Universo Marca Recomendada Marca do Mês
    4470-177 Maia

Cartão Universo - Juros cobrados indevidamente

Vitor Rodrigues apresentou a reclamação
24 de novembro 2020
Depois de ter apresentado três queixas e só assim me resolverem o problema de seguro com a Worten (dois meses depois), a mesma compra continua a dar problemas.

- Em seguimento de problemas com seguro, decido verificar o estado do pagamento faseado do equipamento. Comprado em setembro de 2019, com uma promoção de pagamento de 24x sem juros. Promoção essa que foi verificada através de folhetos promocionais da altura.
- Faço o registo online no Cartão Universo e percebo que me está a ser cobrado juros desde a compra. Juros esses que não estão a ser cobrados na minha conta bancária, mas acrescentados ao saldo em dívida dentro do Cartão Universo.
- O registo online do cartão Universo é facultativo e nunca exigido para qualquer outra função que não seja a consulta pessoal. Aliás, só o fiz agora, um ano depois, devido a outros problemas com a mesma compra (reclamação ROR 0000 0000 000 926022). Nunca recebi qualquer extrato durante este ano por correio.
- Ligo para o apoio do cartão Universo e dizem-me que tem de ser a Worten a modificar essa informação para corrigirem depois o saldo em dívida.
- Desloco-me à Worten e uma funcionária informa-me que após um ano de compra, não podem fazer nada e devia ter sido MINHA responsabilidade verificar no acto da compra que me estava a ser cobrado juros.
- Esperei um mês para que a situação de queixa fosse analisada pelo apoio da Worten, que me informou agora que, por ter passado um ano, já não podem fazer nada. E que não têm registo de o produto ter estado disponível nas condições que descrevo na referida data. Ora, vejamos três pontos:

1- Eu comprei um aparelho em cor rosa porque era o único que estava com essa promoção de 24x sem juros no site da Worten. Informação verificada pelo funcionário na loja, que me disse que tinha de respeitar porque era essa a informação do site. Caso contrário, nunca seria essa a minha escolha de cor de aparelho (queria inicialmente o prateado).

2- Que lógica teria de fazer a compra de um dispositivo de 533€ em 24x com juros?! Até à data tenho o equivalente a 50% do valor inicial para pagar em juros.

3- Da linha de apoio dizem-me que não têm acesso à informação de condições de venda do produto em setembro de 2019. Alguém acredita que uma companhia como a Worten não tem acesso a esta informação?! Foi-me dito que se fizesse a queixa umas semanas depois que podiam considerar, um ano depois não... mas então têm acesso a condições passadas ou não?!

Por todas as razões e mais algumas, não irei fazer mais qualquer compra na Worten no futuro, e farei campanha ferrada com qualquer conhecido/a para fazer o mesmo. É absolutamente inaceitável que uma empresa desta magnitude trate assim clientes e tenha a quantidade de queixas que tem junto das autoridades. Recuso-me a aceitar estas circunstâncias e irei fazer queixas semanais até que me resolvam o problema. Só pago o valor que tenho em dívida do equipamento. Não mais.
Data de ocorrência: 24 de novembro 2020
24 de novembro 2020
Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
22 de dezembro 2020
Estou a aguardar um último "recurso" por parte da equipa.

A Worten disse-me que o meu pedido não era válido porque quando comprei a promoção não estava efectiva.
O Cartão Universo disse-me que o meu pedido não era válido porque quando comprei a promoção já estava ultrapassada...
28 de dezembro 2020
Estimado cliente Vítor Rodrigues,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 02645766 / 49438920.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo