Caçarola - Bichos na embalagem de arroz agulha

Frederico Moura apresentou a reclamação

Venho por este meio reclamar pela existência de bichos numa embalagem de arroz agulha da marca Caçarola, acabada de abrir, do lote B L0233719 12/2020.
Junto fotografias que comprovam o sucedido.

Aguardo reposta no sentido de ser compensado pela inutilização deste artigo que adquiri.
Com melhores cumprimentos,
Frederico Moura

17 set 2020
Caçarola adicionou uma resposta

Bom dia Exmo. Sr. Frederico Moura,

Antes de mais gostaríamos de começar por agradecer a sua preferência pelos nossos produtos e o facto de nos ter comunicado esta situação que mereceu a nossa maior atenção, apresentamos desde já as nossas mais sinceras desculpas pelos transtornos causados.

Através da identificação do produto Arroz Agulha Caçarola L0233719 Val: 12/2020, efetuamos a análise e inspeção da nossa amostra testemunha do lote em causa e não foram detetados sinais de infestação. O facto de não termos até ao momento conhecimento de situações semelhantes a ocorrer neste lote de produto faz-nos acreditar que estamos perante uma situação pontual e restrita à embalagem identificada.

O controlo preventivo de potenciais infestações é feito de duas formas, através de fumigações a toda a matéria-prima rececionada nas nossas instalações e através do controlo efetivo da temperatura de armazenamento.
Estas práticas têm-se revelado eficazes na prevenção do aparecimento de pragas, que tem como características ótimas de desenvolvimento o calor e humidade suficiente.
Muitas vezes o aparecimento de pragas no arroz, não tem como origem o próprio, podem surgir por contaminação cruzada de outros produtos nomeadamente farinhas, massa e feijão.

A Valente Marques tudo faz no sentido de evitar o surgimento deste tipo de infestações, desde verificações de matéria-prima, fumigações de prevenção, controlo de temperatura de armazenamento de matérias-primas e inspeção do produto final, no entanto, esta “batalha” contra este tipo de praga revela-se por vezes inglória.
Uma das formas de poder combatê-la seria com recurso a uma carga excessiva de produtos químicos o que significaria a criação de outro tipo de problemas, nomeadamente a contaminação química. Ora, esta é uma situação que não se nos afigura como exequível uma vez que consideramos a Segurança Alimentar acima de tudo.

Entraremos em contacto consigo via e-mail para procedermos à troca da embalagem.

Departamento da Qualidade
qualidade@cacarola.pt