Universo Marca Recomendada Marca do Mês
85.2
Sonae Financial Services, S.A
  • Lugar do Espido, Via Norte
    4470-177 Maia

Cartão Universo - Transação bloqueada e a empresa não explica a regra de segurança

Indaleto Rego
Indaleto Rego apresentou a reclamação
24 de setembro 2021
Um pagamento através de um cartão de crédito Universo foi bloqueado. Após ter questionado o motivo, foi-me explicado que a transação foi bloqueada por uma regra de segurança. Até este momento tudo é aceitável e recomendável, mas o que não é aceitável é que me perguntem se quero desbloquear a regra de segurança que originou a situação, sem me explicar qual é essa regra: Eu tenho o direito de saber a regra para saber se aceito ou não que a regra de segurança pode ser desbloqueada. Como utilizador do cartão Universo, também tenho o direito de saber os motivos concretos pelos quais uma transação é bloqueada, quer seja por mau uso meu, por alguma falha na empresa à qual ia fazer a compra ou uma falha na empresa que gere o Cartão Universo.
Data de ocorrência: 16 de agosto 2021
24 de setembro 2021
Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
28 de setembro 2021
Estimado cliente Indaleto Rego,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº04137294/65368521.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
Indaleto Rego
30 de setembro 2021
O sigilo bancário, encontra-se regulamentado pelo Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras e cujo dever de segredo está definido no seu artigo 78.º. No entanto, o artigo 79.º é muito claro quando diz no ponto 1 ‐ Os factos ou elementos das relações do cliente com a instituição podem ser revelados mediante autorização do cliente, transmitida à instituição.

Ora é um facto que uma transação como cliente não foi aceite tratando-se tal ação de um elemento da relação do cliente com a instituição.

Ao longo desta troca de comunicações a minha autorização e pedido de informação têm sido constante, motivo pelo qual considero que o sigilo bancário deve ser levantado, apenas no que a esta única transação diz respeito e transmitindo essa mesma informação unicamente ao detentor do cartão de crédito que sou eu.

Atentamente