CARRIS

Carris - Assédio por condutora de eléctrico 28

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes apresentou a reclamação
13 de novembro 2020
Por volta das 16h00 de dia 13 de Novembro deste ano eu estava a circular na via pública com a minha bicicleta, carregado de compras e a caminho de casa.
Quando estava a passar na Rua do Poço Dos Negros a condutora do eléctrico 28 (indivíduo do sexo feminino) começou a buzinar furiosamente atrás de mim.
Eu acelerei a pedalada para tentar não estar a estorvar mas mais à frente ainda tive que parar a bicicleta porque estava um carro a fazer uma manobra e eu não tinha espaço para passar.
Eu estava parado atrás desse carro enquanto esperava ter espaço para passar e a condutora do eléctrico 28 continuou a buzinar-me furiosamente, a insistir como se houvesse algum perigo iminente. Repito, isto a acontecer enquanto eu estava parado no meio da rua à espera que um carro saísse para eu poder continuar a marcha.
Quando o carro saiu, eu encostei-me para deixar o eléctrico 28 passar e a senhora que o estava a conduzir ainda começou a gesticular na minha direcção e a reclamar.
Como ela parou o eléctrico na paragem 50 metros à frente eu parei a bicicleta junto da porta e perguntei-lhe educadamente o que é que se passava para ela estar a buzinar daquela forma. Ela respondeu que não tem que se estar a atrasar por minha causa. Eu ainda tentei dizer que eu estava literalmente parado atrás de um carro a manobrar na via pública mas ela simplesmente arrancou e ignorou-me.
Dado que buzinar furiosamente daquela forma para um ciclista que está em posição mais frágil pode provocar um acidente, para além de que buzinar sem perigo iminente apenas como forma de protesto e ainda por cima sem razão de reclamar é uma contra-ordenação muito grave, eu gostava de apresentar uma queixa.
Aguardo resposta.

Atenciosamente,
Ricardo Jorge Silva Fernandes
Data de ocorrência: 13 de novembro 2020
CARRIS
13 de novembro 2020
Caro Senhor
Ricardo Jorge Silva Fernandes

Agradecemos o e-mail que nos dirigiu.

A Carris aposta na formação contínua dos seus motoristas e guarda freios e monitoriza o serviço prestado, com vista a garantir níveis de exigência elevados e responder de forma adequada às necessidades dos nossos clientes.

Comportamentos como o que descreve não se coadunam com o que identificamos como de referência, motivo pelo qual reportámos esta situação à área de enquadramento para que a mesma possa ser analisada internamente tendo em vista a melhoria contínua do serviço prestado.

Apresentamos um pedido de desculpas pelos transtornos causados.

Sempre ao vosso dispor, apresentamos os melhores cumprimentos.

Agostinho Antunes