Universo Marca Recomendada Marca do Mês

Universo - Crédito clássico universo

Rita Beatriz Barão Afonso
Rita Afonso apresentou a reclamação
12 de março 2024
Venho por este meio informar que realizei um contrato de crédito com a entidade Universo no dia 26/05/2023.
No dia 01/03/2024 contactaram-me via chamada telefónica de um número não identificado pelo Universo às 14h44m (930461519) a colaboradora chamava-se Cláudia Ribeiro a informar que tinham um assunto muito importante para esclarecer comigo, eu estava no horário laboral quando respondo que não poderia tratar desse assunto de momento para me contactarem mais tarde, também tentei contactar este número mas sem efeito que a chamada desliga de imediato, também procurei esse número na internet quando diz que é propaganda de publicidade da entidade Iberdola.
Nesse mesmo dia pelas 15h29m contactei pelo número de apoio ao cliente Universo (308811418) estive 58 minutos à espera que me atendessem a chamada.
Passados esses 58 minutos atendeu-me uma colaboradora do apoio ao cliente Universo expus a minha situação na qual ela me responde que ao ver os meus dados tinha os pagamentos do crédito todos em dia mas, no entanto, os colegas andavam a contactar os clientes porque o meu tipo de crédito(crédito clássico) tinha cessado e andavam por via telefone a tentar negociar com os clientes para a alteração do crédito.
Ainda respondi que queria logo tratar do assunto quando a senhora me responde “que ia deixar um nota para os colegas me contactarem mais tarde, porque ela não me sabia nem me conseguia ajudar” pedi para me contactarem por e-mail porque não iria atender números que não conheço podendo ser coincidência tratar-se de uma burla.
No sábado dia 02/03/2023 às 16h31m enviaram-me um e-mail clienteuniveso@sonae.pt este e-mail não está escrito em lado nenhum (site) Universo portanto não saberia se mais uma vez tratava-se da entidade a tentar entrar em contacto comigo.
Nesse e-mail dizia “Olá confirmamos a receção do seu pedido, o qual agradecemos o envio. Estamos a analisar o seu pedido e daremos uma resposta o mais breve possível.” Na qual eu respondi que não fiz nenhum pedido e aguardava esclarecimentos sobre o mesmo" às 16h32m.
Quinta-feira dia 07 de Março de 2024 às 17h24m enviaram-me novamente outro e-mail (referido anteriormente) “Caro Cliente, Informamos que tentámos entrar em contacto, sem sucesso, para a comunicação de um assunto de extrema importância. Mediante a sua disponibilidade, solicitamos, que, com a maior brevidade possível, entre em contacto através do número 800 101 600, que se encontra disponível em dias úteis entra as 09.00 e as 18.00.
Nesse mesmo dia, expus o meu caso no site da entidade e pedi esclarecimentos sobre a situação.
Domingo dia 10/03/2023 pelas 07:48 responderam-me “ Olá, Relativamente ao seu pedido, informamos que as mesmas estão relacionadas com o seu Crédito Clássico Universo que, devido a uma imposição regulatória, terá de ser completamente liquidado no prazo de 15 dias, cessando a relação jurídica que o suporta.
No sentido de obter mais esclarecimentos e ser dado o seguimento necessário, solicitamos que, com a maior brevidade possível e mediante a sua disponibilidade, entre em contacto através do número 800 101 600, disponível em dias úteis entre as 09h00 e as 18h00.”
Nesse mesmo dia às 18h20m respondi a esse e-mail “ Boa tarde, Tenho um contrato de crédito com a vossa entidade datado a 26/05/2023 com os planos de pagamento no período de 24 meses cessando este contrato a 06/06/2025.
Nestes temos não autorizo qualquer alteração que seja feita ao mesmo.
Refiro que no contrato está escrito e devidamente assinado por ambas as partes que “para qualquer alteração ao crédito terá que ser escrito por carta num prazo de 2 meses de antecedência.
Junto envio o plano de pagamentos redigidos no contrato e liquidados até à data.”
Hoje às 09h03m enviaram-me novamente um e-mail “ Olá, recebemos o seu pedido de contacto e informamos que vamos enviar a sua questão para o departamento responsável. Pedimos que aguarde uma resposta com maior brevidade possível”.
Data de ocorrência: 1 de março 2024
12 de março 2024
Estimado(a) Cliente,

Qualquer esclarecimento ou informação adicional poderá ser solicitado diretamente no nosso site https://www.universo.pt/contacte-nos/ ou através da Linha de Apoio ao Cliente Universo - 308 811 418

14 de março 2024
Estimada cliente Rita Afonso,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 08375417 / 109270224.

19 de março 2024
A situação está resolvida, entraram em contacto comigo e explicaram que este tipo de crédito por motivos regulatórios procedeu-se à cessação do contrato. Então como forma dos clientes não pagarem a dívida de imediato criam um "cartão virtual" com o valor da dívida apenas para ser retirado o valor mensal, não podendo ser utilizado e assim que o valor da dívida for liquidada este cartão é anulado.
No que toca ao contrato de crédito nada se iria alterar.
No entanto estou à espera de resposta da parte do Universo, porque a minha mensalidade que é de taxa fixa foi alterada este mês sem o meu consentimento.
Reparei que o valor foi alterado apenas pelos extratos do meu banco, coloquei-lhes a questão e não me souberam dar resposta, afirmaram que iam falar com o departamento financeiro.
Aguardo esclarecimentos sobre este assunto com a maior brevidade possível.

19 de março 2024
No que toca ao contrato de crédito nada se iria alterar.
Reparei que o valor foi alterado apenas pelos extratos do meu banco, coloquei-lhes a questão e não me souberam dar resposta até à data, afirmaram que iam falar com o departamento financeiro.
Contactei também o apoio ao cliente na qual a vossa funcionária nem o meu nome direito sabia chamava-me "Ana" em vez de "Rita", questionei-lhe sobre o assunto e o valor em dívida do crédito quando disse-me" que ia passar a chamada a uma colega que não tinha acesso a essa informação" na qual me passou a chamada para o Banco Cetelem que nada têm a ver com o meu crédito.

Aguardo esclarecimentos sobre este assunto com a maior brevidade possível.

2 de abril 2024
Estimado (a) cliente Rita Beatriz Barão Afonso,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº [Nº 08410573] / 109270224.

Rita Beatriz Barão Afonso
Rita Afonso avaliou a marca
19 de março 2024

Péssimo atendimento ao cliente, foi preciso fazer queixa aqui no Portal e na Deco para resolverem o assunto comigo a bem. Foi a primeira vez que fiz um contrato de crédito nesta marca devido a adquirir um equipamento na Worten, mas de certo que foi a primeira vez e a última.

Esta acontecer o mesmo comigo.. Recebi também uma carta e tentei entrar em contacto com eles sem qualquer sucesso. Consegui manter o contrato inicial? obrigada