Universo Marca Recomendada Marca do Mês
  • Lugar do Espido, Via Norte
    4470-177 Maia

Cartão Universo - Denúncia de contrato

António Fernandes apresentou a reclamação
29 de janeiro 2021 (editada a 26 de fevereiro 2021)
Antes demais devo esclarecer que a referência especificada se refere â última chamada efetuada para a linha de apoio ao cliente, cuja funcionária teve a amabilidade de me informar, outras deverão existir nas várias chamadas de valor acrescentado já efetuadas.
A situação ocorrida prende-se pelo facto de, estranhamente e com bastante perplexidade, ter recebido no passado dia 17 uma carta registada com aviso de receção da parte da Sonae Financial Services, relativa à denúncia de contrato e posterior cancelamento do cartão universo. De imediato tentei entrar em contacto, tanto pelas linhas de apoio como pelo email indicado na respetiva carta, por forma a perceber o porquê de tal situação, mas sem sucesso pois respostas de mail não existem e linhas de apoio não têm acesso à informação.
Reparei que posteriormente foi-me retirado o acesso à consulta do cartão universo quer através da app como do próprio site e também da linha de atendimento automática do telefone, uma vez que para todos os efeitos e segundo a própria entidade o meu nif deixou de existir como cliente.
Além dos motivos que originaram tal procedimento pretendia também ser esclarecido acerca dos valores em dívida a liquidar na próxima prestação do mês de fevereiro, mas também pretendia ser esclarecido como alterar a percentagem de pagamento mensal, a qual houvera colocado a 25%, como saber como poderei utilizar o saldo que tenho na conta de débito do cartão...
Por incrível que pareça nas linhas de apoio ninguém tem acesso à minha conta e hoje mesmo verifiquei ter recebido, às 23h27 de ontem dia 28/01, o extrato de conta em que sou informado que o valor em dívida, contrariamente à informação que estava no site Universo quando ainda visível, é bastante superior ao valor do limite de crédito, e isto porque no passado mês de dezembro o cartão universo deixou de pertencer à Cetelem para passar para a Sonae Financial Services, o que originou segundo eles que o valor pago em dezembro superior ao limite de crédito ser-me-á creditado pela Cetelem, motivo pelo qual o valor em dívida é então superior ao limite de crédito. Apesar de ter seguido as instruções e informações de saldo espelhadas no site do cartão Universo, o resultado é que irei ter que pagar na prestação do mês de março, se não for considerado o valor que acabei de pagar antecipadamente à poucas horas, um valor de juros superior em virtude do montante em dívida ter sido acrescido do reembolso que irei receber por parte da Cetelem, pelo simples facto de que a Sonae Financial Services e a Cetelem não terem procedido internamente ao acerto de contas.
Deste modo o meu desagrado, tem que ver pelo procedimento adotado por parte de uma entidade, a qual até ao momento não presta qualquer esclarecimento acerca dos motivos que originaram tal situação, mas principalmente pela falta de apoio e esclarecimentos sobre a minha própria conta no presente momento, em que a própria linha de atendimento não tem forma de esclarecer seja acerca dos valores em dívida, como alterações de percentagem de pagamento, utilização do saldo do cartão de débito...
Devo referir que à cerca de duas semanas que aguardo vários esclarecimentos sem sucesso, hoje mesmo após vários contactos, mais uma vez por mim estabelecidos, fui informado pela linha de apoio telefónico das reclamações efetuadas e que iria ser contactado no prazo de 48 horas para que me sejam esclarecidas informações e os vários procedimentos a adotar perante a presente situação.
Deste modo, senti-me na obrigação de informar que no caso de não ser contactado conforme informação transmitida iria proceder ao cancelamento da transferência bancária para com a referida entidade.
Fico a aguardar...
Data de ocorrência: 29 de janeiro 2021
29 de janeiro 2021
Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
11 de fevereiro 2021
Relativamente ao assunto exposto anteriormente, devo dizer que fizeram a transferência para a minha conta do valor que tinha no saldo do cartão de débito e enviaram o mail que pode ser consultado no documento que vos envio em anexo "Ponto de situação" em, "Resposta da Sonae - cartão Universo", sem qualquer explicação acerca do sucedido, informando que deveria deslocar-me a uma loja Worten ou continente para efetuar uma nova Adesão ao cartão Universo.
Em relação ao saldo em dívida que tenho no presente momento para com a Sonae F.S. relativamente ao cartão Universo e em virtude da impossibilidade de efetuar qualquer operação, nem sequer uma simples consulta de saldo, solicitei via email como no próprio "Formulário de Contacto" do próprio "site" a alteração da percentagem de pagamento, contudo parece não terem percebido muito bem o porquê desse pedido como se pode verificar no mesmo documento em "Pedido de alteração da percentagem de pagamento da dívida".
