16.4

Aguarda resposta
Nuno Gonçalves apresentou a reclamação
26 de março 2024
Caros senhores,
No início mês de março 2024 de um dia para o outro a minha viatura BMW Série modelo F40 de novembro de 2019 ficou com uma avaria no painel de instrumentos.
Essa avaria reside no facto de iluminação diurna dos ponteiros em cor branca não estar a ser feita, apenas iluminado-se os mesmos a cor vermelho aquando escurece/anoitece. Na situação os ponteiros de velocímetro e conta-rotações em pleno dia não se vêem, ver foto em anexo.
Contactei-vos via email anteriormente já relatando a situação, ao qual me responderam dizendo que deveria contactar o meu agente BMW autorizado para averiguação. Assim o fiz, desloquei-me ontem à AMG Car BMW para margem sul (Seixal) aonde após os seus testes concluíram o que já se suspeitava, avaria de eletrónica, dando-me um orçamento de 1386 euros para peça e mão de obra, ver documento em anexo.
A AMG Car contacta-vos na medida de perceber qual a comparticipação que a BMW Portugal faria, ao qual vossas excelências responderam que não comparticipavam em nada. Posto isto levantei a viatura sem realização da colocação do novo.

Com isto tudo eu enquanto cliente da BMW, tendo já tido 3, este o 4º, estou muito dececionado com a atitude da marca, com avarias gritantes, etc.... Pois a avaria é num módulo que de peça de desgaste não tem nada, é componente que vai ali à frente do condutor sossegado. Trata-se de uma viatura com 4 anos e 50.000 kms, e como é possível uma marca dita "premium", que vossos vendedores tanto gostam de encher a boca para o dizer, de premium não tem nada.
São caros a comprar, caros na manutenção. mas isso ainda seria o menos se a marca assumisse aquilo que são erros "gritantes" de fabrico como esta avaria.
Alias a marca BMW pensa que para os seus clientes o dinheiro "cai das àrvores". É verdade que anda por aí muito BMW, mas muitos é de empresas, carros que que dos clientes apenas de forma por aluguer, etc... O cliente que faz um esforço para ter um carro melhor, pagando do seu bolso é defraudado. Para ter isto tipo chatices, sem disprimor por outras marcas, tinha comprado, por exemplo um: Citroen, Peugeot, Seat, etc...
Demasiados erros. Num anterior E46 que tive era o problema crónico das bombas injetoras, em outros dois que tive um E87 e E90 era a situação da quebra das correntes de distribuição. Fui sempre dando o benefício da dúvida e comprei o F40. Até andava agora mais satisfeito, mas de um momento para outro acontece nova erro que repito ser de fabrico. Assim "desisto". Quando voltar a trocar decerto já não será mais BMW. Venceram pelo cansaço.
Considero uma vergonha, falta de consideração pelos clientes, a marca não assumir o custo por erro que em nada deveria imputado ao cliente. Para mais uma viatura sempre assistida na marca desde a primeira hora.

Sei que não dará em nada esta minha exposição, mas a marca deveria ter muita vergonha no pós-venda das suas viaturas. Agora fico com um painel avariado devido à má vontade da BMW, ao facto da BMW não saber distinguir o que é avaria de origem ou avaria de mau uso ou falta de manutenção.

Irei também efetuar uma reclamação junto de entidades de apoio ao consumo,
Agradeço pelo menos que reflitam sobre estas situações, pois da minha parte a reflexão está feita, cansei-me da BMW.
Melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 25 de março 2024
Nuno Gonçalves
Nuno Gonçalves está a aguardar resposta da marca