o contrato celebrado, que não entendo esta postura do Banco Santander de tomar decisões sem me comunicar, e também, de não me informar tempestivamente das razões da alteração do spread contratado.
Importa referir que, no dia 17 de junho, após esperar resposta ou alguma justificação sem sucesso da parte do Banco Santander, desloquei-me ao balcão de Bairro – Banco Santander, onde fui novamente recebido pelo mesmo gestor, que me disse que o meu gestor de conta estava de férias e que ele estava com o meu processo para resolução. Que não me podia me fornecer mais informações por não ter acesso ao processo.
Até este momento, desconheço o motivo do agravamento do spread do meu Crédito Habitação que contratei no ano de 2006.
Data de ocorrência: 17 de junho 2019
Clemente Alberto
Clemente Alberto avaliou a marca
12 de novembro 2019

O banco em causa teve um comportamento reprovável e não aceitou a sua responsabilidade do erro que praticou. Porém, na base das provas e factos apresentados ao regulador, o banco devolveu o dinheiro que retirou.