Não tendo até ao momento recebido qualquer informação ao pedido de alteração, pretendo deste modo esclarecer o ponto de situação e chamar a atenção que a alteração da percentagem de pagamento no final do mês deverá ser efetuada até 2 dias úteis antes do fecho de extrato. Sendo neste caso o fecho de extrato a 15 de fevereiro, essa alteração deverá ser efetuada até ao dia de hoje, 11 de fevereiro, caso contrário o valor de juros a contabilizar sobre o remanescente em dívida será outro, contrariamente aos meus interesses.
Esta resposta tem um anexo privado
25 de fevereiro 2021
Hoje, dia 25 de fevereiro, acabei de rececionar via email o extrato relativo ao cartão universo e para meu espanto verifico que o mesmo está com a percentagem de pagamento de 25%, contrariamente ao pedido por mim efetuado, no passado dia 10 de fevereiro, no formulário do próprio site , no qual solicitei que fosse efetuada a alteração da percentagem de pagamento para os 35%.
Lamentavelmente e apesar da empresa ter conhecimento da solicitação do pedido, quer através do próprio site como inclusive através das reclamações efetuadas aqui mesmo e que são do conhecimento da empresa, não efetuaram a respetiva alteração.
Conforme já mencionado anteriormente, não pretendo ser penalizado em juros pelo simples facto de não efetuarem as alterações atempadamente, por esquecimento ou por outro motivo qualquer.
Por isso mesmo efetuo nova reclamação no sentido de que procedam de imediato à respetiva correção para a percentagem de pagamento conforme solicitado e que seja emitido um novo extrato em conformidade.
19 de março 2021
No dia 8 de março, dia da transferência do pagamento relativo à percentagem de pagamento tive o cuidado de efetuar nova transferência relativa à diferença dos valores das percentagens dos 25% para os 35%, uma vez que erradamente como explicado anteriormente apenas me foi debitado o valor correspondente aos 25%. Procedimento que tive o cuidado de explicar através das diferentes formas de contacto com a Linha Universo.
De seguida, no dia 9 do presente mês de março, enviei um mail ao cartão universo solicitando que no próximo extrato a percentagem de pagamento fosse alterada para os 45%.
No dia 10, consegui preencher o formulário de contacto, o que nem sempre é possível, com a mesma indicação. Situação aliás que voltei a reforçar através de um contacto telefónico para a Linha de Apoio Universo no dia 11 de março. Curiosamente neste contacto telefónico fui informado de que nesse dia teria sido efetuada a alteração da percentagem de pagamento para os 35%! Completamente incompreensível!
Expliquei à funcionária de que, estariam um pouco atrasados pois, esse pedido houvera sido solicitado no dia 10 de fevereiro, o qual deveria ter contemplado o extrato anterior e que no dia 9 havia solicitado nova alteração para o próximo extrato relativo à percentagem de pagamento de 45% , informação que a funcionária pode confirmar quer através do mail como do formulário de contacto, por mim, enviados. A mesma funcionária ficou de informar internamente de que a percentagem de pagamento deveria ser alterada, agora para os 45%.
Lamentavelmente, continuo a aguardar um contacto por parte da empresa do cartão universo no sentido de que seja retificado o cálculo de juros em relação ao extrato anterior e apesar das diferentes reclamações por mim apresentadas junto da empresa e de ser informado pela Linha de Apoio de que no prazo máximo de 48 horas entrariam em contacto comigo, a realidade é que já se passaram várias semanas e continuo sem receber qualquer informação!
29 de março 2021
Lamentavelmente ninguém dá qualquer resposta e muito menos tentam corrigir os erros efetuados!
Considero o procedimento do Cartão Universo irreal, vergonhoso e só demonstram total incompetência!
No extrato anterior pedi atempadamente para alterarem a percentagem de pagamento para os 35% e mantiveram-na nos 25%.
No presente extrato que acabei de receber, houvera tido o cuidado de solicitar através do formulário de contacto, via email, telefonicamente na linha de apoio e até mesmo aqui através do portal da Queixa, e alertei acerca do erro cometido em relação ao extrato anterior e que pretendia que o presente extrato viesse conforme solicitado ou seja que a percentagem de pagamento fosse alterada corretamente para os 45% e curiosamente alteraram-na para os 35%, o que é totalmente inaceitável.
O extrato anterior já se encontrava com erros e este último que me enviaram mais erros contém a nível de juros. Uma vez mais informo que não tenciono pagar juros indevidamente e no presente momento existem 2 extratos de conta que devem ser corrigidos.
A presente situação está a passar dos limites e é de todo inaceitável que através das várias informações que fiz chegar através dos diferentes canais de comunicação, não consigam ao menos uma vez fazer as coisas corretamente!
Contrariamente à informação que os funcionários da linha de apoio me informam de que seria contactado dentro de 48 horas, continuo a aguardar o contacto e explicações sobre o sucedido desde o mês de fevereiro e sem qualquer explicação, continuam a cometer os mesmos erros!
