Universo Marca Recomendada Marca do Mês
85.2
Sonae Financial Services, S.A
  • Lugar do Espido, Via Norte
    4470-177 Maia

Cartão Universo - Emissão de cartão a uma pessoa diminuída e utilização de morada de outra pessoa

Adélia Santos apresentou a reclamação
16 de agosto 2018

No dia 01/05/2018, na loja da worten em Águeda, o meu irmão Diogo Jorge da Silva Santos, por influência de uma Burlona foi convencido a comprar vários produtos na loja da worten, para tal esta senhora conseguiu o NIB da conta do meu irmão pedindo ao balcão a emissão do cartão Universo, a loja limitou-se a redigir o contrato ( inclusive com a morada desta senhora, pois não foi apresentado qualquer comprovativo de morada do meu irmão ) este comportamento deveria ser um alerta para a pessoa que estava a redigir o contrato, no entanto, a pessoa limitou-se a apresentar o papel de contrato para ele assinar e ele como é diminuído limitou-se a assinar sem saber o que estava a fazer.
Foi realizado 7 créditos neste cartão, inclusive mandaram toda a documentação para a morada desta senhora e registarão o cartão com o e-mail desta senhora.
Quando o nosso pai se apercebeu que o dinheiro estava a desaparecer da conta porque ele está tb como titular, pediu a minha ajuda.
Sem qualquer documentos liguei para o serviço 707100622 ( valor acrescentado - somos burlados e para resolver o problema ainda temos de pagar ), não quiseram dar-me informações, só falavam com o próprio, como o meu irmão é diminuído ele não sabia explicar o que queria, a pessoa do outro lado aceitou falar comigo a pedido do meu irmão, mas com muitas restrições. Deram-me pouca informação apenas o valor em divida que é 1087,47 €, nos estratos bancários já pagou 331,50 €. Para alterar a morada para a morada correta do meu irmão obrigaram-me a ir à loja da Worten, porque disseram-me que não me dariam mais nenhuma informação. Pedi o cancelamento do cartão e disseram-me que enquanto tivesse o crédito teria de ter um cartão e que teria um custo de 10€, ou seja cancelavam aquele e emitiam outro contra a vontade do cliente que apenas quer saber o que deve.
Fui à loja da Worten em Águeda fui atendida pelo Sr. Paulo Martins que se limitou a mudar a morada, pedi-lhe cópia das faturas do que foi comprado e cópia do contrato do Cartão Universo, disse que não podia fazer nada, que tinha de ligar o 707100622 ( valor acrescentado ), perante a minha insistência limitou-se a dizer que não tinha nada a ver com isso e que as pessoas não trazem diminuído na testa, mas pediu-me então o meu email e contacto telefónico e disse que alguém me ligaria do serviço jurídico. E que mandariam a documentação para o meu email, continuo a aguardar. Preciso desses dados para apresentar na GNR onde já se encontra feita a queixa contra a Burlona, mas preciso de todos os dados para preparar a acusação. Para além destes empréstimos não sei sequer se há seguros contratados, não tenho informação nenhuma da v/ parte. Informação essa que deveria ser enviada para a família de uma pessoa diminuída e não para uma pessoa totalmente desconhecida. É triste que para além de pagarmos eletrodomésticos que não nos foram entregues, ainda somos tratados como personas não gratas pela v/ entidade. Este tipo de cartões deveriam ser emitidos com diversa informação para evitar as burlas, mas qualquer pessoa pode emitir um cartão desses e o cliente que se amanhe.

Data de ocorrência: 16 de agosto 2018
Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
16 de agosto 2018
Mais uma vez, me solicitam que vos ligue para um número de valor acrescentado, já não chega o facto de sermos prejudicados por quererem vender cartões de crédito de qualquer maneira e a qualquer custo. Porque o lucro sobrepõem-se às necessidades mais básicas de qualquer pessoa, à desgraça alheira. Quando me pedem para ligar para um número de valor acrescentado. Perante a situação que se apresenta, espero que nunca venham a ter filhos como o meu irmão, possivelmente não me respondem desta forma, não encontro adjetivos para classificar a vossa resposta.
29 de agosto 2018
Agradeço que me tenham finalmente contactado telefonicamente, espero que esta situação se resolva, infelizmente lesiva para a minha família.

Apenas peço que nos seja enviadas as segundas vias da documentação referente ao contrato ( cartão Universo ), pois as mesmas foram entregues à burlona.

Não sou eu que estou a lesar o meu irmão, para se recusarem a darem-me informações. Porque se não é o meu pai e eu, neste momento não haveria dinheiro no banco para procederem ao saque. Porque esta senhora compareceu perante os v/ funcionários junto com o meu irmão e mesmo dando informações erradas ( como a morada e o email dela ), vocês limitaram-se a fazer o contrato sem se darem ao trabalho de explicar o conteúdo do contrato ( obrigatório por lei ), limitando-se a apresentar os papeis ao cliente para assinar, sem se darem ao trabalho de verificarem se as informações apresentadas eram verdadeiras e sem explicarem ao cliente claramente o conteúdo do contrato ( obrigatório também por lei ).

Tenho mais do que razão neste processo, mesmo assim, estamos ( família ) a cumprir com as nossas obrigações, apenas a solicitar documentação que deveria estar nas mãos do próprio e não enviada para a morada e email de terceiros.

Mesmo assim continuamos aguardar, na minha opinião à demasiado tempo.

Conforme v/ exigência já foi enviada por carta registada a seguinte documentação:

- Carta assinada pelo próprio a solicitar de 2ª via do contrato.

- A declaração médica que comprova o problema cognitivo do meu irmão.

- Base de dados do Banco de Portugal pode-se ver claramente que a morada que consta na v/ instituição é de outra pessoa que não a do meu irmão ( logo aqui há falta de rigor da v/ parte ).

- Central de Responsabilidades do crédito que contraiu com o Cartão Universo.

- Cópia do Registo dos Correios.

Estando eu convencida que tinham procedido ao cancelamento do Cartão Universo através da linha 707100622, agora sou informada que tenho de ir a uma loja continente para fazer o seu cancelamento ( incrível ), informamos na loja e pela linha 707100622 do sucedido. E agora dizem-me que temos de ir mais uma vez à loja para pedir o cancelamento do cartão, só falta irmos à loja e mandar-nos ligar para outra vez para o 707100622.

Agradeço que esta situação seja resolvida o mais rapidamente possível, caso contrário, serei obrigada a expor esta situação no CIAB.
12 de setembro 2018
Estimada cliente,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 1075528/ 21212718.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
Adélia Santos avaliou a marca
20 de dezembro 2018

As Faturas emitidas pela worten não foram enviadas. Continuamos a pagar uma divida de produtos que não sabemos sequer o que é. E como a justiça é o que é neste país, continuamos aguardar resposta por parte dos tribunais em relação à burlona, que entretanto vendeu o que foi comprado para desaparecer com tudo e não conseguirmos ir buscar nada. Que posso eu dizer!!! Não há justiça neste país, é só o que posso dizer.

" Quem manda não é quem lhe responde " efetivamente assim é!!! Coloquei isto online justamente para que por milagre " quem manda " possa ler a minha revolta ( mas vai ser difícil ), mas vale a pena tentar. Continuo aguardar um contacto da v/ parte. Começo a perder a esperança, porque neste país não há justiça.