47.8
Brother Iberia SLU

Brother - Brother a enganar o comprador

Célia Almeida apresentou a reclamação
16 de março 2021
Estou há vários meses em contacto com a apoio a cliente da brother, por causa da impressora brother mfcj5330dw. Comprei esta impressora porque na Staples me foi garantido que imprimia sempre monocromático, mesmo que os cartuxos de cor estivessem vazios. Claro que fui enganada porque para além de para fazer preto utilizar as cores, também não imprime a preto se faltar uma cor. Obriga assim a comprar as tintas de cor que são muito mais caras. É mesmo explorar o cliente e uma grande falta de Ética!
Depois da minha primeira reclamação a brother tentou enganar-me com o apoio online, em que garantiam tudo o que eu precisava e entraram remotamente no computador supostamente para alterar os parâmetros que permitiam imprimir monocromático. Claro que agora que acabou outro tinteiro de cor deixou de imprimir de novo, mesmo com o preto cheio. Agora já assumiu que precisa de ter as cores para imprimir a preto. E eu cá fico enganada e sem poder para fazer nada, no meio desta chulice...
Data de ocorrência: 16 de março 2021
18 de março 2021

Acusamos a receção da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta à sua reclamação, importa esclarecer que a Brother é uma empresa idónea, certificada e rege-se por altos padrões de qualidade.

Contudo, cumpre-nos esclarecer:
- após o seu contato com a nossa linha de apoio (call center) a 02.11.2020 e após o processo ter sido escalado para os serviços técnicos da Brother, estabelecemos contato telefónico no mesmo dia.
- para facilitar o suporte, foram-lhe enviadas as instruções para que pudéssemos fazer o acesso remoto ao seu MAC e, na impossibilidade de o fazer, foram enviadas todas as instruções para que fossem realizadas as parametrizações corretas no controlador de impressão, de modo a ficar a imprimir a mono. Também foram desativados os alertas do Status Monitor a seu pedido.
- Foram realizadas as alterações no PC pelos serviços técnicos da Brother e a V.Exa. realizou as alterações no dispositivo móvel, de acordo com as nossas instruções.
- dia 16 de março de 2021, recebemos por email um novo pedido de suporte, com a indicação que não estava a conseguir imprimir a monocromático.
-estabelecemos novo contato telefónico, foram verificadas novamente as configurações, sendo que estavam todas corretas. Porém, o equipamento encontrava-se há aproximadamente 4 semanas a imprimir no modo “mono”.
- foi esclarecida que apenas pode utilizar o dispositivo como uma impressora a preto e branco, durante cerca de quatro semanas, sendo que esta informação encontra-se disponível na nossa página web e no manual do utilizador. Após atingir este prazo, o equipamento deixa de puder imprimir, sendo solicitada a substituição do tinteiro vazio.
Desta forma, deverá proceder à substituição do tinteiro vazio, de forma a puder continuar a imprimir.

Todas estas informações acima indicadas, constam dos emails que lhe foram enviados a 02.11.2020 e a 16.03.2021.

18 de março 2021
Realmente é muito interessante porque agora já assumem que a impressora não imprime a preto quando termina uma cor. Pois devia imprimir porque tem tinteiros em separado. Mas a brother é tão idónea que obriga as pessoas a comprar cores (que são muito mais caras), para imprimir a preto.
É isto ser sério?????
Agora já colocaram no site, mas agora já eu comprei a impressora e não fui avisada.
Gostava que me explicassem porque concebem uma impressora que tem todos os tinteiros em separado e para imprimir a preto precisa das cores?
22 de março 2021

Em resposta à sua reclamação, importa clarificar que já foram prestadas todas as informações e esclarecimentos sobre o funcionamento do referido equipamento via telefone.

Toda a informação referente aos produtos Brother, estão acessíveis a qualquer utilizador, quer via web, quer via manual do utilizador, este também disponível no nosso site.

Relativamente à sua questão, voltamos a informar que o equipamento é composto por uma única cabeça de impressão. Estando o equipamento corretamente configurado para imprimir a mono, este apenas irá utilizar a cor preta para as impressões. Não obstante esse facto e, conforme já explicado, uma vez terminados os tinteiros de cor, pode utilizar o dispositivo como uma impressora a preto e branco, durante cerca de quatro semanas. Durante este período, não deverá abrir a tampa que dá acesso aos tinteiros ou desligar o equipamento da corrente, sendo que uma vez que ocorra uma das duas situações, o equipamento desabilita a opção preto e branco e solicita a substituição dos tinteiros de cor, caso estes estejam vazios.

Também conforme já esclarecido, o equipamento foi concebido para realizar limpezas periódicas à cabeça de impressão, de modo a manter a mesma livre de ar/poeiras, pelo que neste processo, é feito um consumo mínimo de todas as cores.

22 de março 2021
Boa tarde, as intervenções feitas pela Brother foram uma aldrabice sem interesse nenhum. O que eu quero é poder imprimir a preto depois das 4 semanas que vocês estabeleceram como limite para o monocromático.
Porquê 4 semanas?
Não é ético venderem uma impressora com tinteiros independentes e depois só deixarem utilizar 4 semanas a independência. Tudo para obrigar a gastar muito mais pelas tintas a cores.
Outra aldrabice é justificar o consumo de tinta a cores quando se imprime a mono, com a limpeza dos tinteiros. Se fosse verdade eles tinham o mesmo consumo e é mentira.
Eu tenho todo o equipamento parametrizado para imprimir a mono e só imprimo a mono e vejo as cores a desaparecer, então o magenta, é vê-lo a descer.
Agora também já colocaram no site que são uns exploradores, mas quando comprei não existia nenhum aviso.
Muito idónea esta empresa, do melhor a explorar
23 de março 2021

Lamentamos que o suporte prestado, quer telefónico, quer remotamente para a parametrização correta dos controladores no seu PC, não tenham ido ao encontro das suas pretensões.

Relativamente à sua questão, cumpre-nos informar que o limite de 4 semanas, é o tempo determinado como seguro para garantir o correto funcionamento do equipamento e que não pode ser desabilitada, pelo que, uma vez não havendo tinta de cor, a tinta que está nos injetores seca e danifica a cabeça de impressão. Esta situação trata-se de uma medida de segurança e de uma carateristica do produto.

Mais se informa que todas as carateristicas e informações relativas aos nossos produtos, ficam e, estão disponiveis a todos os utilizadores, aquando do seu lançamento para o mercado, pelo que quando refere que somente agora disponibilizamos a informação na nossa página web, não se coloca.

Por entendermos que já foram respondidas e clarificadas todas as questões, informamos que damos por concluído este processo.

Célia Almeida avaliou a marca
2 de novembro 2021

O meu problema NÃO ficou resolvido Péssima marca! Nunca mais comprarei nada da Brother