Parece-me que deveriam existir limites para tamanha irresponsabilidade, não?
10 de abril 2021
Há praticamente 2 meses que continuo a aguardar explicações e correções aos 2 últimos extratos recebidos incorretamente, pois apesar das várias solicitações tanto por email na linha de apoio ao cliente como no formulário de contacto ou mesmo telefonicamente, para que fossem alteradas as percentagens de pagamento, nunca satisfizeram esses pedidos.
Curiosamente continuo a receber mails de resposta aos meus pedidos a informarem de que o processo continua em análise e de que brevemente darão uma resposta. No entanto a respetiva análise já dura há quase 2 meses, diga-se de passagem, uma análise e correção aos extratos que se faz em poucos minutos.
Solicitei à vários dias a informação acerca de qual é atualmente o valor do meu saldo em dívida e não consigo obter essa informação.
Hoje mesmo, solicitei para que a percentagem de pagamento do próximo extrato fosse alterada para os 100%. Ficarei a aguardar para ver se desta vez conseguem satisfazer o meu pedido.
20 de abril 2021
Incrivelmente, ontem dia 19/4 enviaram-me um mail com uma informação já transmitida há muito tempo ou seja continua tudo na mesma, contudo continuam sem me responder a uma pergunta que fiz há várias semanas, tão simples como:
Pretendo saber qual o valor atual do saldo em dívida?
Esta pergunta continua por responder, assim como continuo à espera que sejam corrigidos os dois últimos extratos recebidos, os quais por não terem procedido à alteração da percentagem de pagamento, conforme solicitado, apareceram com taxas de juro calculadas incorretamente.
6 de maio 2021
Conforme informação transmitida no dia 10 de Abril em que solicitei uma vez mais a alteração de pagamento para os 100%. Passo a informar que desta vez a equipa do cartão Universo não me desiludiu, já que uma vez mais não conseguiram proceder à alteração solicitada!
Já não tenho palavras para descrever tal procedimento, apenas devo dizer que é uma vergonha o vosso procedimento!
É totalmente inaceitável a presente situação e não existem pedidos de desculpa que possam justificar que ao longo de 3 meses, não tenham procedido corretamente a um único pedido de alteração efetuado pelos diferentes canais de comunicação que colocam ao dispor, onde foram efetuados os respetivos pedidos: email; formulário de contacto no site universo; linha de apoio através do contacto telefónico.
Com tal procedimento, passaram a existir não 1 nem 2, mas 3 extratos com valores de juros calculados incorretamente!
No entanto, para minha estupefação, fiquei a saber no contacto telefónico recebido no passado dia 29 de Abril, de que apenas haviam corrigido o 2º extrato, deixando por corrigir o 1º extrato, o qual foi o motivo da minha primeira reclamação, e este 3º e último extrato. Digo último extrato em virtude de que no dia de hoje, dia do débito, acabei de efetuar a transferência do remanescente do valor em dívida para o pagamento dos 100% como houvera solicitado e não apenas o valor dos 45% que agora estava definido.
No mesmo telefonema, fui informado de que possivelmente me informariam dos valores corrigidos até ao dia de hoje, por forma a saber o valor real em dívida, de modo a que pudesse efetuar corretamente o pagamento do valor remanescente até aos 100%. Em virtude da não ocorrência de tal procedimento, fui obrigado a pagar o valor remanescente até completar o valor em dívida que vem assinalado no último extrato recebido.
Resumindo, no presente momento não tenho qualquer dívida para com o cartão Universo mas pelo contrário continuo a aguardar que me informem acerca das correções dos extratos incorretos e que procedam à transferência, para a minha conta bancária, dos valores relativos às taxas de juro debitados incorretamente.
Estimado cliente António Fernandes,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº02884308/54071921.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
4 de junho 2021
Apenas devo dizer que, desde o início fiquei estupefacto com tal procedimento, sempre cumpri com as minhas obrigações e no entanto não obtive qualquer esclarecimento acerca do procedimento adotado pelo Cartão Universo.
Convém notar que nunca respeitaram qualquer pedido de alteração solicitado, quer através da linha telefónica, do email ou do formulário do site, sobre a alteração da percentagem de pagamento.
Após terem provocado a situação ocorrida, nunca me informaram acerca do valor do saldo em dívida, situação que apenas fui confirmando no final de cada mês através dos extratos incorrectos que recebia e como é óbvio também não me foi prestada qualquer informação acerca das correções que fizeram relativamente às taxas de juro.
Estando agora em condições de responder ao mail que me enviaram no passado dia 8 de Fevereiro, informando que deveria deslocar-me a uma loja da Worten ou do Continente para efetuar uma nova adesão ao Cartão Universo, devo dizer que...
Por mim basta!
Não estou mais interessado nesse cartão!
Não estou mais interessado nos procedimentos e nos tratamentos que essa instituição tem para com os seus clientes!
António Fernandes avaliou a marca

Detestável!