45.7

Be-Fit - Taxas de cancelamento - contrato be-fit

Luca Heller
Luca Heller apresentou a reclamação
14 de fevereiro 2024
A Be-Fit renovou minha inscrição anual, sem me comunidar, nao foi pago taxa de renovação nem perguntado se queria, ou eu paga 176 euros ou pago ate novembro.

Como que podem renovar sem ao menos me comunicar, como podem cobrar mensalidades de uma renovação sem concretizar??

A resposta deles é: Estava no contrato, não estao nem ai para os consumidores., porem estao totalmente fora das leis, e com patricas abusivas nos contratos, nos obrigam a contratos de 1 ano para sempre termos que pagar taxas, isso é totalmente abusivo.

Renovação Automática:

Conforme o Código Civil Português, em particular o Artigo 309, as cláusulas de renovação automática devem ser claras e compreensíveis, e a renovação automática só é válida se a outra parte for notificada com antecedência mínima de 30 dias antes do termo do contrato.
Notificação Prévia:

O Código Civil Português, Artigo 309-B, estabelece a necessidade de notificação prévia para renovação automática. A falta de notificação pode resultar na invalidade da renovação automática e, por conseguinte, na ausência de obrigações contratuais adicionais.
Cláusulas Abusivas:

O Decreto-Lei n.º 446/85 proíbe cláusulas abusivas em contratos de consumo em Portugal. Se o contrato contiver cláusulas consideradas abusivas, podem ser declaradas nulas, beneficiando o consumidor.
Mediação e Resolução Alternativa de Conflitos:

A Lei n.º 144/2015 estabelece o quadro legal para a resolução alternativa de litígios de consumo em Portugal. A mediação é incentivada como meio de resolução de disputas antes de recorrer a tribunal.
Falta de Notificação e Taxas de Cancelamento:

A falta de notificação prévia, conforme exigido por lei, pode tornar a renovação automática inválida. Se não houve renovação válida, a imposição de taxas de cancelamento pode ser questionada, considerando que não houve uma continuação do contrato.
Proteção do Consumidor:

A legislação portuguesa, no geral, tem disposições para proteger os consumidores de práticas comerciais desleais e garantir a transparência nas relações contratuais. O Código de Defesa do Consumidor e outras normas específicas podem ser invocadas para proteger os interesses do consumidor.
Data de ocorrência: 14 de fevereiro 2024
Be-Fit
14 de fevereiro 2024
Bom dia Exmo. Sr. Luca,

Esperamos que se encontre bem!
No seguimento da sua exposição que mereceu a nossa máxima atenção iremos analisar o factos e retribuiremos resposta.

Gratos pela Compreensão!

Atentamente