13.6

Baxiroca - Depósito acumulador de água furado

Tiago
Tiago apresentou a reclamação
11 de janeiro 2021
No passado dia 13 de novembro de 2020 reportei via telefone uma avaria no meu painel solar de marca BAXI à entidade “A. Nunes” representante da marca em Amarante.
Nesse mesmo dia, após deslocação de técnico da empresa “A. Nunes” ao local, verificou que, o depósito estava furado.
Estamos a falar de um painel com pouco mais de 4 anos, adquiri a moradia em maio nova em maio de 2015 e dela constava já a instalação do painel. O painel tem sido alvo de reparações/manutenções anuais, já levou nestes 4 anos 2 flanges e dois ânodos de magnésio e é utilizada no circuito água da companhia. Não se entende como é que um depósito apresenta uma durabilidade tão pequena.
Reclamei junto da entidade “A. Nunes” nesse mesmo dia, 13 de novembro de 2020, no entanto, ainda não obtive resposta da parte deles. A única coisa que me dizem é que encaminharam o processo para a BAXI. Não me parece de todo normal esta situação. Parece-me claramente que estamos perante um problema de construção ou montagem do depósito e que estando ainda o depósito abrangido pelos 5 anos da garantia inicial, neste momento ninguém quer assumir a responsabilidade.
Perante falta de resposta da empresa "A. Nunes" liguei diretamente para a BAXI , para a linha geral, e aí facultaram-me um contacto de email do engenheiro responsável pela zona de Amarante.
No dia 16 de dezembro enviei um email a este senhor reportando toda a situação.
No dia 06 de janeiro de 2021 respondeu-me ao email dizendo que a minha reclamação tinha sido arquivada porque não tinham provas evidentes de que tinha feito a manutenção nos 4 anos.
Nos 2 primeiros anos efetuei 2 revisões no representante da marca "A. Nunes", dado que, as manutenções nesta empresa eram pagas a um preço altíssimo e nos 2 anos seguintes fiz as devidas manutenções com um picheleiro que trabalha na area, no entanto, não lhe exigi a respetiva fatura.
Mesmo assim, não compreendo, como é que em 4 anos (e até admitindo que, nos últimos dois anos não tivesse feito manutenção já que não tenho fatura comprovativa) um depósito destes tenha furado.
E, gostaria de saber também onde está escrito que eu tinha de fazer uma manutenção anual quando eu nem contrato tenho com a BAXI nem com ninguém.
Parece-me claramente, que a empresa está a tentar fugir à responsabilidade de reparação/substituição do depósito visto que ainda se encontra no período de garantia de 5 anos.
Data de ocorrência: 11 de janeiro 2021
Tiago