51.3
1 Wook 62.7
2 Rota do Livro 59.3
Book In Loop51.3
Book In Loop, Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Praça do Comércio 24-26,
    3000-116 Coimbra
  • suporte@bookinloop.pt

Book In Loop - Reserva

Anabela Ferreira
Anabela Ferreira apresentou a reclamação
14 de agosto 2018

No dia 16/07/2018 foi efectuada a reserva BIL-R-29874 e pago o valor de 15€ de caução. Nesse mesmo dia, questionamos a empresa, Book In Loop, já que, por engano, havíamos colocado um livro a mais na reserva, foi-nos dito que aquando da compra era possível retira-lo. No dia 02/08/2018, recebemos a mensagem seguinte:
' Caro(o) cliente , a sua reserva encontra-se totalmente satisfeita. Deve concluir a sua compra nos próximos 4 dias no nosso site ou na nossa app. Obrigado.'
No dia 05/08/2018, questioná-mos novamente a empresa Book In Loop como faria-mos para retirar o livro em excesso, uma vez que pretendia-mos efectuar o pagamento e exercer o direito à reserva.
Qual não foi a nossa surpresa quando no dia 06/08/2018, recebemos nova mensagem a dizer que a nossa reserva estava expirada.
Como é possível expirar uma reserva quando a mensagem de dia 2 diz que temos, e passo a citar ' nos próximos 4 dias' para efectuar o pagamento. Pelo que entendo, se a mensagem do dia 2 diz nos próximos 4 dias, significa que poderia efectuar o pagamento até dia 6 inclusive, para além de estar a espera de resposta à minha questão.
A mensagem enviada pela empresa Book In Loop induz em erro qualquer utilizador, para alem do prazo de pagamento incluir fins de semanas e as questões que neste caso eram pertinentes, nunca poderão ser respondidas em tempo útil.
No dia 06/08/2018, voltei a contactar a empresa sobre o sucedido. Fomos informados que o sistema informático envia automaticamente as mensagens e que nada podiam fazer. Fomos informados ainda que podia-mos fazer nova reserva e que tinham muitos livros em stock. Na nossa boa fé, a reserva foi efectuada de imediato bem como novo pagamento de 15 € de caução.
Hoje, dia 14/08/2018, após contacto com a dita empresa, foi-nos dada a informação que afinal não têm stock.

Data de ocorrência: 14 de agosto 2018
23 de agosto 2018
Ex.ª Sr.ª Anabela,

Relativamente à queixa efetuada por si, subentende-se que existem duas problemáticas: uma, relativa à reserva BIL-R-29874 e outra relativa ao stock.

1.Reserva BIL-R-29874

A reserva com o código 29874, ficou disponível dia 2 de Agosto, às 8:06H, pelo que tal como é rotina, recebeu um e-mail e uma mensagem a indicar exatamente esta informação às 8:07H. Tal como parafraseou, a mensagem recebida por si indicava o seguinte:“…deve concluir a sua compra nos próximos 4 dias…”'. Todas as mensagens enviadas por nós têm um limite de 160 caracteres máximos permitidos, pelo que, por vezes limita a quantidade de informação que podemos providenciar porém, no e-mail rececionado por si, no mesmo dia e hora, como referido acima, informámos que “Já temos todos os livros que solicitou na reserva BIL-R-29874 disponíveis para entrega” e que “De forma a finalizar a encomenda tem de entrar no separador das reservas e confirmá-la. Surgirá uma janela onde pode selecionar novamente todos os manuais que pretende comprar. Tem 4 dias para concluir este processo e terá de posteriormente efetuar o pagamento.”. Assim, entende-se que deve concluir a sua compra num prazo máximo de 4 dias, desde que recebeu a notificação, ou seja, teria até dia 6 de Agosto às 8:07H para realizar a conversão.

Acrescenta-se ainda que, além da indicação acerca da disponibilidade e expiro da reserva, recebeu igualmente no seu e-mail notificações a indicar que faltavam 48H, 24H e 12H para o término do prazo dado anteriormente.

Lamentamos o transtorno causado pelos prazos mas certamente compreenderá que estes existem com o intuito de evitar que os manuais fiquem cativos duma pessoa que perdeu o interesse (compreendemos que não seja o seu caso) permitindo deste modo a atribuição de manuais a outras famílias.

2.Stock

Uma família ou cliente, que deseje adquirir um manual ou um conjunto de manuais através da Book in Loop, necessita, primeiramente de efetuar a reserva do(s) mesmo(s). Assim, após a realização da reserva e consequentemente pagamento da caução, a família ou cliente fica a aguardar stock. Deste modo, o cliente recebe notificações à medida que a reserva fica satisfeita, isto é, recebe notificações a indicar quando a reserva está satisfeita a 50%,80% e 100%, recebendo adicionalmente no último caso uma mensagem para o número indicado aquando a reserva. Há medida que os manuais vão chegando a armazém, estes vão sendo progressivamente alocados às reservas pelo que, a existência ou não de stock depende das entradas em armazém.

No dia 6 de Agosto, a Anabela realizou uma nova reserva, tal como referiu. No dia 18 de Agosto recebeu um e-mail e mensagem a notificá-la que 50% da reserva estava satisfeita, ou seja, 4 dos 7 livros reservados foram alocados à sua reserva contudo, apesar da mesma poder ficar mais tarde satisfeita (a 80% e 100%), optou por, nesse mesmo dia cancelá-la, não permitindo o progresso da mesma.

Estamos sempre disponíveis para esclarecimento adicionais.

Equipa Book in Loop